UM PALÁCIO DE BARRO

Radioclip en texto sin audio grabado.

A desconcertante arquitetura dos cupins.

LOCUTOR Quem foi o arquiteto mais famoso na história da Humanidade? Talvez o catalão Gaudí com suas imensas e inconclusas torres da Sagrada Família? Ou o brasileiro Oscar Niemeyer com sua capital futurista? Ou os mestres anônimos que levantaram fantásticas catedrais na Idade Média?

EFEITO RUÍDO DE INSETOS

LOCUTORA Antes que dos construtores humanos, estavam os cupins. Estes engenhosos insetos constroem magníficas mansões apenas mascando terra com saliva e formando assim um cimento tão sólido que é preciso dinamite para destruí-lo.

LOCUTOR Os cupins passam sua vida na escuridão, são cegos. Sua pele branca e sua dieta especializada de fungos, torna indispensável a climatização dos cupinzeiros.

LOCUTORA Algumas espécies orientam suas paredes para o sol nascente, para aproveitar o calor. Outras, coordenam seu trabalho detectando o campo magnético da terra.

LOCUTOR Os cupins de climas úmidos, frente o perigo de inundações, constroem torres circulares de tal forma que a água que cai se afasta da base. Cada andar tem seu próprio telhado, assemelhando o edifício a um pagode.

LOCUTORA Entre as 200 espécies de cupins a belicosa africana é a melhor arquiteta. Na Nigéria, as belicosas constroem verdadeiros castelos em torno a uma torre central de seis metros de altura.

LOCUTOR Esta obra comporta, em diferentes níveis, as câmaras de incubação, os jardins de fungos, os armazéns de comida, as colunas e paredes defensivas e, é claro, a câmara real, onde moram o rei e a rainha.

LOCUTORA Em proporções humanas, a altura do cupinzeiro seria de um quilômetro e meio, três vezes a do Empire State.

LOCUTORA Se nós quiséssemos construir um edifício tão descomunal, precisaríamos de um exército de arquitetos e engenheiros, planos detalhados, complexos cálculos de peso e resistência, imensas gruas…

LOCUTOR Pois bem, o milhão e meio de cupins que vivem no cupinzeiro o constrói em perfeita coordenação, em total escuridão, sabendo cada inseto, cego e com um minúsculo cérebro, onde tem que pôr exatamente sua porção de argamassa para levantar este sofisticado e esplêndido palácio de barro.

CONTROL CORTINA MUSICAL

LOCUTORA Deixe-se surpreender pela natureza. Ela não te pertence. Você pertence a ela.

BIBLIOGRAFÍA
David Attenborough, La vida a prueba, RBA Editores, Barcelona 1990.