EU TENHO DIREITO!
Desde 1959, se celebra nesta data o Dia Universal da criança!
O 20 de novembro de 1959, a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração sobre os Direitos do Menino e recomendou que se instituÍsse em todos os países um dia consagrado a promover seu bem-estar . Desde então, se celebra nesta data o Dia Universal da criança!
Para que esses direitos tivessem a força de uma lei internacional obrigatória, era necessário elaborar uma “convenção” ou um “pacto”. Assim, o 20 de novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram a Convenção dos Direitos da Criança.
Esta Convenção reconhece o mesmo valor para meninos e meninas de todo mundo, o direito a que sejam garantida a assistência às suas necessidades básicas, a ser protegidas contra mal tratos e abusos, e a expressar sua opinião e a ser respeitadas. A Convenção foi confirmada por 192 países. Somente dois países não concordaram: Estados Unidos e Somália.
Se as meninas e meninos pudessem expressar-se, como falariam de seus direitos? Que diriam a seus pais e suas mães, professores, amigos, às pessoas adultas?
Radio Raudal Estéreo da Venezuela, nos envia como colaboração um spot para este dia. O podemos incluir na programação deste dia. Também podemos produzir com as vozes de meninas e meninos de nossa localidade outros spots.
SPOT
Radioclip em audio
MENINO Eu tenho direito.
MENINA TU tens direito.
VARIOS Todos temos direito.
MENINO À vida.
MENINA À identidade.
MENINO A uma família.
VARIOS A receber amor.
LOCUTORA 20 de Novembro. Dia Universal da criança.
www.unicef.org/spanish/crc/convention.htm