32- PARA QUE SERVE A ORAÇÃO?
“não basta só rezar”, confirma jesus cristo
RAQUEL Depois de saborear os saborosíssimos peixes do lago de Galiléia, estamos novamente com Jesus Cristo, que não passava por este lugar faz dois mil anos. Temos vários temas pendentes com ele. Pronto, Jesus Cristo?
JESUS Pronto. Depois de comer, tudo se pensa melhor.
RAQUEL Podemos voltar aos milagres e às orações para pedir milagres?
JESUS Claro, Raquel.
RAQUEL Diga-nos, Jesus Cristo. Se Deus não faz milagres, como o senhor nos explica, para que serve rezar e ficar pedindo saúde ou pedindo um trabalho ou se sair bem em um exame? Rezar serve para alguma coisa?
JESUS Não serve para nada e serve para muita coisa. Lembro um dia aqui em Cafarnaum. A sogra de Pedro ficou muito mal. Não tinha como aliviá-la, estavam rezando por ela. Eu fui, dei a mão a ela, conversei, contei piadas, a fiz rir… E ela melhorou. Tanto, que se levantou e até nos preparou o jantar. Por sinal, uns peixes como os que nós acabamos de comer.
RAQUEL Mas… se curou?
JESUS Se aliviou por uns dias. Já era muito idosa. Morreu logo depois. Era sua hora.
RAQUEL Mas se a família dela rezava e o senhor não fez o milagre de curá-la, para que está nos contando esta história?
JESUS Para que você entenda que a oração não é para pedir milagres, mas para pedir forças. Deus não muda as leis da natureza para fazer milagres. Não vai mudá-las por você, por suas orações. Deus é justo, teria que mudá-las por todos os seus filhos e filhas, mesmo que não rezem.
RAQUEL E se não vou conseguir o milagre, para que peço forças?
JESUS Para que levante a cabeça e deixe de se lamentar. Para alargar seu coração. Para entender que a vida segue. Tudo isso lhe dará ânimo, talvez até lhe curará.
RAQUEL E se não me curar?
JESUS Se não se curar, não se sentirá sozinha. Saberá que Deus está com você, que lhe dá sua mão nas horas difíceis. Naquela tarde, com a sogra de Pedro, eu fui a mão de Deus para ela. Dei-lhe forças para se levantar. E depois, quando morreu, também lhe dei a mão até o final. A oração serve para isso: para que você se sinta acompanhada, não importa o que aconteça.
RAQUEL Muita gente busca essa energia em amuletos, pedras, santinhos, velas, relíquias, escapulários… O que o senhor pensa de tudo isso?
JESUS Se isso os ajuda… Eu vi crianças que só conseguem dormir abraçados a um boneco.
RAQUEL Então, não pedimos nada a Deus? O senhor pedia o pão de cada dia.
JESUS Pedia e ia buscá-lo. Porque não basta rezar. Minha mãe me ensinou aquela frase “Ajude a si mesmo que Deus o ajudará”. E meu pai sempre nos repetia: “Rogando a Deus e dando com o martelo”.
RAQUEL Uma última pergunta. Dizem que o senhor orava nos montes. Alguma invocação misteriosa?
JESUS Não, mistério nenhum. Eu já disse, falava com Deus. Você não fala com seu pai, com sua mãe sobre o que acontece com você? Não fala com os amigos? Se estiver triste e o fala, sua tristeza se divide pela metade. Se estiver alegre e o fala, sua alegria se multiplica. A oração também serve para isso.
RAQUEL E vocês, amigos e amigas, o que pensam de tudo isto? Que tipo de amuleto usam na vida? Ou que oração? Lembrem que os telefones e a web de Emissoras Latinas estão a sua disposição. E Jesus Cristo também… mas não para fazer nenhum milagre. De Cafarnaum, Raquel Pérez. Emissoras Latinas.