A SÉTIMA COR

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Assim contam as avós Cashinahuas a história do arco-íris.

NARRADORA Era uma jovem tão bela que todos se enamoravam dela. Chamava-se Yassá e amava somente a Tupã, o Deus supremo dos Cashinahuas do Brasil.

CONTROLESICA MISTERIOSA

NARRADORA O demônio Anhangá também estava apaixonado por Yassá. Então, decidiu roubá-la. Para realizar seu maligno propósito, apareceu um dia para a mãe da donzela.

DEMÔNIO Se impedires o casamento Yassá e Tupã e fizeres com que vossa filha se case comigo, eu te darei caça e pesca abundante durante toda tua vida.

NARRADORA A ambiciosa mãe imediatamente aceitou o pedido do demônio Anhangá. Não teria que se preocupar em conseguir alimento nunca mais.

MÂE Filha, te proíbo que volte a ver Tupã. Casarás com Anhangá… Já acertei a data para o seu casamento!

NARRADORA Yassá se sentiu desfalecer. Sabia que ao casar-se com o demônio Anhangá teria que ir viver no inferno, no centro da terra.

YASSÁ Anhangá, já que jamais voltarei a ver o céu onde vive meu amado, te peço que, antes de casar-me, me deixes ir visitá-lo pela última vez.

NARRADORA O demônio decidiu atender a Yassá, mas impôs uma condição.

DEMÔNIO Vá despedir-se dele. Mas faça uma ferida em seu braço para que as gotas de teu sangue marquem o caminho que te leva ao céu. Assim poderei seguir-te.

NARRADORA Conforme o prometido e pouco antes do casamento, Yassá foi visitar Tupã. Havia ferido o braço e, na medida em que avançava, as gotas de sangue iam formando um arco vermelho no céu.

CONTROLE ARPAGICA

NARRADORA Tupã era muito poderoso. Ordenou ao sol, ao céu e ao mar que acompanhassem Yassá em seu caminho. Para confundir o demônio Anhangá, o sol traçou um arco amarelo junto ao vermelho. O céu desenhou um arco azul claro e o mar formou um arco azul escuro.

CONTROLE ARPAGICA

NARRADORA O sangue de Yassá se misturou primeiro com a franja amarela do sol e formou outro arco alaranjado. Depois, ao se misturar com o arco azul celeste, desenhou a cor violeta. O firmamento vestiu-se de gala, um traje de seis cores: vermelho, laranja, amarelo, azul, anil e violeta.

CONTROLESICA TRISTE

NARRADORA Mas Yassá não conseguiu chegar ao céu nem ver seu amado Tupã. A perda de sangue a debilitou. A jovem caiu lentamente na praia onde morreu banhada pelas ondas do mar e os raios do sol. Não se casou nem foi ao inferno com Anhangá.

EFEITO ARPAGICA

NARRADORA Contam os avôs Cashinahuas que do corpo de Yassá subiu até o céu, para unir-se aos demais arcos, um verde, o de sua esperança. A sétima cor do arco-íris.

BIBLIOGRAFÍA
UNESCO E CERLALC. Cómo surgieron los seres y las cosas. Venezuela, 1986.

A SÉTIMA COR

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.