NA PELE ALHEIA

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Dante Casanova, ator de múltiplas vozes.

Nos formatos dramatizados (que, pouco a pouco, vamos recuperando em nossas rádios comunitárias e cidadãs!) a cada momento nos cabe fazer de mendigo pícaro, ou de professora mal-humorada, ou de gringo bobo, ou de freirinha escrupulosa… interpretando diferentes papeis segundo os diferentes argumentos.

Qual é a chave de uma boa interpretação dramática? Uma melhor caracterização. É dizer, o ator ou a atriz deve entrar no caráter do personagem designado. Meter-se em sua pele. Transformar-se, acreditar que você é quem não é. Este desdobramento se consegue mais facilmente quando não nos reconhecem e nos sentimos mais livres para brincar e teatralizar. Esse é o segredo das máscaras e dos disfarces.

Na rádio, entretanto, de pouco serve pôr um chapéu de camponês ou uma peruca de princesa. É preciso colocar um disfarce na mente. O ator ou a atriz deve imaginar seu personagem, deve vê-lo interiormente, senti-lo, conhecer sua forma de falar, seu estilo, curtir fazendo esse papel.

É preciso meter-se no personagem e também na situação. Isto é, evocar o lugar onde ocorre a cena. Se é em um campo, ver as flores, cheirá-las em nossa imaginação. Se é uma fábrica, representar-se os motores, sentir a rotina do trabalho. Às vezes, os atores pedem para ouvir a música ou os efeitos que o técnico montará depois para entrar no clima, para ambientarem-se. Difícil será criar imagens auditivas na mente do ouvinte, se o ator ou a atriz não as tem primeiro na sua.

Dante Casanova conseguiu isso. Dante é um ator de múltiplas vozes nas mais variadas radionovelas e spots. De Lima, onde reside, enviou um demo com uma infinidade de personagens, todos interpretados por ele. Aqui lhes damos o link para que o escutem e vejam. Prestem atenção como Dante desfigura a voz, brinca com ela, a modula, muda o tom e o ritmo, a transforma.

Video

Casanova, além de grande amigo, atua em muitíssimos radioclips de Radialistas. Agradecemos sua colaboração para que os que quiserem produzir formatos dramatizados aprendam, ouvindo-o, a caracterizar seus personagens. Felicitações, Dante!

BIBLIOGRAFÍA
Para contactar com Dante Casanova: dantecasanova@hotmail.com

NA PELE ALHEIA

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.