COMUNICAÇÃO E COMUNIDADE

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Cartilhas de capacitação radiofônica sobre Produção, Sustentabilidade, Gestão e Novas Tecnologias.

Não é nenhum segredo que em quase todos os países da América Latina conseguir licenças para emissoras comunitárias era praticamente impossível.

Por sorte, nestes últimos anos muitos de nossos governos facilitaram o caminho com leis inclusivas que abrem o espectro a meios comunitários, tanto a rádios como a canais de TV.

Os casos mais notórios, Venezuela, Bolívia, Uruguai e Argentina. Mas há outro, Colômbia. Pese a seus governantes, há tempos que a legislação colombiana autoriza a instalação de emissoras comunitárias e indígenas em todos os cantos do país, inclusive na própria capital Bogotá.

Embora não baste outorgar a permissão de transmissões porque, de que serve ter as ferramentas se não sabemos usa-las?

Para isso, a Coordenação de Processos de Apropriação de TIC do Ministério de Tecnologias da Informação e as Comunicações da Colômbia publicou quatro cartilhas de capacitação sobre rádio.

Cartilha 1: Sustentabilidade Social e Cultural da Rádio Comunitária [baixar]

Cartilha 2: Produção Radiofônica [baixar]

Cartilha 3: Gerência e Gestão na Rádio Comunitária [baixar]

Cartilha 4: Rádio e Novas Tecnologias [baixar]

Estas cartilhas formam parte da coleção Comunicação e Comunidade e você pode descarregar em http://www.gtbyte.net/radio/. Nesta página também encontrará áudios, vídeos e outros textos de apoio.

Novos materiais que se somam aos mais de 100 livros, manuais e artigos de capacitação radiofônica que radialistas da América Latina partilham em Radioteca.net   E todos com copyleft: descarregue, aprenda e distribua!

AGRADECIMENTOS
Ao Ministério de Tecnologias da Informação e as Comunicações da Colômbia por esta iniciativa e a Tito Ballesteros, um dos autores dos materiais, por fazer-nos conhecê-los.

COMUNICAÇÃO E COMUNIDADE

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.