O CALEUCHE

Radioclip en texto sin audio grabado.

Uma lenda de terror do arquipélago chileno de Chiloé…Serie Todas las Voces.

TODAS LAS VOCES COMPLETA EM RADIOTECA
http://www.radioteca.net/verserie.php/1448

CONTROLESICA CARACTERÍSTICA

LOCUTOR Embarque em uma viajem imaginária pelo continente. Vamos às pradarias e montanhas do norte, ao Caribe, aos Andes, à Amazônia e a Patagônia para escutar os mitos, lendas e contos populares que, de alguma maneira, nos identificam como latino-americanos. Aqui estão, Todas las Voces.

CONTROLESICA CARACTERÍSTICA

LOCUTORA De uma parte a outra do continente, nossos povos geraram histórias que, muitas vezes, transcendem a realidade e beiram a ficção. Em todo caso, a ficção tem sua grande utilidade, pois com ela se alcança tudo o que está no campo do mistério. Por exemplo, no Sul do Chile, na fria região do arquipélago de Chiloé, existem muitas histórias vinculadas aos enigmas que o mar encerra, como esta que chamamos o Caleuche. Vamos escutá-la?

EFEITO MAR

PROFESSOR Fazia dois meses que não podíamos sair da ilha. Eu estava recém começando a trabalhar como professor e vivia sozinho na escola onde lecionava, em uma das tantas ilhas que há no arquipélago. Tinha que cobrar o meu pagamento na ilha grande no final de cada mês, mas para minha desgraça, nas últimas duas ocasiões houve mau tempo e nenhuma das lanchas pode zarpar. Por isso, a única maneira de sair era aproveitando as viagens que fazem a Achao ou Castro para comprar alimentos para alguma das poucas famílias que vivem na ilha. Mas entre uma viagem e outra podem se passar vários dias e eu precisava sair de qualquer maneira nesse fim de semana. Então, quando por pura casualidade passou uma lancha para pegar água, pedi-lhes que me levassem… Ah, se soubesse o que iria me ocorrer, teria aguardado o ano inteiro na escola!

EFEITO MAR

PROFESSOR Aonde vão?

PEDRO Para Achao!

PROFESSOR Podem me levar?

PEDRO Se não tem medo do mar… Suba ligeiro, que já estamos indo!

PROFESSOR Fui correndo para casa para buscar uma mochila com roupa e Embarquei no bote para chegar à lancha. De onde falo, Chiloé, é um arquipélago que está no sul do Chile. Tem mais de cem ilhas, uma muito grande, onde estão as cidades e povoados mais importantes, e as outras menores. A maioria está desabitada e em muitas, como na que eu trabalhava, há só umas poucas famílias que vivem da agricultura e da pesca.

EFEITO MAR E VENTOS

PEDRO Eu sabia que a coisa ia ficar feia!… Não é mesmo, mestre? Só falta agora aparecer o Caleuche, não é certo, seu Teo?

TEODÓSIO Fala menos e passa-me um pouco de carvão para pôr no braseiro que está apagando. Quer outro mate, mestre?

PROFESSOR Bom, obrigado… O que me fará, pois?

PEDRO No melhor dos casos, o queira com malícia, digo eu.

MESTRE A que hora o senhor acha que estaremos chegando a Achao, seu Teodósio?

TEODÓSIO Com essa chuva e se Deus permitir, lá pela meia-noite eu acho.

PEDRO Se é que os bruxos o permitam, quer dizer…

PEDRO Não riam… eles podem estar nos escutando.

MESTRE O senhor já topou com o Caleuche, seu Teodósio?

TEODÓSIO Por aqui mesmo já nos apareceu uma vez. Temos que andar com cuidado com esses bruxos. Olha, Pedro, vai à cabine do capitão, para ver se quer algo para espantar o frio.

PEDRO Para escutar histórias, é melhor eu ir.

MESTRE Enquanto Pedro subia a coberta e seu Teo ajeitava o braseiro, me veio a cabeça a imagem do Caleuche com suas velas negras, de noite, avançando entre as ondas… Já havia escutado algo sobre esse buquê de arte, como também é conhecido. Contam que faz desaparecer as lanchas na noite e que, às vezes, atraca na praia para armar suas festas, para pedir água ou para levar algum cristão como tripulante.

TEODÓSIO Como dizia, mestre, por aqui mesmo nos apareceu o Caleuche. Vínhamos da Ilha de Chuit. A noite estava tão fechada que apenas se viam as ilhas. De repente, como a uns 50 metros a frente da lancha, apareceu um monte de luzes de cores, trinta luzes flutuando a um metro sobre a água. A princípio, achamos que era um barco que vinha no sentido contrário, mas não se ouvia nenhum ruído de máquina nem se notava nenhuma forma de embarcação. Ficamos tesos vendo como o grupo de luzes passou ao nosso lado e seguiu seu caminho. O Caleuche! Disseram todos. O que mais poderia ser, pois?

PEDRO Só vamos até aqui!

TEODÓSIO Ah!… O capitão disse que vamos passar a noite na ilha aqui em frente. Não é possível seguir com esse tempo.

PEDRO Será que os Wellcure estão em casa?

TEODÓSIO Quem sabe, pois? Acho que não vão gostar nem um pouco se entrarmos. Ai, ai, ai, a noite não está para ficarmos fora.

PROFESSOR E foi assim. Na casa dos Wellcure não havia ninguém. Instalamo-nos instalamos cozinhamos algo e, pouco depois, já estávamos dormindo. Se o tempo melhorasse, partiríamos ao amanhecer. Coube a mim dormir na única cama do andar de cima. Todos os outros ficaram embaixo. Fiquei um bom tempo olhando para fora, cansado mas sem poder dormir. Repentinamente, parou de chover, assim, de um momento para outro, como se houvesse secado o céu. Enquanto eu coçava a cabeça buscando uma explicação para brusca mudança no clima, comecei a ouvir um som inconfundível.

EFEITO APITO DE BARCO

PROFESSOR Um barco a esta hora?… Não pode ser… Mas, como não o vimos antes e por aqui, se esta não é a rota para os que vão para o sul? Levantei-me e fui até a janela para ter uma visão mais ampla, mas não via nada. Então, comecei a sentir o ruído de manobras de desembarque, a corrente da âncora entrando no mar e um barulho de ordens de comando em uma língua estranha. Ia até onde meus companheiros estavam, mas ao aproximar-me da porta escutei as mesmas vozes estranhas desde o andar de cima. Não me atrevi a gritar nem a fazer nada. A única coisa que fiz foi me meter na cama correndo, me cobri completamente e esperei qualquer coisa.

EFEITO APITO DE BARCO

PROFESSOR Depois de um tempo, o apito do barco deixou de soar. Eu continuava na cama sem me mover. Nesse momento o mar e o vento reviveram com toda sua força, como se tivessem acordado de um sonho. Eu me resignei a esperar a chegada do amanhecer.

EFEITO GAIVOTAS, VENTOS E MAR

TEODÓSIO Pedro, Pedro!… Ouça mestre!… Está acordado? O Pedro está aí em cima?

PROFESSOR Seu Teodósio, suba seu Teo… Suba, por favor!

TEODÓSIO O Pedro está com você, mestre?

PROFESSOR Não, não… Aqui não há ninguém, só eu!

TEODÓSIO Caramba!… Onde ele se meteu, então?

PROFESSOR Seu Teo, o que aconteceu?

TEODÓSIO Quando acordamos, o Pedro não estava conosco em nosso quarto. Saímos para procurá-lo pela praia e também não o encontramos. Subimos no barco e lá também não estava. Mestre, você ouviu algo?

EFEITO GAIVOTAS E MAR

LOCUTORA Seria a imaginação? Seria a ansiedade por chegar? Seria o temporal? Quem sabe. O certo é que desde há muito tempo entre os chilenos do sul se fala do Caleuche, este barco fantasma que aparece e desaparece sem explicação e que inclusive, às vezes, leva consigo a alguém.

EFEITO MAR

LOCUTORA Em breve, teremos a oportunidade de contar-lhes mais mistérios de nossa América.

CONTROLESICA CARACTERÍSTICA

BIBLIOGRAFÍA
Todas las Voces, uma co-produção de ARCA e CIESPAL. Livreto de Andrés Patueli de Chile, direção de Francisco Ordóñez.