UM OPERÁRIO EXEMPLAR

Radioclip en texto sin audio grabado.

O coração não se cansa. Bate mais de cem mil vezes ao dia. Não deixa de trabalhar um só segundo.

CONTROLSICAGICA

LOCUTORA À quarta semana, quando o embrião é pequeniníssimo, de apenas 5 milímetros, o coração começa a bater.

EFEITO BATIDAS CORAÇÃO PERMANECEM TODO O PROGRAMA.

LOCUTOR A partir dessas primeiras batidas, esta central de energia, motor da vida humana, não se deterá nunca.

LOCUTORA Funcionará todas as horas do dia e da noite, todos os dias do ano, sem descanso, sem férias, sem fins de semana, sem primeiro de maio, trabalhando sem cessar, impulsando sangue a través de uma complexa rede de veias e artérias que abrange milhares de quilômetros ao interior de nosso corpo.

EFEITO PAUSA COM BATIDAS

LOCUTOR O coração não se cansa. Bate mais de cem mil vezes ao dia. Não deixa de trabalhar um só segundo, literalmente nem um segundo. Funciona como uma maquinária de bombeamento automático, com rítmicas contrações e dilatações.

LOCUTORA Na realidade, são duas bombas unidas. O lado esquerdo impulsa o sangue oxigenado que vem dos pulmões, vermelho e rutilante.

LOCUTOR E o lado direito impulsiona o sangue que regressa impuro e escuro, depois de haver circulado por todo o organismo, para ser purificado novamente nos pulmões.

EFEITO PAUSA COM BATIDAS

LOCUTORA No fim do dia, passaram pelo coração, como no mínimo, 7 mil litros de sangue que têm a indispensável tarefa de alimentar todas as células de nosso corpo.

LOCUTOR O coração é uma máquina pequena e perfeita. Pesa 300 gramos e não é maior que um punho fechado.

LOCUTORA Mas o assombroso trabalho que realiza diariamente equivale ao de um levantador de pesos que alçara uma barra de 3 toneladas.

LOCUTOR Si o coração empregara sua força muscular para bombear-se a si mesmo, numa hora teria propulsado, como um foguete vivo, a 6 quilômentros de altura.

LOCUTORA É uma força descomunal, desproporcionada a seu pequeño tamanho. Ao longo de uma vida, o coração terá desenvido uma energia capaz de levantar em peso uma pirâmide como as do Egito.

LOCUTOR Ainda que pareça incrível, durante a vida de um ser humano este formidável operário terá colocado em movimento meio milhão de toneladas de sangue, o caudal por minuto das cataratas do Niágara.

LOCUTORA O coração é um operário exemplar. O mejlhr de todos.

LOCUTOR E um sindicalista exigente…

EFEITO BATIDAS SE DETÊM

LOCUTORA … só faz uma parada na vida.

CONTROLSICAGICA