FALAR SEM TAPUMES

Radioclip en texto sin audio grabado.

O melhor conselho será sempre falar. Falar sem reprovar, explicando com clareza as coisas aos pequenos.

LOCUTOR A seguir, nosso espaço habitual “O consultório sexual da doutora Mirales”.

CONTROLE CARACTERÍSTICA CONSULTÓRIO

DOUTORA Aqui estamos novamente, amigas e amigos do consultório. E novamente para falar de sexualidade. Como recordarão, no programa anterior estávamos conversando sobre as brincadeiras de meninos e meninas, quando começam a brincar de papai e mamãe, de médicos… Escutem estas frases e vejam se lhes parecem familiares…

CONTROLE MÚSICA DE TENSÃO

VARIAS VOZES Tire a mão daí, suja!

Quem te ensinou essas porcarias, hein?

Se continuar se tocando vou cortar seu pinto!… Ouviu? Ouviu bem?

CONTROLE MÚSICA DE TENSÃO

DOUTORA E outras lindezas do gênero. E assim, muitos papais e muitas mamães contagiam seus filhos com suas próprias repressões, sua péssima informação sobre a sexualidade.

EFEITO TELEFONE

DOUTORA Sim, alô?

VIZINHO Perdoe minha intromissão, doutora…

DOUTORA Não, nada disso, ninguém é intrometido neste consultório… Diga-me qual é sua consulta…

VIZINHO Minha consulta, doutora, é que eu não sei falar.

DOUTORA Como você não sabe falar?

VIZINHO Falar com meus filhos sobre estas coisas da moral… Isso é tão difícil…

DOUTORA Vejamos. A única moral é a plantação de mora.

VIZINHO Como você disse?

DOUTORA Quero dizer que muitas vezes chamamos de moral os nossos medos, os nossos preconceitos, os nossos ranços mentais… E por isso não sabemos falar com nossos filhos.

VIZINHO E como solto a língua, doutora?

DOUTORA Dou-lhe algumas dicas. A primeira, sempre que o menino ou a menina faça uma pergunta referida a sexualidade, responda com claridade e simplicidade, sem meias palavras, sem rodeios. Sempre.

VIZINHO Eu faço como que não ouvi e mudo de assunto.

DOUTORA De forma alguma. A criança se sentirá frustrada.

VIZINHO Doutora, é que outro dia me perguntou por que os maiores tem pelos ai embaixo… e porque ele não os tinha.

DOUTORA E qual o problema que você tem com pelos?

VIZINHO O que acontece… Outras vezes lhe digo: “Quando você crescer te explico”.

DOUTORA Não, meu amigo, não. O menino não pode esperar. Quer saber agora. A menina também. Provavelmente sua mulher também não sabe falar com seus filhos?

VIZINHO Ela é pior. Outro dia o menino lhe pediu que lhe mostrasse o lugar por onde as crianças vêm ao mundo. Quase teve um infarto.

DOUTORA E o que ela disse?

VIZINHO Disse: Pergunte ao papai quando ele chegar.

DOUTORA E o papai, pergunte para a mamãe. E assim se passam a bola. Não, senhor, a educação sexual é responsabilidade do casal… Alô?

EFEITO TELEFONE

VIZINHA Alô, doutora… Pois veja, comigo acontece o contrário que ao senhor. Minha menina não tem me perguntado nada sobre nada e ela já tem 7 anos. O que faço?

DOUTORA É provável que tua filha tenha tido uma má experiência quando alguma vez perguntou, não sei. Mas o que pode fazer é aproveitar as oportunidades. Por exemplo, vem uma mulher grávida pela rua… ou quando duas pessoas se beijam de língua em um filme… ou até dois cachorrinhos pegados… e comece você a conversa… Outra chamada… alô?

EFEITO TELEFONE

PROFESSORA Muito bem o que você disse, doutora. Mas eu trabalho em uma escola onde tenho meninos pequenos, de cinco e seis anos. E outros já maiores. Outro dia encontrei um deles esfregando o calção em uma menina…

DOUTORA Ah, não, isso é outra coisa. Eu disse que se são pequenos, da mesma idade, não tem problema. É a curiosidade infantil. Mas pelo que me conta é outra coisa. Isso é muito perigoso e tem que evitá-lo porque podemos estar inclusive ante um incesto.

PROFESSORA E neste caso, doutora?

DOUTORA Fale com o pequeno, com a pequena, lhe explicando que ninguém pode tocar seu corpinho… E fale com o maior muito seriamente, porque isso não está nada certo. O conselho sempre será a palavra. Falar com claridade, sem rodeios, explicando bem as coisas. Até a próxima, minhas amigas e amigos do consultório!


VISITE O CONSULTÓRIO SEXUAL DA DOUTORA MIRALES


BIBLIOGRAFÍA
DE PADRES A HIJOS