RESSUSCITOU?
O pó volta ao pó de onde veio. E o espírito renasce na comunidade. E aí se multiplica, como os grãos de trigo.
RAQUEL Emissoras Latinas nas vésperas de concluir a cobertura especial da segunda vinda de Jesus Cristo à Terra. Nossos microfones continuam instalados em algum lugar da Galiléia e conosco, já quase de despedida, Jesus Cristo.
JESUS A paz esteja com você, Raquel.
RAQUEL O vejo de muito bom humor esta manhã.
JESUS Sim, estou contente. Muito.
RAQUEL E pode-se saber o motivo?
JESUS Ontem à noite estive conversando com uns conterrâneos de um bairro perto daqui. Sofreram muito, mas riam. Convidaram-me para comer. Formam um grupo, sabia? Estão lutando para que as coisas mudem nesta terra. Pareceu-me que estava com Pedro e João e Maria e…
RAQUEL Eram cristãos?
JESUS Não sei, não perguntei isso a eles. Mas estavam muito unidos. Um só coração e uma só alma.
RAQUEL Não quero tirar seu bom humor, mas tenho que aproveitar estas últimas entrevistas para uma pergunta crucial. Uma pergunta que queima a alma de muitos ouvintes.
JESUS E de que se trata?
RAQUEL Eu não quis fazê-la porque… bom, para que não digam que nós jornalistas violamos a intimidade dos entrevistados.
JESUS Não enrole tanto, Raquel. O que quer saber?
RAQUEL Pois sabe, Jesus, toda a fé cristã, toda a religião cristã, se baseia em sua ressurreição. Que o senhor ressuscitou ao terceiro dia. Na Sexta-Feira o crucificaram, no sábado não aconteceu nada, mas no Domingo ressuscitou. Isto é verdade ou os evangelhos inventaram ou é outra metáfora ou…? Do que está rindo?
JESUS Eu pensei que ia me perguntar sobre filhos ou amores… Escute, Raquel. Quando aconteceu o que aconteceu em Jerusalém, os do movimento ficaram muito desanimados, derrotados. E não era para menos. Essa Páscoa, quando entramos no Templo e expulsamos os mercadores, tinha tanta gente iludida… Eu, o mais iludido. Sonhamos que Deus já ia dar sua mão aos pobres. Mas você sabe o que ocorreu. Feriram o pastor e as ovelhas se dispersaram. Foi um golpe muito forte para todos.
RAQUEL O senhor morreu e… e o que seus discípulos fizeram?
JESUS A princípio, segundo me contam, se esconderam. Se trancaram em uma casa. Depois, foram as mulheres que romperam o medo. Minha mãe e Maria Madalena e Salomé e as outras não se resignaram com minha morte. Deram testemunho, anunciaram que eu estava vivo.
RAQUEL Mas o senhor… estava vivo? Quero dizer, tinha ressuscitado dentre os mortos?
JESUS Sim. Elas me ressuscitaram.
RAQUEL Como assim elas?
JESUS As mulheres.
RAQUEL Desculpe-me, mas não entendi nada. O sepulcro estava vazio?
JESUS O coração estava cheio. Cheio de fé, de esperança.
RAQUEL O que aconteceu naquela manhã de domingo quando Maria Madalena foi ao sepulcro onde tinham posto seu cadáver?
JESUS Aconteceu que o Espírito de Deus a encheu de força, de alegria. Ela e as outras mulheres. E elas animaram os homens, que continuavam acovardados. E sairam às ruas a contar a todo mundo que o Reino de Deus tinha chegado, que as coisas podem mudar, que vão mudar.
RAQUEL Desculpe que eu insista, mas quando elas contavam isso… o senhor estava vivo ou não?
JESUS Claro, Raquel, eu estava vivo nelas.
RAQUEL Agora sou eu quem lhe pede que não enrole. O senhor ressuscitou, quer dizer, a tumba se abriu e o senhor se levantou e saiu do sepulcro caminhando, ou voando, dá no mesmo, mas seu cadáver se transformou em… em…?
JESUS É o espírito que ressuscita, Raquel, não a carne. É o Espírito de Deus que nos dá a vida, o que nos faz ressuscitar.
RAQUEL Sim, mas, e seu corpo?
JESUS O pó volta ao pó de onde veio. E o espírito renasce na comunidade. E aí se multiplica, como os grãos de trigo.
RAQUEL Mas… então… o senhor agora… o que é?… quem é?
JESUS Sou Jesus, Raquel. E deixe de fazer perguntas. Se esqueça de mim, quero levar-lhe a essa comunidada que lhe contei.
RAQUEL Mas eu estou vendo o senhor com estes olhos. Ou será que…?
JESUS Só vemos bem com o coração, Raquel. Naquele domingo elas me viram com o coração. E agora, venha conhecer estes conterrâneos, eu vivo aí!
RAQUEL Bom, sim, mas… espere que despeça o programa… Para Emissoras Latinas, Raquel Pérez.