UMA MINA DE CORAGEM

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

A incrível história da rádio mineira Pio XII, na Bolívia.

A primeira parte da historia da Rádio Pio XII, emissora situada no acampamento Século XX da Bolívia, foi escrita há mais de 25 anos. Os testemunhos de mineiros e donas de casa, de jornalistas e locutoras, e de três emblemáticos diretores que marcaram esta etapa da rádio foram recolhidos no livro “Uma Mina de Coragem”.

O que mudou na Pio? – se perguntava o diretor da rádio, o padre Roberto Durette – . Talvez os inimigos. Antes, os operários nos atiravam dinamite. Depois foram os militares, os poderosos, os que trataram de nos calar. É que nós tínhamos nos colocado ao lado do povo. Ou melhor, foi o povo que nos fisgou, nos colocou junto a eles. Transformaram a Pio,a converteram, os mineiros,as donas de casa, os camponeses, a luta popular. O povo boliviano é uma mina de coragem. Arruinaram a prata e o estanho, saquearam tudo, menos a coragem deste povo. Eles nos fizeram entender o Evangelho e o risco da fé. Porque o povo está desarmado, paga a cota alta da repressão. E se colocar junto ao povo é tornar-se vulnerável, viver seu próprio sobressalto. Temos passado muitos maus momentos, sim. Estão nos golpeado forte. Mas não acabam com a gente. Aqui estamos, pois. Resistimos.

Um livro testemunhal que mantém plena vigência. Por isso, aqui nos RADIALISTAS estamos querendo digitalizá-lo e disponibilizá-lo na web para que todo mundo possa baixá-lo gratuitamente e conhecer esta surpreendente história. Baixe o texto completo aqui.

Falta escrever a segunda parte da história da Rádio Pio XII, tão incrível e heróica como a primeira. Algum dia se fará.  

BIBLIOGRAFÍA
José Ignacio López Vigil, Uma Mina de Coragem, ALER-Pío XII, Quito 1984

UMA MINA DE CORAGEM

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.