A INTERNET VAI DESLIGAR

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

O mundo vai acabar… o mundo livre na Internet.

Na semana passada partilhamos nosso mais fervoroso desejo de que se cumprissem as profecias maias e que este mundo acabasse. Este mundo de governos terroristas e chantagistas, de homens maltratadores, de países onde milhares de crianças morrem de fome diariamente.

Mas não suspeitávamos que começaríamos 2012 com o perigo real e iminente de que o mundo livre na Internet termine em poucos dias depois de iniciado o ano.

Os Congressistas norte-americanos, bem pagos pelos lobbies das principais empresas discográficas e estúdios cinematográficos, discutem a alguns meses a chamada Lei SOPA, da que falamos em um radioclip anterior.

Com esta lei se inicia o fim do mundo da Internet Livre, aberto e sem vigilância, como o conhecíamos. A partir de agora, é possível que qualquer dia desse vocês entrem na página de Radialistas e vejam que foi bloqueada.

E não é que estejamos cansados de produzir ou que nossas idéias tenham acabado. O que ocorre é que para algumas de nossas produções costumamos empregar músicas que têm Copyright. Em tese estamos fazendo um uso justo delas, isto é, não é lucrativo, é educativo e só usamos um fragmento. Mas se uma discográfica inventar de processar-nos, poderiam fechar nossa página.

Cuidado! Porque com teu correio pode acontecer a mesma coisa. Se por casualidade mandar um link a algum amigo indicando onde pode baixar um filme ou uma música que, segundo estas cobiçosas companhias que gerenciam a propriedade intelectual, viola os direitos autorais, podem fechar a conta.

E como eles sabem que você enviou esse e-mail? “Elementar, meu caro Watson”. A lei SOPA não foi pensada “sem querer querendo”. Foi feita com pretensão e aleivosia. Com a desculpa de proteger a Propriedade Intelectual querem controlar a Rede e a nós que a usamos.

Na América Latina levamos anos querendo democratizar as comunicações. Isto inclui a redistribuição das frequências de rádio e televisão, o software livre e também a liberação dos conteúdos.

O poder financeiro junto a seus politiqueiros foram se apropriando de todos os meios de comunicação, desde jornais até rádios e canais de televisão. A maioria estão em suas mãos. Mas a Internet nos abriu uma nova possibilidade de informar-nos, de articular-nos para a mobilização social, de derrubar governos corruptos e traidores de seus povos.

A Internet assusta aos poderosos. Assusta-lhes também que possamos ter acesso à cultura, a ler, a aprender, e entender a diversidade cultural a partir das obras artísticas que circulam pela Rede.

Não podemos deixar que se aprove uma Lei que limitaria gravemente a liberdade de acesso à Internet. Temos que agir!

Propomos que você participe nas diferentes iniciativas mundiais que estão acontecendo para frear a aprovação da Lei.

Nesta quarta 18 de janeiro as declarações dos especialistas no Congresso gringo serão acompanhadas do apagão de muitos sites, entre eles Anonymus e Wikipédia.

Em Radialistas já flameja uma tarja preta contra a SOPA e nos somaremos a este apagão. Para o dia 23 de janeiro se anuncia que sites como Google ou Facebook se ficarão também de luto. Por que você também não participa desse apagão?

Em 2012 você só tem duas opções. Uma, militar nas trincheiras da independência e da liberdade na Internet. A outra, sentar-se diante do computador e contemplar como acabou o mundo… livre na Internet.

MAIS SOBRE SOPA

Siga-nos em nossa conta Twitter onde iremos informando sobre o tema ou busque as novidades com a etiqueta #SOPA ou #SOPAblackout.

Busca no Youtube o vídeo “PROTECT IP / SOPA Act Breaks the Internet” para saber mais sobre o tema. Há um botão vermelho com as letras CC onde você pode ativar legendas em português.

Não deixes de ler esta interessante infografia de Direito de Ler com Mafalda como protagonista:

http://www.derechoaleer.org/2011/11/infografia-otra-vez-sopa.html

O blog de ALT1040 está publicando muita informação a respeito: http://alt1040.com/tag/sopa

Outras páginas sobre o tema: http://americancensorship.org/

A INTERNET VAI DESLIGAR

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.