AS RESIDENTAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Mulheres heroicas do Paraguai.

Em 1864 iniciou a guerra da Tríplice Aliança, uma das maiores atrocidades vividas em nosso continente. Brasil, Argentina e Uruguai, apoiados e financiados pelos bancos ingleses, despedaçaram o Paraguai. É uma história triste.

Nessa história destacaram-se as mulheres paraguaias. Mujeres de todas las classes sociais que doaram suas joias para apoiar a resistência de seu país. Mulheres indígenas que coseram os uniformes dos combatentes e cultivaram a terra para alimentá-los. Que curaram suas feridas e enterraram os milhares de mortos que caíam no campo de batalha. Mulheres que também empunharam fuzis quando já não sobravam homens para defender a pátria.

Na guerra da Tríplice Aliança morreram 90% dos homens do Paraguai. Uma catástrofe demográfica sem paralelo na história universal. As Residentas, como eram conhecidas as mulheres paraguaias, reconstruíram aquele país devastado. Repovoaram o Paraguai. Mantiveram a cultura, a identidade e o uso do idioma guarani.

Arturo Bregaglio, diretor de Rádio Viva, em Assunção, Paraguai, nos conta nesta entrevista o papel heroico das mulheres paraguaias.