41- COM QUEM SE CONFESAR?

Radioclip en texto sin audio grabado.

“Quem inventou o sacramento da confissão?”, pergunta-se jesus cristo

Jesus Cristo ordenou confessar-se com eles?

 

VIZINHO Pague-me ou te mato,seu ladrão de uma figa!

JOVEM Sem-vergonha, agora você vai ver…!

——————————————————————

RAQUEL Continuamos nos arredores do templo do Redentor em Jerusalém. Depois deste inesperado incidente, a rua volta a sua normalidade. E as Emissoras Latinas retoma a sua transmissão.

JESUS Por que eles brigavam, Raquel?

RAQUEL Não tenho ideia. Talvez por dívidas atrasadas. Mas é uma boa ocasião para lhe perguntar, Jesus Cristo, que novamente nos acompanha, qual a sua opinião sobre que vimos. Seguramente, no seu tempo não era assim, não se viam estas coisas.

JESUS Eu também conheci brigas por dívidas e pessoas violentas. Mas veja, Raquel, não estávamos falando ali, dentro desse templo, da confissão dos pecados?

RAQUEL Falávamos disso sim. E?

JESUS Como caído da árvore. Diga-me, o que teriam que fazer esses dois brigões para reconciliar-se com Deus? Ir confessar com um sacerdote que nem os conhece, que está escondido em uma jaula dentro dessa igreja?

RAQUEL Bom, embora eu não seja a entrevistada, mas o senhor, lhe direi o que penso que eles deveriam se entender entre os dois.

JESUS Você mesma disse. Porque não tem sentido que eu ofenda a Matatias e me confesse com Zacarias.

RAQUEL E não seria melhor que pedissem perdão a Deus diretamente?

JESUS É que se não pedir perdão a teu irmão, a quem vê, como vai pedir perdão a Deus, a quem não vê? Se não devolve a quem roubaste, a quem vai devolver?

RAQUEL Decida-se, Jesus Cristo. O que fazemos com o chamado sacramento da confissão?

JESUS Essa confissão, como explicava esse amigo para quem você ligou agora pouco, encheu muita gente de medos e de culpa. É preciso esquecê-la.

RAQUEL Então, para o senhor, o que duas pessoas que andam brigadas deviam fazer para reconciliar-se?

JESUS Que dialoguem os dois a sós. Que se perdoem entre si.

RAQUEL E se não entrarem em acordo?

JESUS Que procurem a um terceiro e falem.

RAQUEL E se entre três também não resolvem o problema?

JESUS Bom, nesse caso, que o apresentem à comunidade. Assim fazíamos em nosso movimento. Lembro-me uma vez que Pedro estava furioso com Tiago e com João por algo que haviam dito. Esqueça, Pedro – lhe disse. Não é a primeira vez que estão conspirando – me disse. Perdoe-os, Pedro. Quantas vezes devo perdoar a este par de sem-vergonhas? – disse-me ele – Duas, quatro, sete vezes?

RAQUEL E o que o senhor lhe disse?

JESUS Não até sete, mas até setenta vezes sete, Pedro. Essa é a confissão que tem valor, o perdão entre irmãos.

RAQUEL No entanto, senhor Jesus Cristo, eu revisei os evangelhos. E aqui, no de João, o senhor disse claramente aos sacerdotes: “Aqueles a quem perdoarem os pecados, serão perdoados”. E no de Mateus diz também: “Tudo o que ligarem na terra será ligado no céu.” Então?

JESUS Então, nada. Eu disse isso, mas não a nenhum sacerdote. O disse à comunidade. A comunidade é a que perdoa, não os sacerdotes. É na comunidade onde nos perdoamos, não nesses cantos escuros dos templos.

RAQUEL Nem nesses cultos de oração e de milagres, onde os pastores, os pregadores, cantam e gritam e perdoam multidões?

JESUS É que não necessitamos sacerdotes nem pastores nem pregadores para perdoar pecados. O que eu disse foi simples. Se ofendes a alguém, peça-lhe perdão e não repitas o dano. Se alguém te ofende, perdoa. E Deus, que vive na comunidade e conhece o que há em teu coração, também te perdoará. Setenta vezes sete te perdoará. Sempre.

RAQUEL Com estas novas declarações de Jesus Cristo, encerramos por hoje nossa transmissão. Raquel Pérez, Emissoras Latinas, Jerusalém.