34- BATISMO DE CRIANÇAS?
Jesus cristo questiona o batismo de crianças
RAQUEL Nossa unidade móvel se dirige agora ao sul do país, a Judéia, até as próprias margens do rio Jordão onde faz dois mil anos João batizava multidões. Estão escutando o rio? Ao nosso lado, Jesus Cristo. O senhor deve se lembrar daquele dia tão especial quando foi batizado por João. Foi aqui, não é verdade?
JESUS Sim, creio que sim. É que tinha tanta gente… Estou vendo João, vestido com pele de camelo, dentro da água até a cintura. João Batista, grande profeta aquele!
RAQUEL Em seu tempo, as pessoas se batizavam adultas. No nosso, ao contrário, o batismo é feito o quanto antes, quando as crianças estão recém-nascidas.
JESUS Vocês batizam as crianças?
RAQUEL Sim, claro. É o costume.
JESUS Mas, para quê?… Uma criança pequena, como vai se converter a uma nova vida se ainda não viveu nada?
RAQUEL Não entendo porque nos diz isso.
JESUS O batismo é para aprender a compartilhar. João gritava: Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem. Para isso serve o batismo: para mudar de vida.
RAQUEL Pois seus seguidores dizem outra coisa. Dizem que o batismo serve para anular o pecado original.
JESUS O pecado original?
RAQUEL Sim, o que Adão e Eva cometeram no paraíso. Deus os proibiu de comer da árvore do bem e do mal. Mas a serpente os tentou e… comeram a maçã.
JESUS Essa história eu já sei. Mas, o que ela tem a ver com o batismo?
RAQUEL Isso é o que perguntamos ao senhor, que deve saber melhor que ninguém, porque veio a este mundo para nos limpar desse pecado.
JESUS Eu vim limpar o quê?
RAQUEL O pecado original. O senhor não sabe que esse pecado se herda, passa de pais para filhos, para netos, para bisnetos? É o que nos ensinam. Todos nascemos com essa culpa. Por isso, temos que nos batizar, para limpá-la. E quanto antes, melhor.
JESUS Me explique por quê.
RAQUEL Porque as crianças não podem entrar no céu sujas, com a mancha de Adão e Eva.
JESUS Que voltas que a vida dá! Preste atenção, Raquel, no meu tempo os sacerdotes também diziam que a gente ficava doente por culpa dos pecados que tinham sido cometidos na família. Uma vez me trouxeram um cego de nascimento e me perguntaram: quem pecou, ele ou seus pais?
RAQUEL E o que o senhor respondeu?
JESUS Nem ele nem seus pais. Porque a doença não é filha do pecado. Eles viam pecado nos doentes. E vocês, agora, veem pecado nas crianças. Que erro tão grande.
RAQUEL Agora sou eu quem pergunta por quê.
JESUS Porque nenhum pecado se herda. Nenhum. Se os pais comeram uvas verdes, os filhos não têm porque amargar a boca.
RAQUEL Não podemos evitar a pergunta. Se as crianças, como o senhor diz, não nascem com pecado, para que os batizam, então?
JESUS Não sei. O que posso assegurar é que, com água ou sem água, serão os primeiros a entrar no Reino de Deus.
RAQUEL E os adultos?
JESUS Os que estiverem dispostos a mudar de vida, a lutar pela justiça, que se batizem. Receberão o Espírito de Deus, como eu o recebi aqui das mãos do profeta João.
RAQUEL Às margens do rio Jordão, testemunha a dois mil anos do batismo de Jesus e testemunha hoje destas polêmicas declarações, nos despedimos de nosso programa. Sou Raquel Pérez, enviada especial de Emissoras Latinas.