67- CELIBATO SACERDOTAL?

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Jesus cristo questiona o celibato sacerdotal

RAQUEL Emissoras Latinas em Jerusalém, cidade onde se cruzam culturas e religiões. E onde uma vez mais nos cruzamos com Jesus Cristo nestas jornadas históricas de sua segunda vinda à Terra. Bom dia, Jesus Cristo.

JESUS Que seja bom, Raquel.

RAQUEL Na nossa entrevista anterior falamos dos sacerdotes. Já é hora de abordar um tema especialmente polêmico: o celibato, a proibição que eles têm de se casar e formar uma família.

JESUS Já vejo com o que você vem, Raquel. Vai me fazer também responsável por esta lei?

RAQUEL E o senhor não tem nada a ver com isso?

JESUS Nada. Eu não impus esse jugo a ninguém. Como eu ia fazer isso se em nosso movimento todos os homens tinham sua mulher? Felipe, Natanael, Pedro, Mateus… todos.

RAQUEL Mas a Bíblia proíbe que os sacerdotes se casem.

JESUS A Bíblia? O que Deus disse é que não é bom que o homem fique só. Inclusive Paulo, que era bastante severo, disseram-me que recomendou que os bispos tivessem suas mulheres. Uma só, isso sim. Ele dizia, e com razão, que se não podiam administrar bem a sua casa, muito menos a comunidade.

RAQUEL Então, quando começou esta lei do celibato?

JESUS Quem pode saber? Consulte os seus amigos.

RAQUEL Espere um momento… Vou ligar para… Está ouvindo bem?… Estamos aqui em Jerusalém, na linha com Iván Vargas, especialista neste tema… Ivan, queremos saber quando se estabeleceu o celibato dos sacerdotes.

IVÁN O dado é curioso. Foi no Concílio de Nicéia, ano 325, quando se decidiu que os padres não poderiam ser casados.

RAQUEL Por que você disse que o dado é curioso?

IVÁN Porque uns anos antes desse Concílio, o imperador romano Constantino tinha presenteado os bispos e sacerdotes com muitas terras e muito dinheiro.

RAQUEL E o que isso tem a ver com os padres se casarem?

IVÁN Tem muito a ver. Imagine que um bispo tenha cem hectares de terra e um dinheirinho economizado. Se esse bispo é casado, quando morrer, quem ficará com a terra e as economias?

RAQUEL A esposa e os filhos, naturalmente.

IVÁN Mas se ele não está casado, é a Igreja quem fica com tudo. A Igreja não se preocupava se os bispos e os padres tivessem mulheres, que tivessem filhos… Contanto que… he, he…

RAQUEL Contanto quê?

IVÁN Que não os reconhecessem. O proibido era isso, reconhecê-los. Porque as concubinas e os filhos ilegítimos não tinham nenhum direito, não podiam herdar.

RAQUEL E essa foi a razão da lei do celibato?

IVÁN Elementar, Raquel. Tinha que se proteger o patrimônio proibindo o matrimônio.

RAQUEL Parece incrível…

IVÁN Assim foi como a Igreja acumulou e acumulou propriedades… Verdadeiros latifúndios. Uns séculos depois, era a maior latifundiária de toda Europa. Os papas e os bispos e os padres continuavam a ter mulheres, filhos. Mas não os reconheciam, os deixavam ilegítimos. Assim não herdavam nada.

JESUS E me fazem responsável por tudo isso!

IVÁN O mais engraçado é que o Papa Paulo Terceiro, que teve “uns tantos” filhos ilegítimos, foi quem impôs definitivamente o celibato para todos os sacerdotes no Concílio de Trento.

JESUS Hipócritas. Colocam cargas pesadas sobre os ombros dos outros, mas eles não querem movê-las nem com um dedo.

RAQUEL Obrigado, Iván. Depois de tudo o que ouvimos, Jesus Cristo… O senhor seria a favor do celibato opcional, aprova que os sacerdotes se casem?

JESUS Com certeza. Que cada um decida. Que cada um eleja seu caminho. O Reino de Deus é luta e requer esforço. Mas também é festa. E a carga tem que ser ligeira e o jugo suave.

RAQUEL Lei do celibato. Celibato obrigatório. O que as igrejas acham de tudo isto? E, sobretudo, o que opinam as mulheres e os filhos não reconhecidos? Vemos-nos em um próximo programa e recebam os cumprimentos de Raquel Pérez, enviada especial das Emissoras Latinas em Jerusalém.

67- CELIBATO SACERDOTAL?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.