DE UMA ÚNICA MÃE

Radioclip en texto sin audio grabado.

Os seis milhões de humanos que hoje habitam o planeta vêm dela. Você também

LOCUTOR Na Bíblia e em todas as religiões aparecem árvores genealógicas, listas de nomes que procuram decifrar nossas origens.

LOCUTORA Nós todos adoraríamos voltar no tempo e saber de onde viemos, de que linhagem descendemos, quais foram nossos primeiros avôs e avós.

LOCUTOR E por mais incrível que pareça, a ciência encontrou o caminho para reconstruir a genealogia universal. Já podemos procurar pistas de nossos mais remotos antepassados.

LOCUTORA Seria melhor dizer, “antepassadas”. Porque o descobrimento se baseia nas mitocôndrias da mulher. Não é mesmo, doutor Sykes?

CIENTISTA De fato. As mitocôndrias são estruturas diminutas que existem dentro das células e que as ajudam a produzir energia. As mitocôndrias, e eis aqui a chave do assunto, só são herdadas por via materna. Passam de mãe para filha, de filha para neta, de neta a bisneta… Fazendo o caminho inverso, podemos chegar a origem da espécie humana.

CONTROLESICAGICA

VELHO Vem aqui, menina, vem…

MENINA Vai me contar uma estória, vovô?

VELHO Uma estória, nada disso. Vou te mostrar o nosso álbum de família.

MENINA É muito grande…

VELHO É que se trata do álbum de fotos de toda a Humanidade… o álbum de família da história humana.

MENINA Nossa, é muito pesado…

VELHO Claro, porque são milhares, milhões de páginas, com os rostos de todas as mulheres que nasceram e que viveram antes de ti.

MENINA E onde eu estou, vovô?

EFEITO FOLHEANDOGINAS

VELHO Você está aqui, na última página do livro. E na anterior, olha só, está tua mãe…viu?… e antes, tuas avós…tuas bisavós

EFEITO FOLHEANDOGINAS

MENINA Quantas páginas faltam, vovô?

VELHO Continua folheando… Retrocedem-se anos e mais anos, séculos, milênios…Olha só estas páginas do início, gastas pelo tempo, amareladas…

MENINA Quem são estas aqui, vovô?

VELHO As primeiras mulheres que chegaram a Europa, que entraram na Ásia, as que atravessaram continentes e chegaram a segunda terra, que agora que se chama América… Todas esta mulheres vieram de um só lugar, da África.

MENINA Da África?

VELHO Sim, minha linda. Na África oriental, faz 150 mil anos, viveram os primeiros homens e mulheres, tatatatatatataravôs de nossa espécie humana.

MENINA Os tatatatatatataravôs?

VELHO Isso mesmo. E lá, na África, viveu esta mulher, dá uma olhada nela, a mãe de todos nós, a primeira. Veja seu rosto na primeira página do livro da vida.

MENINA Que linda!

VELHO Os seis milhões de seres humanos que hoje habitam o planeta vieram dela. Você também.

MENINA Ela é negra…

VELHO Claro, tinha a pele como o ébano, escura. E seus olhos, também negros. E seus cabelos, crespos.

MENINA Ela está sorrindo, vovô.

VELHO Talvez esteja adivinhando o caudaloso rio de filhos e filhas que nasceriam de seu ventre.

MENINA E como ela se chamava, vovô?

VELHO Ninguém sabe. Mas ela foi tua primeira mãe. Olha para ela… Sente que ela é tua. Fecha o livro e abre teu coração… Em tuas células, em teu sangue, mesmo depois de 7 mil e 500 gerações, está pulsando o sangue dela.

MENINA Te amo, mamãe. (BEIJO)

CONTROLESICAGICA EMOTIVA

BIBLIOGRAFÍA
Bryan Sykes, Las siete hijas de Eva, Debate, Madrid 2001