SALVADOR ALLENDE

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Neste 11 de setembro se cumprem 40 anos do golpe de estado contra Salvador Allende.

Neste 11 de setembro de 2013 se cumprem 40 anos do golpe de estado contra Salvador Allende. Depois do golpe, Chile sofreria uma das ditaduras mais cruéis e sanguinárias que se recordam na região.

Para não esquecer essa obscura época na América Latina, compartilhamos com todos os radialistas este “Estudo sonoro e radiofônico sobre a derrubada de Allende”. Qual foi o papel de diferentes rádios durante o golpe? Quem foi o rádio-amador que interferiu nos militares? Como soa o bombardeio a La Moneda? Que sons mudaram no Chile a partir desse dia?

Entrevistas de testemunhas da época, dramatizações, recriações sobre o papel que jogaram as rádios chilenas, áudios de arquivo de Allende, transmissões radiofônicas reais daqueles dias e os sons do bombardeio à casa do governo.

O áudio é uma coprodução entre a Educação e Comunicações do Chile (ECO), Rádio Juan Gómez Millas da Escola de Jornalismo da Universidade do Chile e o Centro de Produções Radiofônicas da Argentina (CPR).

Você pode descarregar o áudio completo em sua versão de quatro capítulos ou, se preferir, na resumida: http://cpr.org.ar/2013/09/mil-sonidos-en-un-golpe/ O libreto da produção está aqui.

Além deste rádio-filme, pode descarregar também as cunhas sobre Salvador Allende realizadas pela Rádio da Assembleia Nacional do Equador que compartilham na Radioteca:

https://radioteca.net/audioseries/salvador-allende/

Produções para recordar e gritar em uníssono: Nunca mais!

SALVADOR ALLENDE

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.