CEM MULHERES EM CONFLITO
100 mini-testemunhos para dinamizar uma centena de radio revistas.
Com freqüência, a vida toma um sabor de fel. Nos trai a amiga da alma, nos atormentam os filhos, o marido se torna um verdugo e a esposa, uma esposada. Nessas horas difíceis queremos escapar e não vemos saída. Nos desesperamos, sem saber que dizer.
100 MULHERES EM CONFLITO é um abanico de situações tão dramáticas como cotidianas. Nestes casos reconhecerás o dilema que está vivendo uma vizinha sua, uma parenta, tal vez o seu próprio.
Como usar estes mini-testemunhos em nossos programas de rádio? Há muitas formas criativas. Cada caso pode ser ampliado e convertido na suposta carta de uma ouvinte, numa narração com diálogos, um sócio drama, o argumento para um radio teatro ou a pergunta para um consultório sentimental.
Depois de problematizar o caso, o mais importante é abrir o diálogo com toda a audiência. Que chamem por telefone para apoiar ou protestar, que se armem polêmicas vivas com convidados no estúdio ou levando o microfone para rua.
O debate nos ajudará a entender as causas dos conflitos e a situação desigual em que se encontram as mulheres nesta sociedade machista. Do debate sairão bons conselhos e quem sabe se até boas soluções. Entre todas e todos iremos conseguindo que a vida volte a tomar o seu mais doce sabor.
1- MILAGRES
Olho por olho e amante por amante. Agora estou passando muito melhor com Ricardo. E não me arrependo. Quando descobri que meu marido me enganava, eu também o enganei. Por que respeitá-lo se ele não me respeita.
2- ROSA EUGENIA
Sou uma profissional realizada. Mas parece que o mundo desabou quando descobri que um dos meus filhos adolescentes consumia drogas. Meu marido me culpa e me acusa de descuidar da casa. Devo abandonar minha carreira, minha profissão ?
3- PATRICIA
Me encanta quando me dizem coisas lindas pela rua. Ao contrário, Mônica não suportar nenhuma paquera, mesmo que seja por farra. Ela diz que é uma agressão a sua privacidade. A mim não me parece. E você o que acha?
4- SONIA
Em minha casa, meus filhos homens não cozinham nem lavam nem passam. Falem o que quiser, essas coisas afeminam. Eles têm que estudar e preparar-se para lutar pela vida. Ou não tenho razão?
5- CAROLA E JACINTA
Depois do trabalho, gostamos de ir ao bar tomarmos umas cervejas e comentar o dia. Os homens nos olham com desconfiança, nos dizem grosserias. Que pecado estamos cometendo?
6- SUSANA
Meu marido disse que eu tenho o sexto sentido e me faltam os demais. Ele sempre repete que as mulheres são mais intuitivas, mas menos inteligentes que os homens. Será que é assim?
7- ELOÍSA
Estou em um tremendo rolo. César e eu nos queremos muitíssimo, nos temos jurado amor eterno. Mas ele me pede a prova do amor. Devo dar-lhe
?… Ah, ele tem 23 anos e eu acabo de cumprir os 15!
8- MIRTA
Não o nego: tenho ido para cama com meu chefe, por que tenho quatro filos para manter. Este é o único trabalho que encontrei depois de muito caminhar e não quero perde-lo. Me sinto indigna. Mas, que outra coisa posso fazer?
9- RUTILIA
Minha filha está louca. Disse que quer ser mecânica automotriz, andar entre carros, motores e sociedade. De nenhuma maneira. Meu marido e eu nos opomos terminantemente. Vocês permitiriam isso?
10- CAMILA
Eu fico para vestir santos. Depois de anos, encontrei Pedro, o grande amor de minha juventude. Ele está casado, mas diz que ainda me quer. E me propõe ser amantes. Algo é melhor que nada, não é verdade?
100 Mulheres em conflito, AMARC, Lima 1995.