COCA NAO É COCAÍNA

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Pela primeira vez, um presidente tem o valor de levar folhas de coca às Nações Unidas.

EFEITO AMBIENTE ASSAMBLEIA

REPÓRTER Encontramo-nos aqui, transmitindo desde o salão principal das Nações Unidas o 61 período de sessões da Assembleia Geral. Estão presentes 192 governantes e chefes de Estado do mundo todo.

EFEITO APLAUSOS

REPÓRTER Nestes momentos, sobe ao estrado o presidente da República da Bolívia, senhor Evo Morales…

EFEITO APLAUSOS

EVO Irmãos presidentes, irmãs presidentes, delegados, delegadas. Uma enorme satisfação estar aqui presente em representação de meu povo, de minha pátria, Bolívia, e especialmente do movimento indígena. Quero dizer-lhes que depois de mais de 500 anos de despreço, de ódio, em alguns tempos considerados como salvagens, como animais, em algumas regiões condenados ao exterminio, graças a essa consciência e a esse levantamento, e por essa luta dos povos por nossos direitos, cheguei onde chegamos para reparar um dano histórico, para reparar os danos de 500 anos.

HOMEM Que vergonha para meu país…

MULHER Qual é a vergonha, senhor?

HOMEM Eu sou boliviano, senhora. E veja, um índio que não sabe nem colocar uma gravata, nos representa neste foro internacional.

MULHER Pois eu, sem ser boliviana, me sinto muito orgulhosa que, a final, um índio levantou a cabeça e diz a verdade diante do mundo.

HOMEM É quase um analfabeto… oiça como fala… se trava, confunde a i pelo e…

MULHER E que fizeram os “alfabetos”? Confundiram Bolívia com sua fazenda particular. E sua “muita sapiência” só lhes serviu para roubar mais de pressa.

GUARDIÃO (3 P) Vocês dois, a ver se calam. Se querem discutir saiam para fora .

EFEITO APLAUSOS

EVO Quero aproveitar esta oportunidade para referir-me a outra injustiça histórica, a de penalizar à folha de coca. É a folha de coca verde. Não é a blrnca que é a cocaína.

EFEITO APLAUSOS

REPÓRTER Neste momento, o presidente Evo Morales saca de sua Jaqueta dua folhas de coca. São verdes como o mármore verde que decora o salão das Nações Unidas…

EVO Esta folha de coca que representa a cultura andina… Não é possível que a folha de coca seja legal para a coca cola e a folha de coca seja ilegal para outros consumos medicinais em nosso país e no mundo inteiro.

REPÓRTER Incrível, mas certo. Pela primeira vez na história, um presidente tem a ousadia de levar folhas de coca às mesmas Nações Unidas e recordar uma verdade que salta à vista: a coca não é cocaína.

EVO Ontem escutei um informe do governo dos Estados Unidos. Dizendo que não aceita os cultivos de coca e que nos põe condições de modificar nossas normas. Quero dizer com muito respeito ao governo dos Estados Unidos: não vamos mudar nada, não aceitamos chantagens nem ameaças.As chamadas certificações ou descertificações na luta contra o narcotráfico, simplesmente são um instrumento de recolonização dos países andinos. Isso não aceitamos, isso repudiamos.

EFEITO APLAUSOS

HOMEM Era só o que me faltava ver!… Um índio mascador de coca, dirigente de cocaleiros, nas Nações Unidas!

MUJER Não diga que era só o que faltava, señor, por que ainda verá muitas outras coisinhasas em sua pátria Bolivia.

HOMEM Como quais, estimada senhora”?

MULHER A nacionalização do gas e do petróleo, a reforma agrária, a Assemmbleia Constituinte y…

HOMEM E que mais?

MULHER … e a legalização da folha de coca, uma planta maravilhosa para a saúde humana.

HOMEM Senhora, melhor que fique calada porque se continua falando vai me cair mal a comida…

MULHER E não quer um matesinho de coca, doutor? É muito digestivo…

CONTROLSICA IRÔNICA

COCA NAO É COCAÍNA

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.