24- A DISCÍPULA AMADA?

Radioclip en texto sin audio grabado.

Jesus cristo: “amei muito a maria madalena”

Leonardo da Vinci pintou Maria Madalena junto a Jesus na Última Ceia?

 

RAQUEL Nossa unidade móvel localizada hoje no que foi Magdala. Da cidade natal de Maria Madalena — daí o nome desta famosa mulher — hoje não há nada. Conosco, Jesus Cristo, em sua segunda vinda à Terra e em sua primeira passagem por este lugar…

JESUS Eu passei por aqui quando esta cidade tinha muita vida. Os de Cafarnaum traziam peixes até aqui, aqui o salgavam e depois o vendiam por todo o país. Uma cidade de gente muito rica e, por isso, de muitos pobres.

RAQUEL Foi aqui que o senhor conheceu Maria Madalena?

JESUS Sim, a conheci aqui. Ela era muito pobre.

RAQUEL Podemos saber como foi?

JESUS Bom, ela era uma mulher solteira. Em meu tempo as mulheres solteiras, as que ficavam viúvas, as que eram repudiadas por seus maridos, tinham uma vida muito difícil.

RAQUEL E sobre sua “profissão”? Segundo a tradição, ela era prostituta.

JESUS Calúnias. As mulheres solteiras suportavam o peso da má reputação. Lembro-me daquele dia… Depois de caminhar pelas margens do lago, chegamos aqui a Magdala com João e André. Então, conheci Maria. Ela abriu seus ouvidos para escutar a mensagem do Reino de Deus.

RAQUEL Isso foi depois que o senhor expulsou os demônios dela?

JESUS Que demônios! As más línguas que diziam isso… Diziam que ela tinha não um, mas sete demônios no corpo. Como Maria era forte e não tinha papas na língua, inventavam histórias sobre ela.

RAQUEL Imagino que o senhor deve saber tudo o que escreveram sobre a relação entre Maria Madalena e o senhor… Também é invenção?

JESUS Pois não sei o que escreveram, mas… o que quer que eu lhe diga? Ela participou do nosso movimento, nos acompanhou a toda parte, se apaixonou pelo Reino de Deus. Encontrar Maria foi como encontrar uma pérola de grande valor. A lâmpada de seu corpo eram seus olhos… Era muito alegre… Com ela, o Reino era um banquete, uma festa.

RAQUEL Lembra-se dela com muita emoção.

JESUS Eu gostava muito de falar com ela. Confiei a ela muitas coisas. André, João, Tiago, e principalmente Pedro, ficavam com ciúmes.

RAQUEL Veja, Jesus Cristo, vou dizer-lhe algumas coisas que talvez… Bom,vou dizê-las! E estas não encontrei em nenhuma novela nem no Código da Vinci.

JESUS No Código…?

RAQUEL Para esta entrevista, eu li um desses evangelhos que estão fora dos que aparecem na Bíblia, os apócrifos. E em um deles diz que Maria Madalena foi sua companheira, que o senhor a beijava na boca. Também li que esse “discípulo amado” que tanto aparece no evangelho de João, era na realidade “a discípula amada”, a de quem o senhor gostava mais.

JESUS Na verdade, tudo isso foi escrito em memória dela.

RAQUEL Mas o senhor… o senhor a amava?

JESUS Sim, gostava muito dela.

RAQUEL Gostava dela como mulher?

JESUS O que quer saber, Raquel? Se eu me deitava com ela?

RAQUEL O senhor me desculpe à pergunta, compreendo que é um pouco indiscreta, mas é que existe muito mistério em torno da sua relação com Maria Madalena.

JESUS O amor é sempre mistério. Por isso Deus, o Amor maior, é o maior dos mistérios.

RAQUEL Então, o senhor e ela… entre vocês dois…?

JESUS Em minha terra dizem, “entre três não há segredo”. Não pergunte mais nada, Raquel, não é necessário.

RAQUEL Pois… Das ruínas da cidade onde se encontraram pela

primeira vez Jesus de Nazaré e Maria de Madalena, Raquel Pérez, Emissoras Latinas.