À SENHORINHA COM AMOR

Radioclip en texto sin audio grabado.

A educadora italiana Maria Montessori inventou um imaginativo método para a instrução pre-escolar.

EFEITO CANTOS E RISADAS INFANTIS

MONTESSORI Pintemos as aulas de cores, nenhum quadro negro nem bancos alinhados!… Abram as janelas, deixe entrar a luz, muita luz!

LOCUTOR Em 1907, Maria Montessori abriu sua primeira Casa de Bambini Num bairro pobre de Roma.

LOCUTORA A escola contava com um original material pedagógico. Aros, paus, pincéis e pinturas faziam que a aprendizagem fosse amena, como um jogo.

MENINOS TRAVALINGUAS, RISADAS

MONTESSORI O menino e a menina necessitam estímulos e liberdade para aprender. Deixem que expressem seus gostos, que se equivoquem, que voltem a tentar novamente.Deixem que descubram as respostas.

LOCUTOR Se iniciava o Método Montessori, o mais importante em nossos dias para o aprendizado pre-escolar.

CONTROLSICA ITALIANA

LOCUTORA Maria Montessori nasceu em 1870 em Chiaravelle, Italia. Assistiu à universidade e se converteu na primeira médica de seu país.

LOCUTOR Trabalhando na Clínica Psiquiátrica de Roma, se interessou pela educação de crianças com deficiências mentais.

DICO Perderá seu tempo, doutora. É impossível que aprendam algo.

MONTESSORI Creio que se engana, doutor. Deixe-me demostrar-lhe que são mais capazes do que você imagina.

CONTROLSICA INFANTIL

LOCUTOR Fazendo quebra cabeças, travalínguas e adivinhações, com figurinhas de papel e abrindo caminho para imaginação, Maria Montessori conseguiu reforçar a auto-estima daquelas crianças atrasadas. Logo, entre jogos e canções, lhes ensinou as letras e os números.

DICO Minhas felicitações, doutora. Você realizou um milagre.

LOCUTORA O êxito lhe fez pensar que seu método seria ainda mais eficaz com meninos sem nenhum tipo de dificuldade.Assim fundou a Casa do Bambini.

MONTESSORI A inteligência se forma durante os cinco primeiros anos de vida. Devemos começar cedo.

LOCUTOR Maria Montessori deixou a medicina e se dedicou ao trabalho pedagógico.Imediatamente a convidaram para ministrar cursos sobre seu método na Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

MONTESSORI Não podemos criar gênios, mas sim dar a cada pessoa a oportunidade de desenvolver suas capacidades. Assim conseguiremos seres independentes eequilibrados.

EFEIO BOTAS MILITARES

LOCUTORA Nos anos 20, as coisas mudaram na Italia…

MONTESSORI Mussolini é inimigo da educação. O fascismo adotrina aos jovens, os treina para obedecer órdens, para não pensar. Os converte em instrumentos de guerra.

LOCUTOR Suas opiniões molestaram ao regime e junto a sua família teve que exiliar-se em 1933.

LOCUTORA Maria Montessori viveu na Espanha, na India, no Sri Lanka, na Holanda. Incansável e em cada lugar fundava escolas e desenvolvia programas de capacitação para docentes.

CONTROLSICA ITALIANA
LOCUTORA Quatorce anos depois regressou à Itália. Seu método já era conhecido mundialmente e em três oportunidades fora indicada para o prêmio Nóbel da Paz. A receberam com honras.

MENINA A senhorinha Montessori com todo amor pela sua vida!

EFEITOS APLAUSOS

LOCUTOR Maria Montessori se consagrou a reorganizar as escolas de seu país. Começou seu trabalho num das comunidades mais pobres da Roma e estava convencida de que a educação é o melhor caminho para construir a Paz.

CONTROLSICA EMOTIVA    

LOCUTORA No dia 6 de maio de 1952, aos oitenta e dois anos, Maria Montessori, professora da liberdade, morreu em sua casa na Holanda, todavia rodeada de quebra cabeças e pinturas de mil cores.

BIBLIOGRAFÍA
Diana Malizia www.ciudad.com.ar/ar/portales/cotidiano/nota/0,3104,42621,00.asp