ALEXANDRA, UM FILINHO DA MAMÃE

Radioclip en texto sin audio grabado.

Não cozinha como minha mãe, não passa como a minha mãe, você não sabe nada. Rudi é um filinho da mamãe.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

EFEITO COZINHA

ALEXANDRA Olá, meu amor. Que bom que você chegou. Estou preparando um assado com cenoura para lamber com os dedos. Vem, eu te convido.

CONTROLE RÁFAGA MUSICAL

RUDI Ficou bem assado, Alexandra. Embora…

ALEXANDRA Embora o quê?

RUDI Se tivesse posto um pouquinho de noz moscada como faz a minha mãe, ficaria excelente.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ALEXANDRA Envergonhei-me e me senti uma boba. É verdade que a mãe de Rudi cozinha como uma chefa, mas eu fiz o que pude. E juro que o meu ficou mais gostoso! (SUSPIRA) Era a primeira vez que meu namorado fazia um comentário como esse, assim que não dei muita importância.

ALEXANDRA Mas amor, é que estou aprendendo.

RUDI Quando nos casarmos, pedirei a mamãe lhe ensinar. Não te preocupe, Alexandra.

CONTROLE CORTINA MUSICAL ROMÂNTICA

ALEXANDRA Nos casamos e fomos viver perto da casa da minha sogra. Ela visitava-nos quase todos os dias.

SOGRA Alexandra, por que você não põe umas flores na mesa? Na minha casa nunca faltam… E Rudi gosta tanto!…

ALEXANDRA Sim, senhora. Tem razão, as porei.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ALEXANDRA Eu estava muito apaixonada e não sabia como lidar com a influência da minha “querida” sogra. Ou melhor, se ele também não fosse tão intrometido.

SOGRA (REVER) Alexandra, essa camisa de Rodinho está mal passada.

ALEXANDRA (REVER) Como disse?

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ALEXANDRA Se não era a roupa, era a comida, ou a casa. Entre ela e Rudi, eu estava frita…

EFEITO JANTAR

RUDI Alexandra, você não pediu para minha mãe a receita de doce de leite? Ela faz um que é uma delícia.

ALEXANDRA (BRAVA) Ah é? Então, por que não a contratas como cozinheira, hein?

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ALEXANDRA Rudi ficou mudo.

CONTROLE MÚSICA ROMÂNTICA

ALEXANDRA Uma noite, ao cumprir nosso segundo aniversário de casamento, Rudi me convidou para dançar. Já estávamos saindo quando chegou minha sogra.

SOGRA (CANTAROLA MÚSICA DE ANIVERSÁRIO) Filinho!… ¡Alexandra! Felicidades, trouxe um bolo para celebrar. Que tenham muitos aniversários como este!

ALEXANDRA Fiquei possessa ao vê-la, mas sobretudo ao escutar o Rudi…

RUDI (RESIGNADO) Mamãe, que bom que você veio. E obrigado pelo bolo. Íamos sair… mas acho que seria melhor celebrar contigo. Não é verdade, meu amor?

ALEXANDRA (A MEIA VOZ) Está louco?… Não!

RUDI Alexandra também está encantada, mamãe.

ALEXANDRA Acontece, senhora, que nós queríamos sair sozinhos.

SOGRA E me deixar plantada com meu bolo na mão? Não seja egoísta, Alexandra. Lembre-se que se não fosse eu, Rudi não existiria.

ALEXANDRA (PENSANDO) E se continuarmos assim, eu deixarei de existir em breve… (A ELA) Não, senhora, não sou egoísta, acontece que é nosso aniversário de casamento. E até onde eu sei, o casamento se faz entre duas pessoas, não três.

RUDI Alexandra!… Desculpe, mamãe. Ela está nervosa.

ALEXANDRA (A MEIA VOZ) Não estou nervosa. É que no ano passado foi a mesma coisa.

RUDI Alexandra, Xandinha, meu amor. É a minha mãe… Não podemos desprezá-la… Ale…

EFEITO PASSOS E BATIDA DE PORTA

ALEXANDRA Tranquei-me em casa. Já não podia continuar agüentando a intromissão da minha sogra. Rudi ficou com ela e “celebraram” juntos nosso aniversário de casamento. Estou farta. Rudi é um filinho da mamãe e nada faz sem consultá-la. Não sei como lidar, como cortar a dependência. E se não posso, vou embora? E você, o que faria em meu lugar?

CONTROLE MÚSICA DE SUSPENSE

PRIMEIRA SOLUÇÃO

CONTROLE CARACTERÍSTICA DE LA SÉRIE

LOCUTORA Primeira solução…

ALEXANDRA Não, senhora. É nosso aniversário de casamento. E até onde eu sei, o casamento se faz entre duas pessoas, não três.

RUDI Alexandra!… Desculpe, mamãe. Ela está nervosa.

ALEXANDRA (A MEIA VOZ) Não estou nervosa.

RUDI Xandinha, meu amor. É minha mãe… Não podemos desprezá-la… Ale…

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

ALEXANDRA Não quis continuar escutando e sai pra rua. Rudi me seguiu tentando explicar o inexplicável.

EFEITO PASSOS ACELERADOS

RUDI (AGITADO) Alexandra, entenda. É minha mãe.

ALEXANDRA Pois fique com ela. Sabe de uma coisa? Se isso não mudar, terei que buscar outra solução.

RUDI O que disse? Você está me ameaçando?

ALEXANDRA Não, Rudi. Só quero que compreenda você já não é mais criança e que tem a tua companheira. Por favor, não entende?

RUDI Quem não entende é você. É minha mãe, não a pode colocar de lado.

ALEXANDRA Olha, Rudi. Estou falando sério. Estou farta da tua mamite. Ou seja, ou você diz ou eu digo.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

ALEXANDRA Voltei para casa. Minha sogra esperava muito tranqüila na sala.

SOGRA (AFETADA) Alexandra, filha, voltou. Olha, o que eu quero é o teu bem. Que seja feliz com meu Rudi.

ALEXANDRA Se é isso que quer, não se meta no que eu faço ou deixo de fazer. Não me aborreça.

SOGRA (OFENDIDA) Eu faço tudo com a maior boa vontade.

ALEXANDRA Seu filho já é adulto, senhora, e decidiu formar uma família comigo. A senhora não tem que mandar na sua vida nem na minha.

SOGRA (IRRITADA) Mas sou a mãe dele…

ALEXANDRA Ninguém pode lhe tirar isso, senhora. Mas cada uma em seu lugar, como corresponde.

EFEITO PORTA QUE SE ABRE

RUDI Alexandra!

ALEXANDRA Isso vale para você também, Rudi. Não quero ocupar o lugar de tua mãe. Mas não quero que ela ocupe o meu. A partir de hoje, as decisões pequenas e grandes tomaremos as tomaremos eu e você. Ninguém mais.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem: Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

SEGUNDA SOLUÇÃO

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Segunda solução…

ALEXANDRA Não, senhora. É nosso aniversário de casamento. E até onde eu sei, o casamento se faz entre duas pessoas, não três.

RUDI Xandinha, meu amor. É minha mãe… Não podemos desprezá-la… Ale…

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

ALEXANDRA Os deixei na sala e me meti no meu quarto. Dali
escutava os lamentos da senhora.

SOGRA (3P) O que foi? Eu não fiz nada de mal trazendo um bolinho.

EFEITO BATIDAS NA PORTA

RUDI Xandinha? Abre a porta.

ALEXANDRA (EM 3 P) Deixe-me em paz, Rudi…

RUDI Por favor… Venha, estamos esperando…

ALEXANDRA Estou cansada da tua mãe se meter em nossa vida.

RUDI Entenda, Xandinha. É uma mulher só, está idosa e a única família que ela tem somos nós.

ALEXANDRA Pois se quiser conservar-nos como família, que não se meta.

RUDI Por favor, Xandinha. Acontece que ela é um pouquinho ansiosa, você sabe que teve tantos problemas em sua vida.

ALEXANDRA E agora quer que eu tenha os problemas. O que ela quer? Nos separar?

RUDI (MELOSO) Não, Xandinha, não diga isso. Eu lhe falarei, lhe farei entender. Vamos, meu amor, minha mãe gosta de você, está esperando na sala.

ALEXANDRA Rudi não me convenceu de todo, mas sai. Também pensei que não era muito cortês da minha parte deixá-la com seu bolo na sala.

SOGRA (AFETADA) Filinha, que bom que esteja conosco. Estava lembrando o Rudinho de quando ele era criança e adorava os biscoitos de polvilho que eu fazia (SE PERDE)

ALEXANDRA (REVER) Meu Deus! Será que não vai parar de falar?

RUDI Mamãe!

ALEXANDRA Terminei comendo o bolo com ela. Não quero nem imaginar o que seria se ela morasse conosco. Felizmente não é assim. Bom, o posso fazer? Depois de tudo é a mãe de meu marido e se quero ser feliz, terei que agüentá-la. Não me resta outra alternativa.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem: Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

TERCEIRA SOLUÇÃO

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Terceira solução…

ALEXANDRA Não, senhora. É nosso aniversário de casamento.

RUDI Xandinha, meu amor. É a minha mãe… Não podemos desprezá-la… Ale…

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

ALEXANDRA Os deixei. No meu quarto fiquei pensando no que seria minha vida ao lado de Rudi e sua mãe. Sim, porque eu achei que tinha me casado com uma pessoa, não com duas.

RUDI (REVER) Quando nos casarmos, minha mãe te ensinará tudo.

VOZES (REVER TOM ARROZ CON LECHE)

SOGRA Para que saiba abrir a porta para eu entrar.

ALEXANDRA Basta!

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ALEXANDRA Custei a dormir. Através da porta os escutava: mãe e filho unidos por um cordão umbilical indestrutível. Eu nada tinha que fazer neste lugar.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

ALEXANDRA No dia seguinte, tomei coragem…

ALEXANDRA Rudi, quero falar contigo.

RUDI Ah, sim? Depois do que fez com a minha mãe?

ALEXANDRA Rudi, é ela quem se intromete permanentemente.

RUDI Só quer ajudar.

ALEXANDRA Não preciso de ajuda.

RUDI Sabe mais que você.

ALEXANDRA O que disse?

RUDI Que não agüento mais teus desaforos com a minha mãe.

ALEXANDRA Meus desaforos?

RUDI Sim, ela disse que você a tratas mal.

ALEXANDRA É o cúmulo!… Agora sou eu a culpada.

RUDI Ligue para ela e peça desculpas. Tome, aqui está o telefone.

ALEXANDRA É ela que me deve desculpas.

RUDI Minha mãe é boa e gosta de você.

ALEXANDRA Sim assim é seu amor, quanto mais longe melhor.

RUDI Está louca.

ALEXANDRA Não, Rudi. Já agüentei demais e não quero continuar com isso. Fique com a tua mãe. Eu vou embora.

RUDI Vai embora? Como assim?

ALEANDRA Não gosto de casamentos a três. Fique com a tua mãe, mãe só tem uma. Adeus.

RUDI Alexandra! Não entende… não me quer mais… Ale…

ALEXANDRA Quero um adulto a meu lado.

CONTROLE MÚSICA EMOTIVA

ALEXANDRA E fui embora. Dois anos com um filinho da mamãe me bastaram para saber que essa vida não era para mim, que essa relação de dependência nunca mudará. Que Rudi jamais deixaria de ser um menino!

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem: Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

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p=. GUIA PARA O DEBATE*

_Não cozinha como minha mamãe, não passa como minha mamãe, você não sabe nada. Assim começaram os problemas com meu marido. E com minha sogra, sempre presente mesmo sem viver conosco. Rudi é um filinho da mamãe. E não faz nada sem consultar-lhe. Como corto esse cordão umbilical?_

_Primeira solução: Alexandra exige de seu marido que as decisões do casal sejam tomadas por ambos, sem a intervenção da sogra._
* _Segunda solução: Alexandra se resigna a agüentar a sogra._
* _Terceira solução: Alexandra se separa do marido e fica longe da sogra._

p=. **********************************

Preconceito, é uma pré-valoração, opinião ou juízo negativo que se forma de antemão e sem o conhecimento necessário de uma pessoa ou grupo. Apóia-se em estereótipos. Neste caso, a sogra tem conotação negativa para a nora e vice-versa.

Estereótipo, é uma imagem simplista, incompleta e/ou generalizadora sobre um grupo de pessoas, aceita pela maioria como padrão ou modelo de qualidades e de conduta. É negativa, injusta e desqualificadora.

*Para a sogra, a nora é…*

Uma preguiçosa, não gosta de fazer nada. Não se ocupa da roupa de seu filho, nem de sua comida, nem lava os pratos. Seu pobre filho tem que fazer tudo. Uma mal-educada, não cumprimenta nem pergunta por ela. Põe o filho contra sua mãe. Não é nada carinhosa, parece que a sogra cheira mal ou é invisível. Não se parece em nada à mulher que ela era, que atendia muito bem a seu esposo. “Num era para meu filho”

*Para a nora, a sogra é…*

Uma intrometida, mexeriqueira e mandona. Exige dinheiro com mentiras e lamentações.
Tem o filho dominado. Intrigante, o põe contra ela. A quer de servente, de cozinheira e lavadeira. Tenta fazer o filho se divorciar o mais rápido possível.

*O que fazer para melhorar as relações?

*Sogra*
Acentue o positivo. Elogie os acertos e virtudes de sua nora. Evite criticá-la.
* Ofereça sua colaboração sem imposições.
* Não rivalize. Seu filho ama a esposa dele e vive com ela. São amores diferentes.
* Seja prudente e ligue antes de visitá-los.
* Respeite a vida privada do casal. Não se imiscua a menos que veja sinais claros de violência.
* Se viverem na casa dela respeite o espaço, a intimidade e decisões do casal.

*Nora*

* Mude suas expectativas e aceite-a como é. Lembre-se que pertence a outra geração.
* Aproveite das coisas boas que ela pode oferecer.
* Baixe o nível de intolerância. Interesse-se por suas coisas e valorize suas preocupações e problemas, não a veja como uma rival.
* Evite visitas conflitivas. Não brigue com a sogra.
* Converse com seu esposo sobre a situação e busquem juntos uma solução. Lembre-se que é a mãe dele.
* Vivam em casas separadas. Indispensável. Se não podem, mantenham o dormitório como território privado.

bq. “Podia fazer renda aos treze anos,
Sabia confeccionar trajes aos catorze,
Aprendi a tocar instrumentos musicais aos quinze
Conheci bem os poemas aos dezesseis
Tanta amargura me embarga o coração
depois de casar-me contigo aos dezessete.
Já me pus a fazer renda ao primeiro canto do galo
sem poder descansar todas as noites.
Tua mãe ainda se queixa de minha demora
embora tenha feito cinco rolos de renda a cada três dias
Não é que demorei em fazê-la
mas que é difícil servir como nora em tua casa…”
_Canto popular Yuefu, China, 156-87 AC_

*Para completar…*

* Preconceitos sobre a sogra em tua localidade
* Preconceitos sobre a nora em tua localidade
* Recorde um caso de uma sogra e nora que se dão bem. Como o fazem?
* Lugares de orientação e programas de atenção aos casais com problemas (endereço e telefone)

*Como usar este programa?*

1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a protagonista? O que faria em um caso semelhante? Como terminará este conflito?).
4. Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5. Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha há dados para comentar o tema.
6. Também pode convidar uma orientadora familiar, uma nora e uma sogra para comentar o programa e responder as perguntas da audiência.
7. Para terminar, seria conveniente escutar o programa completo com a solução mais votada pela audiência.

Infome Salud para la vida, Cuba