DEUS TERIA DITO… (1)

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Como poderíamos imaginar a Deus?, se perguntava Baruch Spinoza.

Baruch Spinoza foi um famoso filósofo do século 17. Filho de uma família de judeus portugueses que migraram para a Holanda, Spinoza não aceitou o judaísmo ortodoxo e foi expulso da comunidade de Amsterdam em 1656. É considerado um visionário do verdadeiro humanismo.

Entre suas obras se encontra um texto (“Deus teria dito”) que parece escrito para as mulheres e homens de hoje. E parece dedicado aos seguidores dessas seitas, tanto católicas como evangélicas, que pregam uma teologia do medo e da culpa.

O texto de Spinoza é um sopro de vento fresco. Se Jesus de Nazaré o tivesse conhecido, seguramente estaria de acordo com a descrição de Deus que aparece nele.

O gravamos em forma de spots e a duas vozes, um locutor e uma locutora, porque Deus também é Deusa.

 

SPOT 1

LOCUTOR Deus teria dito:

LOCUTORA Pare de ficar rezando e dando golpes no peito! O que quero que faças é que saias pelo mundo a desfrutar de tua vida.

LOCUTOR Quero que gozes, que cantes, que te divirtas e que desfrute de tudo o que fiz para ti.

LOCUTORA Pare de ir a esses templos lúgubres, escuros e frios que tu mesmo construíste e que dizes que são minha casa.

LOCUTOR Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Lá é onde vivo e expresso meu amor por ti.

CONTROLESICA EMOTIVA

 

SPOT 2

LOCUTOR Deus teria dito:

LOCUTORA Pare de culpar-me de tua vida miserável. Eu nunca te disse que havia algo de mal em ti ou que fosses um pecador, ou que tu sexualidade fosse algo mau.

LOCUTOR O sexo é um presente que te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria. Então não me culpes por tudo o que te fizeram acreditar.

CONTROLESICA EMOTIVA

 

SPOT 3

LOCUTOR Deus teria dito:

LOCUTORA Pare de ler supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes ler-me em um amanhecer, em uma paisagem,no olhar de teus amigos, nos olhos de tua filhinha… Não me encontrarás em nenhum livro!

LOCUTOR Confie em mim e deixe de pedir-me. Por acaso vai querer me dizer como devo fazer o meu trabalho?

CONTROLESICA EMOTIVA

 

SPOT 4

LOCUTOR Deus teria dito:

LOCUTORA Pare de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito,nem fico bravo, nem castigo. Eu sou puro amor.

LOCUTOR Pare de me pedir perdão, não há nada que perdoar. Se eu te fiz… eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências… de livre arbítrio.

LOCUTORA Como posso culpar-te se respondes a algo que eu pus em ti?

LOCUTOR Como posso castigar-te por ser como és, se eu sou o que te fiz?

LOCUTORA Achas que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que se comportarem mal, pelo resto da eternidade? Que tipo de deus louco pode fazer isso?

LOCUTOR Esqueça de qualquer tipo de mandamentos, de qualquer tipo de leis. Essas são artimanhas para manipular-te, para controlar-te, que só criam culpa em ti.

CONTROLESICA EMOTIVA

DEUS TERIA DITO… (1)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.