A CENTOPEIA BAILARINA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil

NARRADORA Jimmy, a centopeia, vivia perto de um formigueiro. Sua grande alegria era dançar. Tinha umas patinhas ágeis como as plumas. Encantava-lhe subir encima do formigueiro e começar a taconear.

JIMMY Já está aqui, o melhor, o maior daçarino!

NARRADORA Era muito chato ouvir tantos pés, retumbando e retumbando sobre o teto do formigueiro. As formigas assustadas saíam para ver o que ocorria. Mas a centopeia continuava cantando:

JIMMY Já está aqui, o melhor, o maior dançarino!

NARRADORA Outra vez Jimmy!, dizia a formiga chefe.

HORMIGA Não podemos trabalhar nem dormir!… Não seria possível você ir dançar em outro lugar?

NARRADORA A formiga chefe ordenou a sua tropa de formigas que levaram a Jimmy para outro lugar.

JIMMY Não, formiga chefe!… Já vou!

NARRADORA Jimmy se aproximou à casa do senhor topo. Se pôs ao lado da topeira e voltou a sapatear. Continuava com sua canção:

JIMMY Já está aqui, o melhor, o maior dançarino!

NARRADORA O senhor topo, enfadado, saiu e lhe disse:

TOPO Jimmy, estou cego mas não surdo!… Não poderia dançar em outro lugar?

NARRADORA Jimmy estava um pouco triste porque em todas partes molestava. Pegou suas maletas e se rachou fora dali. Começou a caminar e caminar, até que estava tão cansada que não teve mais remédio se não descansar. Ficou dormindo debaixo de uma árvore.

CONTROL MÚSICA DE TRANSIÇÃO

NARRADORA Quando despertou no dia seguinte, estava em um campo cheio de flores.

JIMMY Este será meu novo lar!

NARRADORA Tanto se entusiasmou Jimmy, que não se deu conta de que um grande corvo estava justo encima dela, na árvore. Jimmy se pôs sapatear com tanta alegria que chamou a atenção do corvo. O corvo inclinou o pescoço e viu Jimmy sapateando. Pobre Jimmy!… O pássaro se lançou sobre ele, com grande rapidez… Abriu sua bocarra e pegou a centopeia. A centopeia gritava:

JIMMY Socorro, socorro!

NARRADORA Um caçador que andava por ali observou o corvo voando. Não lhe agradava nada os corvos, pois ele acreditava que lhe davam má sorte. Fez um disparo para ar para asusta-lo. O corvo soltou a centopeia. Ao cair, a centopeia se deu um grande batacazo. Isto lhe serviu de lição. Aprendeu a ser mais responsável e fixar-se bem onde se ponha a dançar. Buscou um lugar seguro e ali dançava e dançava.

JIMMY Já está aqui, o melhor, o maior dançarino!

NARRADORA Não chateava a ninguém mais e nem lhe chateavam. Assim foi como a centopeia começou a ser respeitada por todos.

COLABORAÇÃO
O conto é de Marisa Moreno, da España, e foi fantásticamente adaptado para o rádio por Lizardo Rojas Tovar, da emissora cultural del Huila, Neiva, Colombia.

http://personal2.iddeo.es/bernal/marisa/index.htm