SÓ A MINHA MÃE ME OUVE!

Radioclip en texto sin audio grabado.

Quer saber quantos ouvintes tem uma rádio online?

Chegaram algumas cartas a RADIALISTAS criticando nossa postura “pessimista” a respeito das rádios online.

As aceitamos e estamos de acordo em que as emissoras através de internet permitem fazer rádio a um preço baixo e sem necessidade de longos, e quase sempre infrutíferos, trâmites para obter uma licença e usar o espectro radioelétrico.

Mas o problema maior destas rádios é que custa dinheiro ouvi-las. Devemos pagar pela conexão a Internet que continua sendo cara para a maioria da população. Além disso, ainda não existe muito costume de ouvir online. Por isso, estas rádios levarão um bom tempo para ganhar grandes audiências.

Quando alguém nos pergunta como pôr uma rádio online sempre lhes prevenimos para que não se façam demasiadas ilusões. É então quando nos acusam de pessimistas.

Nós preferimos dizer que somos radialistas realistas. A maioria das rádios que só transmitem online não superam os 15 ou 25 rádio-ouvintes. Por isso, dedicar horas e horas para produzir um programa e que só a tua mãe e mais quatro amigos te ouçam, nos parece desproporcionado. Não seria melhor produzir spots ou podcast e postá-los em uma página web onde com certeza conseguirá mais ouvintes?

Outra coisa é que já tenhas uma rádio em AM ou FM e também transmitas teu sinal na Internet. Você não gastará tempo extra e por um módico preço do servidor de streaming pode captar mais alguns rádio-ouvintes, inclusive de outros países.

Mas, em que nos baseamos para dar estes dados?

Na Internet tudo se sabe. Se a rádio transmite por shoutcast ou icecast é simples saber a audiência exata que tem em cada momento e o pico máximo de ouvintes nas últimas horas de transmissão (Listener Peak). Quer experimentar?

1. A maioria das rádios põem em sua página web um reprodutor de áudio. Só tem que pôr o mouse sobre qualquer parte da web e fazer clique com o botão direito. Selecione “Ver código fonte” ou, como certamente você usa Firefox para navegar, pode também teclar “Control + u” e verá o código interno da web.

2. Nesse código fonte, procure um endereço web composto por números divididos por dois pontos. Por exemplo: http://85.25.97.243:8072/

Também pode encontrar com o domínio em vez de números, mas sempre com dois pontos seguido do número de porto de conexão: http://radialistas.net:8072/

3. Colamos esse endereço na barra do navegador e… bingo! Aparece o painel de controle. Aí você pode ver toda a informação da transmissão e entre os dados aparece a qualidade do streaming, o número de ouvintes e o máximo de ouvintes que permite esse streaming.

Stream Status: Stream is up at 64 kbps with 15 of 32 listeners (11 unique)

Status do Streaming: a 64 kbps (qualidade) com 15 de 32 ouvintes (11 únicos – quer dizer que dos 15 ouvintes, há alguns que estão conectados através da mesma rede interna, por exemplo no mesmo escritório, e por isso não são contados).

4. Se você acha muito complicado o código fonte, há outra forma mais simples de ver o endereço de IP. Bastantes páginas, além do reprodutor, têm uma pequena imagem como esta:

Ao fazer clique sobre ela te pedirá abrir ou baixar um arquivo com a extensão .pls. Descarregue-o e uma vez que esteja em teu computador coloque o mouse encima, clique com o botão direito e selecione a opção “Abrir com” para que o abra com um processador de texto o bloco de notas. Aí verá o endereço de IP de onde a transmitem, copie no navegador e acesse os dados.

Recentemente há muitas páginas que colocam reprodutores nos que é impossível ver o endereço ou têm os sistemas de estatísticas protegidos com clave, mas na maioria das rádios online é simples “espiar” sua audiência.

Com este radioclip não queremos desanimá-lo em teu projeto de radialista online mas sim debater sobre a realidade destas rádios pela internet. Sobretudo, para que não faça um esforço tão grande e só tua mãe te ouça.

 

E tua rádio online… quantos ouvintes tem?