O QUINTO PAÍS DO PLANETA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Cada 58 segundos emigra um latinoamericano ou uma latinoamericana.

EFEITO CIDADE, CIRENE DE POLICIA, CORRERIA

HOMEM 1 Uff… Um pouco mais e ficaríamos sem a mercadoria.

HOMEM 2 Cada dia está mais difícil vender nas ruas. Mas, que podemos fazer, companheiros? Precisamos viver. E neste país, pelo menos temos esperança de ganhar alguma coisinha.

HOMEM 1 Se a migração te pega!.. Isso dos papéis está difícil….

CONTROL MÚSICA MODERNA

LOCUTORA Espanha, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão, são os destinos mais comuns para os homen emulhes que não encontram em seus países possibilidades de trabalho.

EFEITO AVIÃO DECOLANDO

LOCUTOR Agora mesmo, enquanto escutas este programa, muitíssimas pessoas estão fazendo malas e abandonando suas casas em busca de um futuro melhor.

LOCUTORA A metade destas pessoas são mulheres. E cada vez mais decidem viajar por sua conta própria. Logo dá-se um jeito para levar consigo seus familiares.

MULHER 1 A recordação me dói, porque penso quantas viemos assim. Aqui se sai adiante, há um poquinho mais de possibilidades. Mas se sofre muito, porque começando pelo tipo de trábalo, o idioma, há gente que nos vê muito mal. Gente de nossa própria raça nos maltrata.

EFEITO AVIÃO DECOLANDO

LOCUTORA A pesar das dificuldades, cada 58 segundos emigra um latinoamericano ou uma latinoamericana.

MULHER 2 Não toda a gente sai por dinheiro, se não por realização pessoal. Eu vivo na Espanha há vários anos e tenho um bom trabalho. Sou contadora e também especialista em auditoria.

LOCUTOR A fuga de cérebros é outro aspecto da migração. Quase 400 mil cientistas e engenheiros de países pobres trabalham em pesquisa nos países industrializados.

LOCUTORA Jamaica e Ghana, por exemplo, têm mais doutores formados em suas escolas fora de seus países que dentro.

LOCUTOR E da India, saem os melhores engenheiros informáticos direitos para Silicon Valley, na California.

LOCUTORA Mas hoje, 18 de dezembro, Dia Internacional do Migrante e a Migrante, pensamos nos que vão como mão de obra barata, os sem papeis, as exploradas sexualmente, os que mantêm a economia subterrânea dos países ricos.

EFEITO AVIÃO DECOLANDO

LOCUTOR Operários e camponeses, empregadas domésticas, indígenas, enfermeiras, professoras, carpinteiros, secretárias, costureiras, pedreiros, costureiras, donas de casa… formam parte dos 175 milhões de migrantes que andam pelo mundo buscando a vida.

LOCUTORA São tantos, são tantas, que se habitassem juntos num mesmo território, este seria o quinto país mais povoado do planeta.