POVO DE PASSAGEM

Radioclip en texto sin audio grabado.

Povo de passagem, gente peregrina, vidas como as nossas. Uma radionovela do Centro de Comunicação Voces Nuestras.

Povo de Passagem é uma série produzida pelo Centro de Comunicação Voces Nuestras de Costa Rica. Conta a história dos que migram dos que ficam e também daquelas pessoas que vêem passar os peregrinos que buscam uma vida melhor.

Voces Nuestras compartilha essa série completa na RADIOTECA. Grátis!

Você tem séries ou produções radiofônicas? Por que não compartilha?

MULHER (REVER) Eu tenho que pensar nos meus, nos que ficaram lá no povoado.

HOMEM (REVER) Pessoas como nós a final de contas.

AVÓ (REVER) Direito de ser tratados como pessoas.

HOMEM (REVER) Eu desejo ir para o norte.

LOCUTOR Povo de Passagem, gente peregrina, vidas como as nossas.

CONTROLE CANÇÃO DA SÉRIE

COIOTE Anda, todos para cima. Vão se ajeitando aí um por um.

HOMEM Senhor, nós não cabemos aí, somos muitos para um espaço tão pequeno.

COIOTE Como não? Se ficar um sobre o outro, verão como cabem. E rápido, rapidinho, subam todos!

EFEITO SUBINDO NO CARRO

COIOTE Você, vai mais um pouco pra lá. Estão vendo como couberam todos? E agora, para camuflá-los, vou colocar essa lona por cima. E fiquem calados, para não sermos parados pela migra e descobrirem que vocês estão aqui.

HOMEM (PENSANDO) Ai, meu Deus! Acho que estou sufocando, não imaginei que fosse assim. Por que estou fazendo isso?… Animais, parecemos animais.

EFEITO SIRENE DA POLÍCIA

COIOTE Segurem-se bem!

EFEITO FREIO DE CARRO

COIOTE Fora, saiam daí rápido!

HOMEM O que aconteceu?

COIOTE Estamos ferrados, eu só vou até aqui. Não vou brincar com a migra.

HOMEM Mas, patrão, o que está dizendo? Nós nem sabemos onde estamos.

COIOTE Continuem caminhando para o norte, vão encontrar uma cidade. Ali procure por Misingo, ele era o contato. Sinto muito, galera, mas a minha pele vale mais que isso.

EFEITO CARRO QUE ARRANCA.

HOMEM Ai meu Jesus! O que fazemos agora?

JOVEM Você eu não sei velho, mas eu vou cair na estrada.

HOMEM Então vamos todos, não é?

JOVEM Ficou louco!… Não, não, cada um por si, se sairmos todos juntos é mais fácil de nos pescarem?

RIOS Sim, sim! Tem razão.

JOVEM Aqui vale a lei do mais forte. Esse é o que se salva.

HOMEM Mas se vamos todos pelo mesmo caminho, mocinho. Para cruzar esse rio precisamos de ajuda. Além disso, esse deserto é tão grande e está tão escuro. Quem vai nos ver?

JOVEM Só você não sabe, esse lugar está todo vigiado. Só estão esperando apanhar alguém para levar todos presos e mandar-nos de volta. Cada um por seu próprio caminho.

CONTROLESICA DE TRANSIÇÃO

LOCUTOR Sozinho, o caminhante peregrino cruza solitário rotas de incerteza e medo. Caminhos tão escuros que parece não haver horizonte. Cruzam matas e desertos cercados e, sobretudo, rios tão profundos como o desespero, tão largos como a desesperança.

EFEITO AMANHECER COMSSAROS

RECEPCIONISTA Bom dia, senhora, em que possa ajudá-la?

MULHER Bom dia, eu queria saber quanto custa um quartinho.

RECEPCIONISTA Veja, são 50 pesos à noite. E mais 5 pesos se quiser com ventilador. O banheiro é compartilhado. De manhã e ao meio-dia há serviço de restaurante. A noite fica bem legal, bebidas, musiquinha, ficam bem animadas… Mas señora, por que essa cara?

MULHER Vou dizer a verdade. Eu não tenho documentos e essa viagem foi muito longa. Já me tiraram quase todo dinheiro, mas quero dormir em uma cama. Já não suporto nem meia noite mais no dormindo no chão

RECEPCIONISTA Tranqüila. Quanto você tem?

MULHER Eu posso pagar 20 pesos.

RECEPCIONISTA Bom, está bem. Na verdade há vários quartos desocupados. Vou dar um jeito. Ah, e não se preocupe com os documentos. Você não vai precisar deles nesse lugar. Mas terá que consegui-los na Cidade Fronteira, porque se não, não passa a fronteira nem voando.

EFEITO ABRE CAIXA E TIRA A CHAVE

RECEPCIONISTA Aqui está a chave. O pagamento é adiantado.

CONTROLESICA DE TRANSIÇÃO

EFEITO ESCRITÓRIO. BATEM NA PORTA

SECRETÁRIA Desculpe, doutora, quer um cafezinho?

PREFEITA Obrigada, Esther. E faça-me o favor de me passar as cartas e documentos que chegaram.

SECRETÁRIA Aqui estão. Acaba de cegar um faz e é do Congresso. É algo sobre a nova lei de imigração.

PREFEITA Sim, já ouvi algo sobre isso. Deixa-me ver: (LENDO) Se estabelecem novas diretrizes nas prefeituras para regular a passagem de imigrantes ilegais por seus municípios. Dando autonomia a cada prefeitura na aplicação das prerrogativas de dita ordem. Isso quer dizer que podemos ser rigorosas o quanto queiramos!

SECRETÁRIA Mas… Quem será penalizado?

PREFEITA As pessoas que ajudarem os ilegais, Esther. Com essa nova lei vamos poder acabar com os infelizes que lucram com esse negócio ilegal. Agora sim vamos por ordem nessa cidade.

CONTROLESICA DE TRANSIÇÃO

EFEITO CRIANÇAS BRINCANDO

HOMEM 2 (POR TELEFONE) Eu achei que o senhor tinha tudo sob controle deputado… É a pior notícia que poderia me dar… Para o senhor aí sentado é fácil… Sim, sim, eu sei que tem muita coisa em jogo, mas sou eu que arrisco minha pele todos os dias… Não, como vai controlar essa mulher, se ela desde que chegou à cidade não tira os olhos de cima de mim. (VOZES)

EFEITO CRIANÇAS BRINCANDO

HOMEM 2 Marinho, Marinho, cuidado com o apito, não brinquem aí na horta. (AO TELEFONE) Escute, deputado, não consegui cruzar o cavalo porque não tinha como, mas com esta ordem está tudo pronto, deputado… Se o senhor quer que tudo saia como foi planejado, mova as suas fichas… Se não, tudo vai por água abaixo e acaba o negócio… Sim, é isso que eu espero. Nos falamos.

EFEITO DESLIGA O TELEFONE

HOMEM 2 Essa droga dessas leis, bobagens é o que são. Como se com um papel se pudesse deter o curso de um rio… Quando vão entender?

CONTROLESICA DA SÉRIE

LOCUTOR Povos de Passagem é uma produção de Voces Nuestras, realizada com o apoio da Embaixada Real dos Países Baixos, o Fundo de Cultura do BID e a Agência de Cooperação Alemã EED.