O PAI DA CRIATURA

Radioclip en texto sin audio grabado.

A virgindade das mulheres… quem a inventou?

LOCUTOR A continuação, nosso habitual espaço "O consultório sexual da Doutora Mirales".

CONTROL CARACTERÍSTICA DO CONSULTORIO

DOUTORA Que tal, amigas e amigos? Como estão? Em um consultório anterior falamos do himen, essa telinha residual que cobre a entrada da vagina e que, na realidade, não serve para nada, mas que a cultura patriarcal tornou exageradamente importante.

CONTROLFAGA MUSICAL

MULHER CHORA

HOMEM Que vergonha!… Que vão dixer de nossa familia? Deflorada!… Desvirginada!… Já não vales nada!…. Como vou poder casar-te se já estás usada!… Porca miséria!

CONTROLFAGA MUSICAL

DOUTORA O himen. O mito do himen. (MEIA VOZ) Na realidade, o mito não é o himen, se não a virgindade que supostamente assegura. (A SeU TOM) Por isso, hoje falaremos da virgindade. Assim que, vão preparando suas perguntas…

EFEITO TELRFONR

DOUTORA Temos uma primeira chamada… Sim?… Alô…

MOÇA (COM FILTRO) Doutora, eu quero perguntar sobre esse tema. Mas me dá vergonha…

DOUTORA Que te dá vergonhça?

MOÇA É que… eu vou casar-me logo… E não disse a meu noivo que… que… que já eu tive já minha movidinha por aí, você me entende, doUtora?

DOUTORA Que já teve relações sexuais.

MOÇA Sim, doutora. E que faço eu agora, doutora?

DOUTORA E que problema há, moça? Conversa com ele. Se teve relações com outra pessoa antes de teu noivo atual, ele deve saber. Mas não tens que angustiar-te nem ter vergonha. Se foi uma decisão tua responsável, não fizeste nada mal.

MOÇA Mas… e que vai pensar de mim?

DOUTORA O mesmo que tu vas pensar dele quando te conte as suas. Pergunta-lhe se ele não teve também sua movidinha por aí…

EFEITO TELEFONE

VELHO (COM FILTRO) Um momento, doutora. Você tem que clarear muito bem as coisas. A ver, díga-me, não é bom que a mulher chegue virgem ao matrimônio?

DOUTORA Eu não vou dizer agora se é bom ou mal que chegue virgem. O que lhe vou explicar é o que há por trás de tudo isto. Por exemplo, por que se lhe pede virgindade à mulher e não ao homem?

VELHO (COM FILTRO) Bom, imagino que é uma lei espiritual estabelecida por Deus.

DOUTORA Não, não metamos Deus nos assuntos que inventamos os humanos. A ver, meu amigo, pense você . Por que nós sim e vocês não ?

EFEITO TELEFONE

DOUTORA Sim?… Queres responder a minha pergunta?

MULHER Eu creio que isso é puro-purinho machismo, doutora.

DOUTORA E digo alto. Escutem, bem, sobre tudo, as pessoas mais velhas. A origem da virgindade exigida às mulheres não tem nada de espiritual. Nas antigas culturas patriarcais, o matrimônio era visto como um negócio. O homem "comprava" uma mulher para tê-la a seu serviço e para que lhe desse filhos. Como se assegurava esse homem que os filhos fossem verdadeiramente seus? Consiguindo uma mulher virgem.

MULHER Claro, porque se não era virgem, como sabia que ela não se havia engravidado de outro e se o estava chifrando a ele?

DOUTORA Exato. Essa é a razão, a verdadeira razão, da tão sublimada "virgindade" da mulher: saber com certeza quem é o pai da criatura.

EFEITO TELEFONE

VELHO Insisto, ainda que a você não lhe agrade, doutora Maravilla.

DOUTORA Doutora Miralles, melhor.

VELHO Pois querida doutora Miralles, eu sempre ouvi que a virgindade é a flor mais formosa que uma esposa lhe presenteia a seu esposo…

DOUTORA … e que o esposo lhe presenteará à esposa, para que fiquem empatados.

VELHO Bom, dos esposos, como lhe dizia, eu não sei, porque…

DOUTORA Escute, meu amigo. A tão celebrada virgindade não é outra coisa que um mecanismo que inventaram vocês, os varões, para controlar às mulheres antes da boda. Depois, a seguirão controlando com outras proibições.

EFEITO TELEFONE

JOVEM Doutora, eu a chamei antes…

DOUTORA Ah, sim, a das movidinhas…

JOVEM É que ouvindo-a você não me fica claro se é melhor ou pior chegar virgem ao matrimônio… Me pode esclarecer?

DOUTORA Seguramente, mas no seguinte programa. Até a próxima, vírgens e não tão vírgens!

BIBLIOGRAFIA
http://www.saludmania.com/noticia/15/221/2149