DUAS RADIOAPAIXONADAS (2)
“SERPAL é subversiva e blasfemia”, dizem autoridades civis e religiosas. Mas Franziska Moser e Elena Otero, suas fundadoras, seguem adiante.
MILITAR Estes discos dessa tal SERPAL são marxistas, subversivos!
EFEITO ROMPEM DISCOS
LOCUTORA Nos anos 70, os programas de Jurado 13 foram questionados no Brasil, no Chile, em Honduras, na Colômbia, no Uruguay…
MANUEL O de sempre, o que dizia Helder Câmara. Si damos pão aos pobres, nos chamam santos. Mas se perguntamos por que os pobres têm fome, nos chamam comunistas.
LOCUTOR As ditaduras militares implantadas pelos Estados Unidos cobriam quase todo o continente latinoamericano. A teologia da libertação era vista como uma ameaça aos interesses do império. Os programas de SERPAL também.
EFEITO TELEFONE
LOCUTORA A embaixada norteamericana na Alemanha investigou a SERPAL, que fazem, quem lhes paga, por que se mudam de casa.
LOCUTOR A pesar do perigo, os radioteatros de Mário Kaplun e Anita Hirtz, sua companheira, continuarão aparecendo.
CONTROL CARACTERÍSTICAS: MEU TIO JOÃO, CANTOS COM SABOR A VIDA, TERRA DE MUITOS…
LOCUTORA Também os irmãos López Vigil començaram a produzir séries para SERPAL.
CONTROL CARACTERÍSTICAS: GRANJA LATINA, FRANCISCO, AGUA VIVA, TERESA E MANOLO…
MANUEL Os programas se estão usando em organizações, em comunidades de base!… Escutem em grupo e logo debatem!
ELENA Então, dizemos: pois façamos cursos para preparar as pessoas e para que busquem a maneira de que seja interativo o programa. Ou seja, não somente uma transmisão, si não que haja uma discuçõa, um processo.
LOCUTORA Apareciam os meios de comunicação grupais. SERPAL foi protagonista deles.
MANUEL Temos que deixar os discos e produzir em cassetes!
LOCUTOR De fitas passaram a discos e de discos a cassetes. A
metodologia grupal também ganhava terreno nas rádios populares.
LOCUTORA Os cassetes de SERPAL se multiplicavam por milhares e milhares, como os pães e os peixes do evangelho…
MARIA E a propósito do evangelho, não lhes interessaria uma série sobre a vida de Jesus? Um Jesus alegre, simpático, libertador… como teve que ser.
LOCUTORA Assim nasceu a série de José Ignacio e Maria López Vigil.
CONTROL UM TAL JESUS, A BOA NOTICIA CONTADA A POVO DE AMÉRICA LATINA
OBISPO Uma irreverência!… Sabe você, monsenhor, que esse tal Jesus dança, conta piadas, agita o povo?… E sabe que apelido le dão?… O Moreno!… O cúmulo!… Uma blasfêmia!
LOCUTOR A Conferência Episcopal Latinoamericana, manejada pelo então cardeal Alfonso López Trujillo, proibiu a série.
LOCUTORA A finais de 1981, sem permitir nenhum diálogo, o Vaticano condenou aos autores e provocou o fechamento arbitrário de SERPAL.
LOCUTOR A que se deveu esta investida contra vocês que haviam colhsechado tantos frutos inclusive dentro da igreja católica, por exemplo, Monsenhor Romero, Dom Pedro Casaldáliga e tantos que lhes felicitaram o trabalho?
ELENA Porque houve uma mudança de mentalidade na igreja. Ou seja, quando nós començamos era Medellín. E havia isso, as janelas abertas e as pessoas buscavam o ar fresco. E pouco a pouco se foi fechando, pouco a pouco… Acontece que nós continuamos avançando e a igreja foi retrocedendo…então, aí vem o choque.
LOCUTORA Os programas de SERPAL haviam conquistado prêmios internacionais competindo com a BBC, com Rádio Austria, com Rádio Nacional da Espanha…
LOCUTOR A juventude latinoamericana, no Festival de Radioapaixonados e Televisionários celebrado em Bogotá, en 1998…
EFECTO OVAÇÃO
LOCUTOR … dedicou o melhor aplauso à equipe de SERPAL.
ELENA Porque todo o trabalho se fazia em equipe. Nós não podemos dizer que o trabalho o fazíamos nós, se não que tivemos a sorte de contar com mutio bons colaboradores, gente que eram idealistas…
FRANZISKA Temos trabalhado como burros, isso é justo. Mas o descanso foi também trabalho, porque nos agradou… E não temos, quase, feito férias. Foi fascinante.
EFEITO CAMPAINHAS DUELO
LOCUTOR Em 25 de maio de 2003 morreu Manuel Olivera. Nem si quer uma dor tão grande, a despedida do companheiro e amigo de toda a vida,
Conseguiu apagar a vontade de trabalho de Franziska e Elena.
LOCUTORA E dígam-nos, que planos têm agora vocês como SERPAL?
ELENA Bom, em recordação à meméria de Manuel, uma primeira coisa que queremos fazer é publicar um livro que ele tinha projetado mas que devido à sua enfermidade não conseguiu terminar.
LOCUTOR SERPAL trabalhou primeiro com fitas, logo com discos, com cassetes…também pensam em colocar-se na Internet??
FRANZISKA Claro, porque sempre nos temos adaptado aos últimos gritos técnicos, e assim queremos continuar. Vamos pôr todos nossos programas na Internet.
LOCUTOR Satisfeita com o trabalho realizado até agora?
FRANZISKA Satisfeitas estamos porque graças a Deus tivemos a oportunidade de ver pequenas sementes que cresceram. Nosso trabalho tem um sentido.
CONTROL MÚSICA ALEGRE
LOCUTORA Franziska Moser e Elena Otero. RADIALISTAS tem o orgulho de Contá-las como as duas primeiras participantes de nossa red.