21- MULTIPLICOU PÃES E PEIXES?

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Jesus cristo nega ter multiplicado pães ou peixes

Betsaida, sobre a ribeira norte do lago da Galiléia, onde ocorreu o famoso “milagre”.

 

RAQUEL Nos deslocamos com a nossa unidade móvel para onde fora Betsaida, uma pequena aldeia na margem noroeste do lago da Galiléia. Aqui Jesus Cristo fez um de seus milagres mais famosos, a multiplicação dos pães e dos peixes. E ao nosso lado, Jesus Cristo em pessoa nos contará o que aconteceu naquele dia. Mesmo que tenha passado muito tempo, o senhor se lembrará bem.

JESUS Claro que me lembro! Nós do grupo cruzamos o lago e chegamos a esta margem para conversar com tranquilidade.

RAQUEL Mas tinha gente esperando-os aqui.

JESUS Sim, uma multidão com vontade de perguntar, de conversar, de juntar forças. Tanta gente e tanto entusiasmo, que eu soltei a língua.

RAQUEL E por que você diz isso?

JESUS Porque me pus a falar e a falar e se fez noite. E as pessoas não haviam comido.

RAQUEL Não podiam comprar algo nas vizinhanças?

JESUS Como? Andávamos no plano, em um descampado. Você acha que por aquelas paragens solitárias havia mercadinhos como os que vejo agora?

RAQUEL E foi aí quando o senhor realizou o milagre.

JESUS Bom, na realidade, o milagre não foi eu quem fez.

RAQUEL E quem o fez ?

JESUS Você sabe como nós camponeses somos desconfiados, não é verdade? Na minha terra ninguém sai de casa sem levar um embornal com comida para o caminho. Mas se tem muita gente em volta, ninguém mostra o que tem por medo que não dê para todos.

RAQUEL E o que o senhor fez?

JESUS Eu disse: Irmãos, irmãs. Peguem o que vocês trazem embaixo da túnica, e coloquem no centro, não se preocupem. Um garoto foi o primeiro a romper a desconfiança. Aproximou-se com cinco pães de cevada e um par de peixes.

RAQUEL Então?

JESUS Uma senhora tirou umas tâmaras que levava guardadas. Outro colocou queijo e azeitonas. E outra, mais pães. Teve quem resistiu, não confiava. Mas no fim, todo mundo comeu, deu para todos.

RAQUEL E foi isso? Não foi um milagre?

JESUS Claro que foi! Parece-te pouco milagre compartilhar o que se tem? Esse é o maior dos milagres!

RAQUEL Parece-me que o que está escrito é uma coisa bem diferente da que o senhor nos conta agora. Os quatro evangelhos coincidem em que o senhor deu de comer a cinco mil pessoas e com as sobras se encheram doze cestos.

JESUS Bom, ali ninguém contou nem as pessoas nem os cestos, e já te disse que meus conterrâneos são bastante exagerados. Mas sim, todos pudemos comer e ninguém ficou com fome.

RAQUEL Então, o senhor não multiplicou nada?

JESUS Não, naquele dia somamos. Entre todos, somamos. O que você imaginava? Um mágico tirando pães e peixes de um cesto? Eram os samaritanos que sabiam fazer esses truques, que encantavam serpentes e comiam agulhas.

RAQUEL Mas o milagre…

JESUS O milagre é compartilhar, Raquel. O verdadeiro milagre. O único milagre.

RAQUEL O único? Como o único? O senhor fez muitos mais. Desculpe-me, mestre, digo, Jesus, mas o senhor não está sendo claro com nossa audiência porque…

JESUS O que não está claro é como vamos a sair daqui. Se não nos apressarmos, a noite nos pega. Vai acontecer com a gente como há dois mil anos. E desta vez, nem você e nem eu trouxemos pães nem peixes.

RAQUEL Neste caso, vamos embora! E vocês, amigos rádio-ouvintes, não se vão, acompanhem-nos, continuem conosco. De onde foi Betsaida, na Galiléia, Raquel Pérez, Emissoras Latinas.

21- MULTIPLICOU PÃES E PEIXES?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.