COQUETELEIRA DE SONS (1)
Os consoles de áudio tornam o trabalho de uma rádio mais simpes. Mas, você sabe para que servem cada um dos botões? Nesta primeira entrega, as entradas.
O operador de rádio é praticamente um barman. A “coqueteleira” destes “barmans” do rádio é a mesa de mixar ou mixer. Em outros lugares, sobretudo na América Latina, a chamamos de console.
O console é um aparelho em que se combinam as diferentes fontes sonoras (voz recolhida por um microfone, efeitos do computador, música de um CD) para oferecer-nos um sinal único, um equilibrado e delicioso “coquetel de sons”.
Todos os consoles são similares, independentemente da marca ou do modelo, e em todos se distribuem as funções e os botões de forma parecida.
Console Mackie Onyx 1220i http://www.mackie.com/
– Botões: São potenciômetros circulares usados nos controles de canal para o ganho, equalização…
– Pulsadores ou Switches: Pequenos plugues que ativam ou desativam algumas funções.
– Faders: São potenciômetros lineares, também chamados atenuadores deslizantes. Sua função é aumentar ou diminuir o nível de sinal.
▪ ENTRADAS
Os consolas têm diferentes entradas através de conectores. Costumam estar na parte superior ou em um painel posterior.
Entradas para microfone
São conectores XLR-Canon (1) ou Jack-Plug (2), em ambos os casos fêmeas. Sempre é recomendável conectar os microfones pelas entradas XLR. As entradas de microfone se identificam com a palavra MIC. Estas entradas têm um pré-amplificador que aumenta o débil sinal que sai de um microfone. Se conectamos o microfone por outra entrada, como a de linha, chegará um som muito baixo no console.
A maioria dos consoles trazem um interruptor para ativar a alimentação Phantom(3). Esta alimentação fantasma, em general de +48 volts, é necessária para o funcionamento dos microfones de condensador.
Entradas de linha
São identificadas como LINE (4). Nelas, conectamos todos os equipamentos exteriores como cassetes, leitores de disco compacto, o computador, instrumentos musicais… Os conectores são Jack-Plug ou RCA.
Entradas PHONO
Servem para os toca-discos ou vitrolas que, como os microfones, entregam um sinal muito baixo. Nessa entrada também há um pré-amplificador.
Se fizermos o contrário, por exemplo, conectar um leitor de CD a uma entrada de PHONO, como essa entrada está pré-amplificada, o som chegará saturado no console, isto é, teremos excesso de nível de áudio.
Entradas digitais
Os novos consoles, mesmo que sejam analógicos, trazem conexões digitais para comunicar-se com placas de áudio, com a vantagem de ter menos perda de qualidade que com as conexões análogas. As mais comuns são FireWire, S-PDIF e USB.
Agora que conhecemos as entradas, vejamos as diferentes saídas de um console na próxima entrega desta série.
Manual para Radialistas Analfatécnicos, de Santiago García Gago. http://www.analfatecnicos.net . Uma produção de Radialistas.net e UNESCO.