TETINHAS MASCULINAS

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Adivinha, adivinha: por que os homens têm tetinhas?

CONTROLE REDOBLE TAMBOR

PROFESSOR Vamos lá, meninos, meninas… Um pouco de silêncio que a aula de hoje é importante… Você, Marcos, abra a camisa.

MARCOS Abrir o quê?

PROFESSOR A camisa… Abra a camisa, sim… Olha… você tem tetinhas, não?

MARCOS Claro, professor.

PROFESSOR Não é tão claro assim, Marcos. E a pergunta de hoje, para você e para todos vocês é a seguinte: por que nós homens temos tetinhas se não as usamos, se não dão leite, se não nos servem para nada?… O que me respondem?

MARCOS Bom, professor, talvez porque… porque… porque Deus nos fez assim.

JOVEM 1 Eu acho, professor, que é para que pendurar um piercing!

JOVEM 2 Professor, talvez seja um erro da Natureza… a Natureza também se engana…

PROFESSOR Nada disso, galera. Vocês é que estão enganados.

MARCOS E então, por quê, professor? Explique, porque as minhas tetinhas já estão picando de curiosidade…

PROFESSOR Muito bem… A genética nos dá a resposta. Prestem atenção. Quando um espermatozóide e um óvulo se unem, começa o processo de fabricação de um ser humano, não é mesmo?

JOVEM 1 Correto, professor.

PROFESSOR Vocês sabem que homens e mulheres têm 46 cromossomos em cada célula. E como já lhes expliquei em outra aula, os cromossomos são o manual de instruções para fabricar um ser humano, lembram?

JOVEM 2 O senhor dizia, professor, que a metade dos cromossomos vem do pai e a outra metade da mãe.

PROFESSOR Isso mesmo. Muito bem, todos os óvulos da mulher, todinhos, trazem um cromossomo X. Os espermatozóides do homem são de dois tipos, uns trazem um cromossomo X e outros trazem um cromossomo Y.

MARCOS E o que acontece, então, professor?

PROFESSOR Acontece que se o espermatozóide que chega primeiro para fecundar o óvulo é do tipo X, se juntará com o óvulo, que sempre é X, e formará um XX.

JOVEM 1 XX é uma menina.

PROFESSOR Exato. Se a combinação é XX, nasce uma menina. Mas se o espermatozóide é do tipo Y, se une com o óvulo, que sempre é X, e resulta um XY. O que é um XY?

JOVEM 2 Um menino, essa é a fórmula dos homens, XY.

PROFESSOR Perfeito. Então, já sabemos. XX dá mulher. XY dá homem. Mas há um problema.

MARCOS Qual problema, professor?

PROFESSOR O problema é que o cromossomo Y, o cromossomo masculino, é um pouco preguiçoso. Não entra em ação até a oitava semana depois da fecundação.

JOVEM 1 E o que acontece nessas primeiras semanas?

PROFESSOR Aí está o detalhe. Prestem atenção. Como o cromossomo Y ainda não se ativou, o embrião começa a desenvolver órgãos femininos.

JOVEM 2 Órgãos femininos?

PROFESSOR Exato. Como posso explicar? O desenho básico do corpo humano é feminino. A Natureza é como uma máquina programada para fabricar mulheres. Se as glândulas sexuais falassem, diriam: Enquanto não me disserem o contrário, eu fabrico uma mulher.

MARCOS Mas… mas… o que acontece, então, nessa oitava semana com o cromossomo Y?

PROFESSOR Boa pergunta. Na oitava semana, o cromossomo masculino acorda e percebe que o embrião está fabricando uma menininha. Então, envia uma mensagem de testosterona para o embrião e lhe diz: “Não continue fabricando uma mulher. Reordena as peças e fabrique um homem”.

JOVEM 1 Mas, professor… e o que a Natureza faz?

PROFESSOR A Natureza reordena o desenho. Com as mesmas peças que estava fabricando uma mulher, as reordena e começa a fabricar um garotinho. Mas há algumas partes que já estavam terminadas, como as tetinhas. Por isso, todos nós, os homens, temos tetinhas. Porque já estávamos na linha de montagem feminina.

JOVEM 2 Como? O senhor quer dizer que…

PROFESSOR Que todos os homens iam ser mulheres. (BURBURINHO) Que um homem não é mais que uma mulher reorientada. (BURBURINHO) Que o pênis é um clitóris colocado para fora, reformulado. (RISADAS) Que os testículos não são outra coisa que ovários pendurados. (MAIS RISADAS)

MARCOS Não, professor, o senhor está nos tomando o pênis, digo, o pelo…

PROFESSOR Ouçam bem… Ouçam e aprendam. Durante séculos e milênios nós homens acreditamos ser o primeiro sexo, o sexo forte. Isto é cientificamente falso. As mulheres são o primeiro sexo. (ALVOROÇO) O sexo masculino é o segundo. E o secundário.

JOVEM 1 Ouça, professor… Por que o senhor disse “o segundo” e “o secundário”?

PROFESSOR Por uma razão muito simples. Se todos os homens desaparecem da face da terra, as mulheres poderiam continuar a espécie humana. Bastaria um banco de sêmen ou uma clonagem. As mulheres sabem fabricar a vida. Mas se todas as mulheres do mundo desaparecessem, o gênero humano se extinguiria. (ALVOROÇO)

JOVEM 1 Professor, professor… uma pergunta!

PROFESSOR Vamos lá, diga…

JOVEM 1 Professor, se o que o senhor diz é certo…

PROFESSOR Acredite, tão certo como o Sol é redondo.

JOVEM 1 Professor, então… então… Eva não nasceu de Adão, como diz a Bíblia.

PROFESSOR Mas Adão de Eva, como diz a ciência.

BIBLIOGRAFÍA
José Enrique Campillo Alvarez, La cadera de Eva, Ares y Mares, Barcelona 2005.
TETINHAS MASCULINAS

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.