AMOR NO CHAT (3)
O que tem de bom e bonito no amor por chat?
LOCUTOR A seguir, nosso habitual espaço “O consultório sexual da doutora Mirales”.
CONTROLE CARACTERÍSTICA CONSULTÓRIO
DOUTORA Amigas e amigos, nestes dias choveram cartas dizendo que eu fui muito pessimista em relação aos amores virtuais, que a coisa não é bem assim, que eu só me fixei nos perigos e não nas oportunidades… E numa última mensagem ao celular… (SOM)… alguém me disse que eu sou uma velha que não sabe nada de tecnologia… Humm… O que disse sobre a tecnologia, passa. Mas me chamar de velha, aí já é demais. Venha até a emissora para me conhecer e mudarás de opinião. Enfim, com tantos protestos, voltamos aos romances virtuais… e façamos uma enquete sobre o que tem de bom e bonito no amor no chat…
EFEITO TELEFONE
DOUTORA Aló?… Sim, diga-me…
JOVEM Olha, doutora, eu acho que tem muitas coisas boas. Muitas pessoas, como eu, são tímidas. Então, pela Internet a pessoa pode conversar, relaxar… se você fica corado de vergonha… ninguém vê!
DOUTORA Um ponto a favor do chat. Ajuda a superar a timidez. Mais chamadas…
EFEITO TELEFONE
DOUTORA Sim, fale?
HOMEM Uma coisa boa, creio eu, é que no mundo de hoje as pessoas vivem muito sozinhas. Antigamente não era assim. Você ia dar uma volta pela praça da cidade e se encontrava com todos os vizinhos… Mas agora, nestas cidades gigantescas, ninguém conhece ninguém.
DOUTORA E então?
HOMEM Então, com a Internet você forma um grupo, conversa, faz amigos, sua comunidade virtual… Às vezes, namora também…
DOUTORA Outro ponto a favor da Internet, é um remédio contra a solidão.
EFEITO TELEFONE
DOUTORA Alô?
JOVEM Sabe, doutora, eu antes ficava entediado em frente à televisão. Ficava comendo batatas fritas e acabava dormido…
DOUTORA E agora?
JOVEM Com o chat, você conversa, discute, não está passivo, e sim ativo… Tudo bem, há perigos… Mas há coisas bem legais, mandar fotos, conversar, escrever… a Internet tem uma magia…
DOUTORA Lá vem, a juventude defendendo, e com muita razão, a Internet. Mas eu quero voltar ao amor… ao amor no chat… funciona ou é um jogo de espelhos?
EFEITO TELEFONE
DOUTORA Sim?… pode falar…
GAROTA Eu acho, doutora, que não é possível amar, como se diz “amar” mesmo, a uma pessoa por chat, porque não a conhece. Você ficará apaixonado por uma fantasia, por algumas palavras bonitas que te dizem no computador…
DOUTORA E que vantagem tem, então, o chat?
GAROTA A vantagem é que te abre possibilidades. O senhor de antes falava da praça da cidadezinha. Bom, a Internet é como uma praça mundial aonde você pode cruzar com milhões de pessoas. Se alguma te interessa, pode então tentar conhecê-la, encontrar-se com ela… e daí pode nascer um verdadeiro amor.
DOUTORA Outro ponto a favor da Internet. Uma oportunidade para conhecer muitas pessoas.
EFEITO TELEFONE
DOUTORA Alô?
VELHO Nós velhos também podemos participar da enquete?
DOUTORA Claro, senhor, como não. Vamos, diga-me, o que o senhor acha do amor na Internet?
VELHO No meu tempo se dizia: “longe dos olhos, longe do coração”.
DOUTORA No seu tempo… E agora, como se diz?
VELHO Agora dizem: “Amor de longe… felizes os quatro”.
DOUTORA Vovô!… O senhor está por dentro!
VELHO Porque veja, como é que se namora através de uma máquina?
DOUTORA Bom, senhor, mas, você não paquerava através de cartas?
VELHO Ah, isso sim… eu mandava umas cartinhas românticas… e até colocava perfume de rosas nelas.
DOUTORA Então… Na Internet, até o momento, não se põe perfume… mas é o mesmo, vovô. O chat ou uma cartinha ou um telefone, uma visita… pode ser o início de uma linda relação de amor.
VELHO Aí eu estou de acordo. O início, somente o início. O importante é o que vem depois.
DOUTORA E o que vem depois?
VELHO Se conhecer, cuidar-se, ver quais os valores da outra pessoa… Se é alegre, se sabe conversar, se é carinhosa… De tudo isso, nasce o amor… O amor é uma linda flor… mas para que cresça, é preciso regar a plantinha e ter paciência… O amor não tem pressa.
DOUTORA Então, com as sábias palavras deste senhor, nos despedimos por hoje. Mando uma flor a todos vocês, amigos e amigas do rádio… e do chat. Até a próxima!