O SEGREDO DAS ERVAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Tsáchilas o índios colorados, os melhores curandeiros do Equador.

ANCIÃ Não, não estamos só no mundo. Há homens e mulheres, gente verdadeira. E há outros seres, espíritos. Pipowa aparece nas nuvens vermelhas, ao cair a tarde. Ele criou o sol que aquece a terra. Ele escuta nossa palavra.

EFEITO PASSARINHOS

ANCÃ E está Mapiyan, a grande deusa. Ela criou as montanhas, os campos, os rios, todos as cores da vida. Ela nos presenteia a banana que semeamos e a guanta que caçamos. Ela decidirá… quando se acaba o mundo.

CONTROL MÚSICA TSACHILA

LOCUTOR A nação Tsáchila, conhecida como Colorados, a integram três mil
indígenas. Vivem no fértil vale de Toachi, ao oeste de Quito, a capital equatoriana.

ANCIÃ Nosso povo veio de longe, de lá, mais cima, buscando o sol perfeito.

LOCUTOR Os tsáchilas chegaram desde Centro américa. As cores de seus vestidos e algumas palavras de seu idioma, o tsafiki, sugerem esta origem. E ficaram vivendo próximo da linha equatorial, na metade do mundo, onde o sol cai em ponta.

EFEITO RUIDOS DE FOLHA

SHAMAN Cólicas? Dois raminhos de “paico” bem fervidas… Para os brônquios, llantén socado. As feridas, mesmo que seja de faca, se fecham com o sangue de grado. A sábila te limpa o sangue escuro. Com a unha de gato alivias a dor de ossos. E com as folhas de cederrón, a melancolia, que é a dor da alma.

LOCUTORA Os tsáchilas têm fama de excelentes curandeiros. Graças a sua medicina tradicional foram um dos poucos povos indígenas que resistiram as febres tropicais e as epidemias trazidas pelos conquistadores.

SHAMAN Da chinchona sai a quinina que te cura os tremores, o que chamam paludismo. Os brancos a descobriram recentemente. Nós sabíamos a muito tempo.

LOCUTOR No Equador se conhecem mais de 500 espécies de plantas medicinais. Os “ponés” ou shamanes colorados conhecem muito mais.

SHAMAN Esse é nosso segredo. O segredo das ervas.

CONTROL MÚSICA TSÁCHILA

EFEITO CHAPOTEOS

LOCUTORA Os homens pintam o cabelo de vermelho. Misturam leite de amendoim e urucum, e se empastam os cabelos como uma viseira.

LOCUTOR As mulheres usam fraldas multicoloridas, continuação na
terra de arco iris do céu.

CONTROL LAMENTO

LOCUTORA As tsáchilas os despojaram de suas terras. Até pouco tempo, contavam com um território de 20 mil quilômetros. Hoje, devido aos colonos inescrupulosos, ficaram acantoado numa pequena reserva de 10 quilômetros.

LOCUTOR As terras, o idioma, os costumes tsáchilas estão em perigo.

CONTROL MÚSICA EMOTIVA

ANCIÃ Sabes como chamamos ao urucum, a pranta sagrada com que nos
pintamos de vermelho o corpo? Semente de fogo. Agora nosso povo é pequeno, como uma chispinha, como uma brasa.

EFEITO FOGO

ANCIÃ Mas nossa mãe Mapiyan não nos deixará apagar. Ela avivará o fogo. E o futuro da nação tsáchila será vermelho e formoso, como esta terra onde chegaram nossos avós. Vermelho e formoso como o sol, quando Pipowa o encosta no horizonte.

LOCUTORA Uma produção de Radialistas com o patrocínio da UNESCO e o apoio do Conselho Insular de Menorca, Espanha.