ESTELA, UM PAI TRAIDOR

Radioclip en texto sin audio grabado.

Meu marido estava de amores com minha sobrinha. Me separei. Ele nos encontrou e quer se relacionar com eles.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

SAUL Já vai, Estela?

ESTELA Sim, Saul. Quero chegar cedo ao trabalho que tenho um monte de coisas pendentes.

SAUL A que horas você volta?

ESTELA De noite. Sinto muito.

CONTROLE MÚSICA TENSA

ESTELA Eu era, praticamente, quem sustentava a casa, porque Saul se dedicava ao comércio e ganhava pouco. Meu maior problema foi sempre com quem deixar meu filho e a minha filha que ficavam sozinhos. E por pura sorte, uma sobrinha minha, veio a viver com a gente.

EFEITO PORTA SE ABRE

ESTELA Paula, bem-vinda! Já está uma mulher feita. Sinta-se em casa.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ESTELA E Paula tomou muito a sério essa de estar em “sua casa”.

EFEITO CASA, TELEVISÃO

ESTELA E as crianças, Paula?

PAULA Já jantaram e eu os coloquei para dormir. Venha, tio. Lhe preparei uma bebida.

ESTELA E o que celebramos?

PAULA Que faz um ano que estou com vocês, tia.

SAUL Então, saúde!

EFEITO RISOS E CONVERSAÇÃO

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

ESTELA E passou o tempo. Saul não dava uma dentro em seus negócios, Paula super atenciosa e carinhosa com a família. E eu, fazendo hora extra a cada dia mais no escritório. Até que um dia…

EFEITO PORTA SE ABRE

ESTELA Olá, tem alguém em casa?… Olá…

SAUL (PASSOS RÁPIDOS) Como está, meu amor? Chegou muito cedo hoje…

ESTELA E você, não foi trabalhar?

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ESTELA Entrei no meu quarto e encontrei a Paula no banheiro.

PAULA Tia!

ESTELA O que está fazendo aqui e de roupão?

PAULA (NERVOSA) Estou limpando, tia… Ai, e não tive tempo de me trocar… Fiquei de roupão até esta hora, que horror…

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ESTELA Me estremeci e na minha mente surgiram mil suspeitas. Mas não, não devia pensar mal. Paula era uma garota muito boa e meus filhos a adoravam. (PAUSA) Tranquila, Estela, tranquila.

CONTROLE MÚSICA TENSA

ESTELA Mas ainda que não quisesse, me entrou a dúvida. Então…

EFEITO CASA

ESTELA Tô indo, Saul. Volto tarde.

SAUL Eu saio em seguida. Que tenha um bom dia, meu amor.

CONTROLE MÚSICA TENSA

ESTELA Fiquei perto de casa esperando que Saul saísse. Passaram duas horas e nada. Hummm… Isso só podia significar o que estou pensando…

EFEITO CHAVE DE PORTA

ESTELA Com muito cuidado entrei em minha casa. Tudo estava em silêncio. Fui diretamente para o meu quarto…

SAUL Estela!

PAULA Tia!

ESTELA Fora daqui, Paula. Você fica, Saul.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ESTELA Cheguei tarde à realidade. Nesse momento percebi que Paula estava grávida. Desde quando estes dois me enganam? (PAUSA) Vamos nos divorciar, Saul.

SAUL Assim fácil?

ESTELA O que se rompeu não se volta a consertar.

SAUL Deixa eu explicar…

ESTELA Explicar o quê? Isto terminou. Não quero te ver mais em minha casa.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ESTELA Depois do divórcio, meus filhos e eu fomos para outro país. Lá começaríamos outra vida onde Saul não existiria.

EFEITO AVIÃO, AVENIDA RUIDOSA

HOMEM A senhora pode trabalhar na fábrica, Estela. Mas…

ESTELA Mas o quê?

HOMEM Como você está ilegal, eu lhe recomendo mudar de nome, ter outra identidade. Assim ninguém encontrará Estela Rivas.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

ESTELA Mudei meu nome para Violeta Silva. Mudei a identidade dos meus filhos também. Eles sofreram comigo mil penúrias. Conseguimos um quarto em um sótão, sujo, cheio de bichos. Era um inferno, meus filhos me consolavam e estudavam o mais que podiam.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ESTELA Assim passaram os anos. E quando já tínhamos nos acostumado a viver sozinhos, quando tínhamos melhores condiciones de vida, ele apareceu.

EFEITO FÁBRICA

MULHER Violeta, tem alguém te procurando.

ESTELA Senti uma opressão no coração e vontade de chorar quando o vi. (PAUSA) O que você quer, Saul? Por que está aqui?

SAUL Por fim te encontro, Estela.

ESTELA O que você quer?

SAUL Quero ver os meus filhos. Quero lhes explicar…

ESTELA Perdeu seu tempo. Você nos enganou, tem outra família.

SAUL Tenho direito de vê-los.

ESTELA Ah, é? Eles não querem te ver, Saul.

SAUL Mudou de identidade, Estela. E isso é “perigoso” neste país.

ESTELA Está me ameaçando?

SAUL Pense e me telefone. Vou estar esperando.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ESTELA Tive vontade de matá-lo. Depois de 10 anos em que sofremos o indizível, ele aparece reclamando seus direitos. Meus filhos não perguntam por ele, mas eu sei que sentem falta dele. Devo lhes contar que ele apareceu? Impedir que o vejam? Não sei o que fazer. E você, o que faria em meu lugar?

CONTROLE MÚSICA SUSPENSE

*PRIMEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Primeira solução…

SAUL Quero ver os meus filhos, Estela.

ESTELA Ah, é? Eles não querem te ver, Saul.

SAUL Mudou de identidade, Estela. Isso é “perigoso” neste país.

ESTELA Está me ameaçando?

SAUL Pense e me telefone. Vou estar esperando.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

ESTELA Fiquei tremendo. O que faço? Naquela noite, ao chegar em casa.

EFEITO AMBIENTE LAR

FILHA Oi, mamãe.

FILHO Como passou o dia, mamãe?

ESTELA Muito bem. E lhes trouxe algo para comer.

EFEITO PIA, COPO QUEBRA

ESTELA Aiii…

FILHA Mamãe, estás nervosa? O que você tem?

ESTELA Nada, nada. Vamos comer.

CONTROLE MÚSICA TENSA

ESTELA Durante o jantar olhava para minha filha e para meu filho e lembrava todas as humilhações, os sofrimentos, os perigos… Também via sua alegria, escutava suas histórias da escola, seus primeiros amores.

EFEITO RISOS DE AMBOS

ESTELA Fiquei toda a semana sem saber o que fazer. Não podia pedir ajuda a polícia. Só tinha uma amiga neste país e lhe contei meu problema.

EFEITO PARQUE

ESTELA (CHORA) Não sei o que fazer, Juani. Estou assustada, meus filhos vão ficar perturbados, sobretudo a menina que adorava seu pai.

JUANI Não ligue para ele, se esconda.

ESTELA Ele já nos encontrou. E se ele nos delatar? Tenho medo.

JUANI Não sei o que te dizer. É muito duro.

CONTROLE MÚSICA TENSA

ESTELA Naquela noite, conversei com meus filhos. (PAUSA) Seu pai veio aqui e quer vê-los.

FILHO O quê? Não, mamãe. Não quero vê-lo.

FILHA Eu… eu… Como ele está, mamãe?

ESTELA Ficaram tristes, ansiosos. Sabia que em seu coração guardavam carinho por esse homem. Antes de tudo, era seu pai e seus primeiros anos tinham sido felizes com ele. (PAUSA)

ESTELA Vou chamá-lo.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ESTELA No fim de semana, Saul os encontrará em um parque. Que os veja, é o pai deles. Mas não o traremos para casa. No nosso lar, ele não cabe.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*SEGUNDA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Segunda solução…

SAUL Quero ver os meus filhos, Estela.

ESTELA Ah, é? Eles não querem te ver, Saul.

SAUL Mudou de identidade, Estela. Isso é “perigoso” neste país.

ESTELA Está me ameaçando?

SAUL Pense e me telefone. Vou estar esperando.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

ESTELA Que raiva. O que este homem faz neste país? Meus filhos e eu já tínhamos esquecido de sua existência e aqui o tenho, reclamando direitos.

EFEITO FÁBRICA

JUANI Que você tem, Estela? Te vejo pálida. Parece que viu o demônio.

ESTELA Quase, amiga. Quase.

CONTROLE MÚSICA TENSA

EFEITO CAFETERIA

ESTELA Quando saímos do trabalho, Juani e eu fomos tomar um café.

JUANI Ai, Estela. Imagino como está sofrendo, amiga. Além da traição, agora te procura e te ameaça.

ESTELA O que digo aos meus filhos?

JUANI Não sei, invente algo. Estela, você vai tirar férias?

ESTELA Ainda não.

JUANI O gerente é boa gente. Porque não pede férias e desaparece por um tempo?

ESTELA E se meus filhos descobrem que seu pai está aqui?

JUANI Não tem por que descobrirem. Esse tipo é um covarde e não merece nenhuma consideração.

CONTROLE MÚSICA TENSA

ESTELA Naquela noite anunciei aos meus filhos que sairíamos de férias.

FILHA Férias?

FILHO Aconteceu alguma coisa, mamãe?

ESTELA Nada, só que estou muito cansada. Será algumas semanas, pediremos permissão na escola. Eu arrumo tudo, não se preocupem.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

EFEITO CAMPO

ESTELA Nunca comentei com meus filhos sobre a visita de seu pai. Para quê? Ele preferiu a outra e tem outra família. Não se brinca assim com quem se ama. E nem em mim e nem nos meus filhos sobrou um fio de sentimento por ele.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*TERCEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Terceira solução…

SAUL Quero ver os meus filhos, Estela.

ESTELA Ah, é? Eles não querem te ver, Saul.

SAUL Mudou de identidade, Estela. Isso é “perigoso” neste país.

ESTELA Está me ameaçando?

SAUL Pense e me telefone. Vou estar esperando.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

ESTELA Naquele dia quase não pude trabalhar. Me dava raiva sua covardia. Depois de tantos anos se atrevia a me ameaçar. Não vou permitir. À noite, ao chegar em casa…

EFEITO LAR

ESTELA Filho, filha, venham. Tenho que lhes contar uma longa história.

CONTROLE MÚSICA REMEMBRANZA

SAUL (REVER) Sinto muito, Estela. Pior Paula está grávida.

ESTELA (REVER) O que disse?

SAUL (REVER) As coisas aconteceram assim. Não posso fazer nada.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ESTELA Vocês eram muito pequenos, mas eu não podia permitir essa traição. Paula era uma sobrinha minha e teu pai agiu muito mal com a gente. Depois do divórcio, viemos a este país. Nunca mais soube dele, até agora…

FILHO O que disse, mamãe.

FILHA Meu pai está aqui?

ESTELA Apareceu lá na fábrica. Disse que quer vê-los.

FILHO Não sei, mamãe. Depois de saber a verdade, me custa pensar sequer em falar com ele.

FILHA Eu quero fazer perguntas a ele, reclamar. Nós temos sofrido muito aqui. Você nos deu tudo, mamãe.

ESTELA Ele exige seu direito de pai. Talvez tenha se arrependido.

FILHO O que fazemos, mamãe?

ESTELA Não sei, filho. Vocês já são grandes, tem que decidir entre os dois.

FILHA Mas mamãe!

ESTELA Não devo decidir por vocês, filhos. E saibam que qualquer que seja sua decisão, eu compreenderei. Tenham este número telefônico se quiser telefonar para ele. E escutem o seu coração.

ESTELA Amo vocês, filhos. Por isso mesmo não devo decidir por vocês. Tenham este número telefônico, se quiserem telefonar. E escutem o seu coração.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ESTELA Se passaram vários dias e meus filhos não me disseram nada. Ligaram para seu pai? Não? Eu respeitarei qualquer decisão deles. Já são grandinhos, têm que aprender a pensar por si mesmos.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

p=. ****************************

p=. GUIA PARA O DEBATE*

_Meu marido estava de amores com minha sobrinha. Me separei, e com meus filhos, viajamos para o estrangeiro. Ele nos encontrou e quer se relacionar com eles. Tem direito ou devo impedi-lo?_

_Primeira solução: Estela permite que se relacionem com o pai deles._
* _Segunda solução: Estela não diz a seus filhos que seu pai os está procurando._
* _Terceira solução: Estela deixa a decisão nas mãos de seu filho e sua filha._

p=. ****************************

*Mulheres migrantes*

No mundo, a metade do total de migrantes são mulheres.
* Migram para encontrar trabalho, seja porque estão sozinhas ou porque seus companheiros estão subempregados e precisam de um salário adicional para apoiar a suas famílias. Este fenômeno tem sido definido como a “feminilização da migração”.
* Pela violência familiar, o abandono de seus parceiros.
* Por amor, casadas com estrangeiros. E para continuar estudando.

As mulheres migrantes, no geral, vivem sem um marido ou companheiro. Um dos traços mais comuns entre as mulheres migrantes é sua juventude, são mulheres na idade produtiva e reprodutiva. Quase 70 % entre 18 e 29 anos de idade.

*Paternidade responsável*

É um compromisso pelo qual devemos assumir ser pais pelo meio do amor, e bom exemplo, a comunicação e o sustento econômico. A responsabilidade com os filhos e filhas vai mais além da permanência ou não de uma relação com a companheira.

*Requisitos de uma paternidade e maternidade responsável*

* Estar disposto a se responsabilizar junto com a mãe com a educação e cuidado dos filhos e filhas, com tudo o que implica ao longo da vida.
* Dar-se o tempo e o dinheiro para atender os filhos. Não é só questão econômica, mas da qualidade de tempo que se lhes brinde.
* Aceitar que um filho ou uma filha estão em qualidade de emprestado e deixá-lo ir para fazer sua própria vida e formar sua própria família.
* Compromisso da relação com o casal. Um pai ou uma mãe não estarão sendo responsáveis se em sua relação não há respeito nem lealdade. E se dão exemplo de violência entre ambos.

*Direitos e deveres de paternidade*

Todos os filhos e filhas, sejam de casamentos legais ou não, possuem direitos que o pai e a mãe devem respeitar e cumprir. Estes “direitos – deveres” se guiam pelo princípio de interesse superior da criança, que exige que os pais guiem seus filhos no exercício de seus direitos fundamentais e procurem sua maior realização espiritual e material possível.

Seus direitos-deveres são: cuidado, visitas, criação e educação, gastos de manutenção. Estes não prescrevem, são até que a criança atinja a maioridade ou sejam capazes de se sustentar por si mesmos.

No caso de separação, os pais mantém seus direitos e deveres com os filhos, salvo que haja denúncias comprovadas de maltrato, vícios, delitos, que constituam um mal exemplo ou perigo para a educação de crianças. Nestes casos ficam a cargo da mãe, ou se ela falta, de outros familiares que a justiça decida.
O pai que não viva com a mãe tem direito de visitá-los legalmente e o dever de manter uma relação direta e regular com seu filho ou filha. Todo o anterior em virtude da Convenção sobre Direitos da Criança.

*Direitos de filhos e filhas para se relacionar com seus pais*

Afetivo. Os meninos e meninas precisam uma figura paterna, mesmo quando não vivam na casa familiar. Naturalmente, terá um especial cuidado se este pai cumpre com o respeito e a atenção com os filhos e não exerce violência contra eles nem contra a mãe.
Legal. Em todos os países a legislação outorga direito ao pai de se relacionar com os filhos, sempre que não tenha impedimentos de tipo judicial, moral ou mental.

bq. _Pai é…_
o que sabe que a educação não se impõe com gritos nem ordens mas com o exemplo.
_Pai é…_
o que compartilha as tarefas da casa e não se envergonha disto.

*Para completar….

Estatísticas de mulheres migrantes que saíram de teu país
* Lei sobre direitos das crianças.
* Relembra um caso como o de Estela, como se resolveu?
* Lugares de orientação e programas de atenção legal e psicológica para mulheres e seus filhos e filhas que sofrem abandono de seus parceiros (endereço e telefone)

*Como usar este programa?

1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a
protagonista?. O que você faria em um caso semelhante? Como terminará este
conflito?).
4. Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intermediários. Qual é a melhor solução?
5. Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Esta ficha contém dados para comentar o tema.
6. Também pode convidar uma mulher separada para comentar o programa e responder as perguntas da audiência.
7. Para terminar, seria conveniente escutar o programa completo com a solução mais votada pela audiência.

BIBLIOGRAFÍA
Ellen Noyes, Necesito dinero para mi familia(enlace)* Gabriela Díaz y Gretchen Kuhner, Mujeres Migrantes en Tránsito y Detenidas en México.(enlace)