NA PELE ALHEIA

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Dante Casanova, ator de múltiplas vozes.

Nos formatos dramatizados (que, pouco a pouco, vamos recuperando em nossas rádios comunitárias e cidadãs!) a cada momento nos cabe fazer de mendigo pícaro, ou de professora mal-humorada, ou de gringo bobo, ou de freirinha escrupulosa… interpretando diferentes papeis segundo os diferentes argumentos.

Qual é a chave de uma boa interpretação dramática? Uma melhor caracterização. É dizer, o ator ou a atriz deve entrar no caráter do personagem designado. Meter-se em sua pele. Transformar-se, acreditar que você é quem não é. Este desdobramento se consegue mais facilmente quando não nos reconhecem e nos sentimos mais livres para brincar e teatralizar. Esse é o segredo das máscaras e dos disfarces.

Na rádio, entretanto, de pouco serve pôr um chapéu de camponês ou uma peruca de princesa. É preciso colocar um disfarce na mente. O ator ou a atriz deve imaginar seu personagem, deve vê-lo interiormente, senti-lo, conhecer sua forma de falar, seu estilo, curtir fazendo esse papel.

É preciso meter-se no personagem e também na situação. Isto é, evocar o lugar onde ocorre a cena. Se é em um campo, ver as flores, cheirá-las em nossa imaginação. Se é uma fábrica, representar-se os motores, sentir a rotina do trabalho. Às vezes, os atores pedem para ouvir a música ou os efeitos que o técnico montará depois para entrar no clima, para ambientarem-se. Difícil será criar imagens auditivas na mente do ouvinte, se o ator ou a atriz não as tem primeiro na sua.

Dante Casanova conseguiu isso. Dante é um ator de múltiplas vozes nas mais variadas radionovelas e spots. De Lima, onde reside, enviou um demo com uma infinidade de personagens, todos interpretados por ele. Aqui lhes damos o link para que o escutem e vejam. Prestem atenção como Dante desfigura a voz, brinca com ela, a modula, muda o tom e o ritmo, a transforma.

Video

Casanova, além de grande amigo, atua em muitíssimos radioclips de Radialistas. Agradecemos sua colaboração para que os que quiserem produzir formatos dramatizados aprendam, ouvindo-o, a caracterizar seus personagens. Felicitações, Dante!

BIBLIOGRAFÍA
Para contactar com Dante Casanova: dantecasanova@hotmail.com

NA PELE ALHEIA

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.