38- VOTO DE CASTIDADE?
“eu nunca pedi que renunciacem ao matrimônio”, sustenta jesus cristo
RAQUEL Emissoras Latinas do monastério de Qumrã, onde foram descobertos os famosos pergaminhos do Mar Morto. Depois de nossa última entrevista, alguns religiosos ligaram incomodados e frustrados. Dizem que eles renunciaram aos prazeres do mundo para seguir o senhor, Jesus Cristo.
JESUS E renunciaram a que prazeres?
RAQUEL Imagino que a comer, dançar, desfrutar a vida. Alguns monges renunciaram até a falar.
JESUS Não falam?
RAQUEL Só o imprescindível. Dizem que no silêncio se aproximam mais de Deus.
JESUS Que desvario! Não foi Deus quem nos deu a língua para falar e os ouvidos para escutar?
RAQUEL O que é mais difícil para eles é não se casar. Dizem que foi o senhor quem os ordenou renunciar ao casamento, quem os aconselhou a tornarem-se eunucos pelo Reino dos Céus. A se castrarem.
JESUS Eu os mandei se castrarem?
RAQUEL Dizem que o senhor disse que alguns nasceram e outros se fizeram assim para seguir ao senhor.
JESUS Como se parecem com meus conterrâneos, cantavam quando tinham que chorar e choravam quando tinham que cantar! Entendiam tudo ao contrário.
RAQUEL Mas, então, o que o senhor queria dizer quando falou dos eunucos?
JESUS Que cada um tem que trilhar seu próprio caminho. Em liberdade, sem proibições. E que todos os caminhos levam a Deus se você tem o coração limpo. Se você quer se casar, se case. Se não quer se casar, deve ter seus motivos.
RAQUEL Seja como for, sua igreja propõe a vida de castidade como caminho de perfeição.
JESUS Não pode ser, porque se todos seguirem esse caminho, o mundo se acabaria. Deus não pode chamar perfeito o que arruína sua criação.
RAQUEL E qual é, então, o caminho da perfeição?
JESUS O que cada um trilha, se o faz com liberdade, com amor. Não há só um caminho. Na casa de Deus há muitos lugares. Cada um tem que descobrir o seu.
RAQUEL Então, segundo o senhor, a virgindade que os religiosos, as monjas, praticam não é um estado superior ao matrimônio, não é mais espiritual?
JESUS Como seria superior e mais espiritual? Eu sempre comparei o Reino de Deus com um banquete de bodas. Nunca com um monastério nem com um deserto. Porque Deus é amor e o mais parecido com Deus é o amor de um casal.
RAQUEL Pois esses renunciam ao casal e até mortificam seu próprio corpo para elevar o espírito… flagelam-se, se dão golpes…
JESUS E quem os deu esse corpo a não ser Deus? O corpo é sagrado, é o templo de Deus. Como vão castigar a coisa mais bela que receberam?
RAQUEL O castigam e o escondem. Não viu em Jerusalém? Iam pelas ruas com batinas negras, hábitos fechados, coifas extravagantes. Repare naqueles que estão descendo do ônibus e que vêm visitar Qumrã…
JESUS Quem são esses?
RAQUEL Não tenho certeza, mas pelas cruzes, as correntes e as botas… creio que são uns chamados Legionários de Cristo… ou Arautos do Evangelho, não sei… quer dizer, soldados seus.
JESUS Soldados meus?
RAQUEL Eles se chamam assim.
JESUS E por que se vestem de maneira tão estranha? Você está me vendo, Raquel. Como eu estou vestido?
RAQUEL Normal, como todos aqui. Diríamos, casual. Talvez por isso os outros jornalistas não o procuram, porque o veem como um entre tantos.
JESUS Eu penso que o Reino de Deus é fermento, Raquel. Diga às pessoas que lhe estão ouvindo que se o fermento se separa da massa, apodrece. O Reino de Deus é sal. Se o sal se esconde, perde o sabor. Morre, como as águas deste Mar Morto.
RAQUEL Pois do Mar Morto, transmitiu Raquel Pérez, Emissoras Latinas. Lembramos que vocês podem encontrar estas e as entrevistas anteriores com Jesus Cristo em www.emisoraslatinas.net