QUE DISTÂNCIA CUBRO COM MINHA RÁDIO?

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

A pergunta do milhão, mas quase impossível de responder de forma exata.

Todos os radialistas sempre têm querido saber a que distância pode chegar com seu transmissor e sua antena. Mas para conhecer uma cobertura aproximada é necessário conhecer as características concretas de cada emissora, equipamento e lugar geográfico.

Por este motivo é muito difícil obter uma fórmula mágica para dizer que com 1 watt atinge a 1 quilômetro de distância. Não é sempre assim pela quantidade de variáveis que entram em jogo na hora de determinar uma área de cobertura.

Mas não desistamos. Vejamos os fatores que intervém para entender o processo e responder a questão.

A potência

É o fator principal. Por isso, se toma como valor referente para as tabelas de distância. A maior potencia maior cobertura. Sua medida são os Watt.

A frequência

Também influi para a distância, a frequência do dial pela qual transmite uma emissora. As frequências mais baixas tendem a chegar mais longe. Quer dizer, que para as mesmas condições de lugar, potência e todas as demais que veremos, uma rádio no 88 MHz chegará um pouco mais longe que uma em 108 MHz. Não há tanta diferença na FM, mas sim com as rádios AM.

A antena

As antenas de FM têm mais ganhos. Quer dizer, aumentam a potência que lhes chega do transmissor. Dependendo do tipo de antena e do número de dipolos com que contem, teremos possibilidades de chegar mais longe. Quanto maior ganho, maior alcance. Há sistemas de antenas que possuem mais de um dipolo irradiador. Quanto maior número de dipolos, maior ganho e maior cobertura.

As antenas de AM irradiam em todas as direções. Enquanto as de FM, depende de para onde as dirijamos, ou seja, de sua orientação. Esta também influi na área de cobertura. Na FM também influi a altura das antenas. Quanto maior a altura melhor cobertura do sinal e maior alcance.

O terreno

A topografia do terreno determina em muito o alcance de uma transmissão. Ainda que pareça mentira, nosso entorno condiciona em grande medida a qualidade e o alcance do sinal. Morros ou edifícios vão debilitando o sinal das emissoras FM, mas os rios e a vegetação úmida ajudam que estas viagem mais longe. Os solos secos também debilitam as ondas de AM.

O clima

As transmissões em AM são fortemente afetadas pelo clima. As tempestades elétricas, além de fazer ruídos, diminuem a cobertura.

Construímos agora uma tabela de coberturas aproximadas, partindo das seguintes condições ótimas: 

– Transmissor com 100% de potência nominal. Se indica que é de 1 w, essa será sua potência real.

– Perdas mínimas no sistema. Se o comprimento do cabo que une o transmissor com a antena é muito longo, haverá perdas de potência. Também se perde entre os diferentes conectores do sistema.

– Para a tabela FM, usaremos antenas com ganho + 6 db situadas em um monte acima de todos os edifícios da cidade. A distância máxima de cobertura está calculada para o lugar até onde estão orientados os dipolos da antena.

– Clima. Sem tempestades e com uma umidade relativa moderada no ambiente.

– Terreno. Plano, sem grandes montanhas ou obstáculos que dificultem a propagação do sinal.

– Hora do dia. Na FM não influi, mas para AM constam distâncias diferentes para o dia e para a noite. 

 

 

FM Potência

Distância em linha reta

AM Potência

Distância em linha reta

1 watt   

 

 

1 a 5 Km.

 

1.000 watt

(1 Kw)

 

Dia

100-150 Km.

Noite

200-250 Km.

5 watts       5 a 10 Km.

5.000 watt

(5 Kw)

 

Dia

150-200 Km.

Noite

300-350 Km.

15 watt  

 

Máximo 15 Km.

10.000 watt

(10 Kw)

 

Dia

200-250 Km.

Noite

400-450 Km.

25 watt        

 

Máximo 20 Km. 20.000 watt

(20 Kw).

Dia

250-300 Km.

Noite

450-500 Km.

50 a 100 watt

 25 a 35 Km

 

 

 1.000 watt (1 Kw)

 

50 km  

 

2.000 watt (2 Kw)

100 Km

 

 

5.000 watt (5 Kw)

 

Máximo 150 – 200 Km

(ótimas condições, cerca de

rios que ajudem a propagação)

 

 

BIBLIOGRAFÍA
Manual para Radialistas Analfatécnicos, de Santiago García Gago. Una producción de Radialistas.net y UNESCO.

QUE DISTÂNCIA CUBRO COM MINHA RÁDIO?

13 comentarios sobre «QUE DISTÂNCIA CUBRO COM MINHA RÁDIO?»

    1. Hola Meyck, no es un tema en el que seamos especialistas, lo básico. Y con eso podría decirte que no hay una potencia estándar. Depende mucho del tipo de información que quieras enviar (si es sólo audio, si es video…) y de la velocidad de subida que necesites tener. También del lugar, que influye en lo grand ee las antes (si estás más o menos al sur), la frecuencia que tienes asignadas… No es mucho lo que puedo contarte, espero que te sirva. Saludos.

  1. Bom dia

    eu só tecnico da telecom tenho um repetidor de modelo DR3000 mototrbo de 25w vhf pretendo espalhar o sinal na area de produção mineira que se encontra a 98km pode me ajudar para saber qual é antena a propriada que poço comprar para mandar uma cobertura de 98km o nosso acampamento onde tem equipamento ate area da produção a distancia é de 98 quilometro por favor preciso ajuda .

    1. Hola Esmael, con 25w de VHF para cubrir 100Km estás un poco justo, recuerda que en ese rango VHF la señal se sigue transmitiendo en línea recta. Tendrías que levantar mucho la antena y que sea de varios elementos para aumentar la ganancia, pero aún así, lo veo muy difícil. Te tocaría ampliar la potencia bastante para cubrir esa distancia. Saludos.

  2. por favor me informa quantos kilometros um transmissor de 300 watts fm de radio comunitária atinge ;desde ja obrigado att carlos

  3. Muito legal esse artigo. Sempre tenho curiosidade de saber como funciona a relação potência x alcance das emissoras AM, FM e em especial as OC (Ondas Curtas – que escuto). Uma outra questão que eu gostaria de saber refere-se ao valor pago pela conta de energia elétrica em função da potência de emissoras AM (Ondas Médias e Ondas Curtas) e também FM. Mas infelizmente nada encontrei ainda.

    1. Saludos Joao, pues no hay una relación linea, es decir, «aumento 50 watss y eso son XX km más de alcance» porque hay muchas otras condiciones, pero sí se cumple que a mayor potencia, mayor alcanza y mayor consumo de energía eléctrica. Puedes usar la tradicional fórmula de: Potencia = Intensidad x Voltaje, aunque en la alterna es más específico: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pot%C3%AAncia_el%C3%A9trica
      Abrazo

    2. Interessante a pergunta respeito do gasto de energia.

      Realmente é muito interessante saber qual o alcance real de 1 Watt em linha reta.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.