55- JESUS FEMINISTA?
Jesus cristo se declara feminista
RAQUEL Emissoras Latinas continua com seus microfones em Nazaré, entrevistando Jesus Cristo, que regressou à Terra para ver, como ele mesmo disse, o que fizemos em seu nome e em sua ausência. Bom dia, Jesus Cristo.
JESUS Que seja bom, Raquel. Shalom!
RAQUEL Suas mensagens em programas anteriores, tão favoráveis aos direitos das mulheres, foram muito controversas. Precisamente, um grupo de mulheres quer falar com o senhor e fazer-lhe algumas perguntas.
JESUS E se elas não estão aqui, como ouvir suas perguntas?
RAQUEL Espere enquanto lhe ponho estes fones… Adiante com a ligação dos estúdios.
FEMINISTA Nosso coletivo saúda o senhor, um homem que influiu tanto na história. E queremos fazer-lhe uma primeira pergunta, para nós, decisiva. O senhor, Jesus Cristo, se considera feminista?
JESUS Raquel, explique-me o que estão perguntando…
RAQUEL Ela quer saber se…
FEMINISTA Digamos melhor, qual o senhor acha que foi seu gesto mais atrevido, mais inovador a favor das mulheres de seu tempo?
JESUS Meu gesto mais… Não sei, deixe-me pensar… Talvez quando aquela mulher que padecia de um fluxo de sangue. Chamavam-lhe hemorroíssa, por sua doença. E para ofendê-la mais, vocês me desculpem, a apelidaram a mija-sangue.
RAQUEL Poderia contar este caso para nossa audiência?
JESUS Sim, por que não? As leis religiosas do meu país declaravam impuras todas as mulheres durante os dias de sua menstruação.
FEMINISTA Ah, é? Todos os meses?
JESUS Todo mês, com cada volta da lua, toda mulher tornava-se impura. E isso significava que não podia rezar na sinagoga, muito menos entrar no Templo. Ninguém podia tocá-la, nem seu marido nem ninguém. Manchava, contaminava.
FEMINISTA E como sabiam se uma mulher estava menstruada?
JESUS Era humilhante. Tinham que retirar-se e passar a vergonha de declarar-se menstruando. Elas próprias tinham que se reconhecer impuras. Senão, as perguntavam.
FEMINISTA Se hoje um homem pergunta essa impertinência, ganha uma bofetada.
JESUS E bem merecida.
RAQUEL Sigamos com a mulher de sua história.
JESUS Lembro que se chamava Melania. Ela tinha uma doença estranha: sempre estava menstruando.
FEMINISTA Essa doença se chama menorragia.
JESUS Certamente hoje a curariam. Mas, naquela época, ninguém sabia. E tinham muitas ideias distorcidas sobre as mulheres. No sangue das mulheres, meu povo viu pecado. Nas fontes da vida, viu sujeira.
FEMINISTA Dizem que o sujo emporcalha tudo.
JESUS Leram a Lei com olhos de homem, escreveram a Lei com egoísmo de homem, viram o mal em nossa mãe Eva.
FEMINISTA Pois lhe direi, Jesus Cristo, que continuam pensando assim.
JESUS Aquela mulher vivia sempre impura. E pior, aquele padecimento a tornava estéril. Estava morta em vida: uma mulher que não tinha filhos não valia nada. Era a última das últimas.
RAQUEL E por isso o senhor a curou.
JESUS Não, ninguém sabia curar isso. Eu a encontrei um dia. E quando ela se aproximou de mim, a chamei pelo seu nome, Melania. E a toquei. E deixei que ela me tocasse. Algo que estava proibidíssimo pela Lei, algo que ninguém se atrevia a fazer.
FEMINISTA Então, o senhor agiu como um completo feminista.
JESUS Raquel, explique-me essa palavra que ela usa…
RAQUEL Feminista é colocar-se do lado das mulheres, lutar por seus direitos, respeitá-las… tudo isso. Tudo isso e muito mais.
FEMINISTA Então, Jesus Cristo, o senhor foi um feminista?
JESUS Acho que fui sim… e continuo sendo!
FEMINISTA E podemos chamá-lo feminista em nossos documentos?
JESUS Por que não? Chamem-me assim, feminista.
RAQUEL Junto a Jesus, feminista e polêmico, e de Nazaré, Raquel Pérez, Emissoras Latinas.