SEM TEMPO DE EMPACAR

Radioclip en texto sin audio grabado.

São 19 milhões de refugiados e refugiadas no mundo.

CONTROLSICA NEW AGE

LOCUTORA Imagina que vives num povoadosinho camponês. É meio dia e estas preparando o almoço para tua família. O aroma da comida se mistura com a fumaça da lenha que sobe lentamente em direção ao céu. Teu companheiro e teus filhos imediatamente voltam do campo.

EFEiTO BALAS, GRITOS

LOCUTOR De repente… balas, explosões, clarões de machetes… As casas destruídas e incendiadas. Horrorizada, correrias como nunca o havias visto, descalça, para a profundidade da selva, torcendo para não ser descoberta… Cansada, morta de sede e de fome…Já não podes resistir mais.

CONTROL CORTINA DRAMÁTICA

LOCUTORA A cena pode ocorrer em qualquer lugar do mundo. Na África, na Ásia, no Oriente Meio , no Afeganistão… na América Latina.

LOCUTOR São 19 milhões de refugiados e refugiadas no mundo, deslocados pelas guerras infames, perseguição política, por raça, religião, e até por r sexo.

LOCUTORA A maioria são mulheres, crianças, obrigadas a buscar um refúgio para sobreviver.

CONTROLSICA COLOMBIANA

LOCUTOR Na região, Colômbia bate o triste recorde de deslocados.

LOCUTORA Pía Quiroga, jornalista colombiana, nos fala assim de seu país.

PÍA 00:45 A situação se torna cada vez mais complexa. Estamos falando mais ou menos de três milhões de deslocados e as cifras de deslocados externos, migrantes, não as temos muito claras. É importante dizer que não é só uma região do país. Toca diferenciar entre o rural o urbano, porque toda a zona rural está sofrendo a mesma circunstância que é ver-se entre um conflito entre a guerrilha, os paramilitares, o exército e as pessoas vinculadas com o narcotráfico. O que sucede com a população, homens, mulheres, crianças, anciãos, e em geral todo mundo, é que ao ver-se na metade desses fogos cruzados, as opções que lhes restam são muito poucas: uma, ficar em seus lugares, esperando que lhes matem e a segunda deslocar-se

CONTROL CANÇÃO

PÍA Dejan todo e não encontram nada. Porque quando tu saís de tua parcela donde trabalhou durante trinta ou quarenta anos, ou o que seja, e fez a tua vida e teus sonhos nesta terra, e é aí onde estão as coisas nas quais acreditas e às que lhe estás apostando, não só em termos de economia, de tua vaquinha, de teu cultivo, si não também de construção de sociedade, de tua família, de tudo e tens que deixar isso um dia, correndo, pois nem si quer tens tempo de colocar o mais valioso em uma maleta, si não que tens que sair correndo antes que te matem. E chegas a uma cidade que não conheces, que é inóspita, que não está preparada para receber às pessoas, que tem seus próprios problemas como qualquer outra cidade latino americana, pois o que encontras é uma esquina onde começas a pedir esmola.

CONTROL CANÇÃO

PIA A etapa anterior da guerra ao deslocamento, fez com que nossos campos E nossas cidades estegem desoladas de homens, porque os homens estão na guerra. Então, tu encontras povos e regiões gigantes onde as mulheres se tornaram cabeças de família e é uma situação realmente grave. Físicamente, não há homens. E por outro lado, cada vez mais, os atores do conflito recrutam em suas filas as crianças mais jovens. Chamamos de 14, 13, 12… porque precisamente há muitíssimos órfãos que ficam dessa guerra, aos que a única alternativa que lhes resta é pegar um fusil e ir-se ao monte. Si não, se vão morrer de fome, porque não têm terras, porque não têm possibilidades de ser acolhidos por alguma instituição que os proteja, e pois, quando alguém te diz, te dou comida em troca que venhas comigo. Quando tu éres um menino ao que a teus pais foram mortos pelos paramilitares, vas acreditar com ódio aos paramilitares e logo vas querer fazer vingança deles. Igual com qualquer dos atores. Isso faz com que seja muito difícil parar a guerra.

CONTROLSICA

LOCUTOR No Ecuador há ao redor de 250 mil colombianos e colombianas refugiados. Na Venezuela vivem outros 200 mil. Também se encontram no Panamá e Costa Rica.

MULHER Vivo neste país que não é o meu, com milhares de pessoas como eu, só desconcertadas, mas a salvo. Só me resta a esperança de regressar algum dia a minha casa, a reconstruir minha vida.