A FILHA DE AMÓN RA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Hatshepsut, primeira faraona do Egito

CONTROL MÚSICA EGIPCIA

LOCUTORA Havia nascido mulher. Por isso, seu pai, o grande faraó Tutmosis, não a nomeou como sucessora. Prefiriu a um filho ilegítimo para reger os destinos de seu império.

FARAÓ Sinto muito, Hatshepsut. São coisas do destino, filha. Tu serás. a esposa do novo faraó. Deverás obedencer-lhe.

LOCUTORA Mas o esposo de Hatshepsut murreu logo e se desencadenaram as ambições pela sucessão. Era o ano de 1503 antes de nossa era. Sacerdotes e militares quisieram promover a outro varão para ocupar o trono.

HATSHEPSUT Não o permitirei. Egito não terá um faraó, si não uma faraona.

CONTROL MÚSICA EGIPCIA

LOCUTOR Hatshepsut pôs sobre sua cabeça as duas coroas reais: uma branca, emblema do Alto Egito e uma vermelha, emblema do Baixo Egito. Pela primeira vez em muitos séculos, uma mulher governaria o império do Nilo.

EFEITO GENTE MURMURANDO

VELHO UMa muLHer no trono do Egito! Além mais… e diz que é a filha do deus Amón Ra!… Uma mulher!… Quem dirigirá nossos exércitos?

LOCUTORA Hatshepsut fez o impossível para ganar-se o respeito e a obediência do povo. Mas tinha a desgraça de haver nascido mulher.

HATSHEPSUT Querem que um homem lhes governe? Pois me verão como varão.

LOCUTORA E Hatshepsut se vistiu com a túnica curta e o cinturão dos faraós. Pôs-se uma longa barba de ouro, símbolo real. E até proibiu que a chamassem com térmos femininos.

GUERREIRO Faraona… quero dizer… “faraón Hatshepsut”…Os generais estamos prontos para conquistar os povos do norte. Devemos desenhar a estratégia de guerra.

HATSHEPSUT Não haverá guerra nem atacaremos aos reinos vizinhos. Tenho coisas mais importantes em mente.

GUERREIRO Mas.

HATSHEPSUT Nenhum mais. A vocês, os varões, só se lhes ocorre fazer guerras e destruir. Necessitamos construir. Necessitamos tercâmbio com outros povos. Só assim seremos grandes.

EFEITO MÚSICA EGIPCIA

LOCUTORA Ainda que ninguém confiava nela, Hatshepsut organizou várias expedições comerciais para as terras do sul. Descobriu o distante país de Punt, atual Somália. Desde aí levou para Egito espearias e belíssimos tecidos.

EFEITO MERCADO

LOCUTORA Além de muito inteligente e sagaz negociante, Hatshepsut tinha um gosto especial pela arquitetura. Fez construir a grande Capela Vermelha ao interior do templo de Karnak. Egito vivia uma época de esplendor governado por uma mulher.

GUERREIRO Faraón… quero dizer… “Faraona Hatshepsut”. que os deuses lhe dêem longa vida!

EFEITO OVAÇÕES

LOCUTORA Mas a inveja dos varões não havia terminado. Com a cumplicidade de alguns generais.

EFEITO ESPADA E GRITOS

LOCUTORA . a faraona foi assassinada por um sobrinho seu que usurpou a coroa.

CONTROL MÚSICA TRISTE

LOCUTORA Hatshepsut reinou durante 20 anos. Quiseram anular sua memória. apagaram seu nome, destruíram suas enormes esfinges. Mas os séculos não desvaneseram suas marcas.

LOCUTOR Em meiados do século 20, cerca de Tebas, se encontrou o templo onde foi sepultada Hatshepsut, a filha de Amón Ra, primeira faraona do Egito, que honrou o haver nascido mulher.

BIBLIOGRAFIA
Tyldesley, J., Hatshepsut. The Female Pharaoh, Londres, 1996.