POR QUE OS POBRES SÃO POBRES?

Radioclip en texto sin audio grabado.

A verdadeira razão da pobreza é a injusta distribuição da riqueza.

EFEITO SINAL INFORMATIVO

LOCUTOR Notícia internacional. Nos chega a informação das Nações Unidas confirmando que no mundo há mais de um bilhão de pessoas que sobrevivem na extrema pobreza, com ingressos de um dólar diário ou até menos. Um bilhão de seres humanos que não podem resolver as necessidades básicas de alimento, água, roupa, teto, saúde… 60 por cento são mulheres. 30 por cento, crianças. Um bilhão que dormem diariamente com fome. E a cifra está crescendo.

EFEITO SINAL INFORMATIVO

MULHER É isso que eu não entendo, não entendo mesmo.

HOMEM O que a senhora não entende?

MULHER Que haja tanta gente pobre no mundo. Enfim, eles é que procuraram.

HOMEM Procuraram o quê?

MULHER A pobreza em que vivem. É culpa deles mesmos.

HOMEM Um momento, senhora. Por que a senhora acha que os pobres são pobres?

MULHER Porque não trabalham. São folgados, preguiçosos. Por isso.

HOMEM Que estranho, senhora, porque as estatísticas mostram que as pessoas pobres trabalham em média 12 horas por dia, enquanto os ricos trabalham em média 6 horas diárias.

MULHER Pois então será porque são alcoólatras, gastam tudo o que ganham no boteco. Ou na droga. Ou nos caça-níqueis. É por isso.

HOMEM Também não, senhora. As estatísticas dizem que os ricos bebem mais, muito mais que os pobres. Bebem e também se drogam mais e frequentam os bingo e salas de jogo.

MULHER Aí complicou, será então por que não têm fé em Deus. Se tivessem fé…

HOMEM Os pobres rezam mais, senhora, aproximam-se mais de Deus que os ricos.

MULHER Não pensam positivo. Ainda não descobriram o segredo da mente positiva. Se alguém deseja intensamente algo, consegue.

HOMEM Não, minha senhora, não. Nada disso. Isso é conversa mole. Sabe qual é a única explicação por que os pobres são pobres?

MULHER Vamos ver qual é, diga o senhor…

HOMEM A única explicação é que não são pobres, mas empobrecidos.

MULHER E o que isso significa?

HOMEM A verdadeira razão da pobreza é a injusta distribuição da riqueza. A explicação de que neste mundo haja mais de um bilhão pessoas em extrema pobreza é que há um punhadinho de ricos que acumulam e monopolizam. E roubam também. Falta para muitos o que sobra a uns poucos.

BIBLIOGRAFÍA
http://www.diariodigital.com.do/articulo,61138,html