QUEM PARTE E BEM REPARTE…

Radioclip en texto sin audio grabado.

Por que Brasil foi colônia de Portugal e os demais países da América Latina da Espanha? Quem decidiu essa repartição?

LOCUTOR Urgente! Urgente! Espanha e Portugal a ponto de guerra!… Repetimos: nas próximas horas poderia estalar uma conflagração entre os dois países europeus. Segundo todas as informações de que dispomos, Espanha e Portugal estão a ponto de uma ruptura diplomática e tal vez de uma confrontação militar de conseqüências imprevisiveis!

LOCUTORA Nossos ouvintes se perguntarão qual é a causa de uma situação tão delicada e explosiva. Pois bem, a causa é… Brasil. Sim, Espanha e Portugal disputam hoje seus interesses no Brasil, esse gigantesco e riquíssimo país americano. Espanha reclama o Brasil como território de sua propriedade. E Portugal, curiosamente, diz exatamente o mismo, que as terras do Brasil são suas.

LOCUTOR No atual conflito, a argumentação do governo espanhol tem sua lógica: toda América é nossa, Brasil está na América, por tanto, Brasil é nosso. Por su parte, a argumentação portuguesa também tem a sua: Cabral descobriu o Brasil, Cabral é português, por tanto, Brasil é nosso. Fontes políticas independentes asseguraram que a teimosia e ambição que caracteriza a ambos governos europeus, fazem temer o pior.

LOCUTORA Mas num tema de tão raivosa atualidade, senhor, as noticias se sucedem. Nos está chegando agora mesmo um cabo afirmando que será nada menos que o Papa de Roma quem, como em outras ocasiões, atuará como mediador nesta disputa. Será sua Santidade o que decida a quem pertence o Brasil. E para levar-lhes a primeira noticia, fazemos conexão com a sala de imprensa do vaticano, onde o porta voz da Secretaria de Estado faz nestes exato momento as tão esperadas declarações.

ITALIANO Amadisimi Fili. Disse o Papa: sou o Papa de todos. Que reine o amor entre todos. Disse também o Papa: América é muito grande e é suficiente para todos. Já lhe presenteei muitos países aos católicos Reis da Espanha. É justo e quitativo que também os católicos Reis de Portugal tenham algo: que fiquem com o Brasil. Espanha com sua parte e Portugal com a sua. Amém. Aleluia.

CONTROL CORTINA DE FECHAMENTO

INTERLOCUTOR Estes pleitos e estas mediações não são de agora. Ocorreram quando començava o século 16 e se discutia o famoso Tratado de Tordesilhas, quando o Papa de então partiu o mundo como se fora um pastel e lhe deu a metade da América a Espanha e a Portugal a outra metade, o Brasil. Durante 500 anos eles partem e repartem… e ficam com todas as partes. Tal vez a história esteja ao contrário.