PERMISÃO À IMAGINAÇÃO!
Que é pensar criativamente? É nadar contra corrente. É caminhar pelos desvios. É sair do caminho comum. É deixar-se levar pela intuição.
A criatividade é a alma da produção radiofônica. Podes conhecer todos os formatos, dominar todas as técnicas, instalar todos os software, comprar todos os equipamentos… e se te falta criatividade, nada tens. Ou quase nada.
Que é pensar criativamente? Jorge Montalvo, da Universidade de Lima, o define assim:
Por isso, as pesoas criativas soam despertar os ciúmes das mediocres, que se conformam com lugares comuns, com as idéias de sempre.
Numa companhía de publicidade se ditou esta ordem:
Claro, ponha uma mulher nua e saia a caminhar. Mas, além de mostrar seu machismo, demonstra uma completa falta de originalidade.
Como podemos treinarnos para pensar criativamente? Escutemos esta vinheta:
Gostou? O autor é um grande amigo de RADIALISTAS, Alfredo Calzadilla, diretor de Radio Fe e Alegria-Guayana, Venezuela.
Em que consistiu o ingênio de Calzadilla? Em juntar duas coisas aparentemente distantes e distintas: o número de batidas do coração e o número da freqüência de sua emisora. Descubrir a semelhança na diferença, isso é a criatividade.
Depois dessa faísca de imaginação, necessitamos uma boa montagem técnica. Neste caso, a vinheta se gravou com vozes infanties da localidade. Também necessitamos uma órdem sedutora, um slogan que corresponda com a situação creativa :
Todo radialista pode desenvolver sua criatividade. Como se treina? Como chegar a ser uma pessoa com ideias originais?
O primeiro, tranquilidade. Os nervos, a pressão, a fagulha, não ajudam em nada ao pensamento criativo.
O segundo, fixar-se nos anuncios atrativos que saem na televisão, no rádio ou em revistas. Tenta descubrir-lhes o “truque”. Que “elementos diferentes” se juntaram nesta publicidade?
Também ajuda muito pensar junto com outros colegas. Em grupo, a criatividade flui mais fácilmente.
E por último, experimentar. bricar, passear, atrever-se dizer besteiras, inventar. Dar permissão à imaginação.