FECHE OS OLHOS…
As pessoas portadoras de deficiência ainda não contam com uma legislação internacional.
LOCUTOR Esta história poderia ter acontecido em qualquer cidade ou país do mundo.
MENINA Mamãe, mamãe! Já cheguei da escola.
MÃE Oi, minha pequena!… Como foi o seu dia?
MENINA Nas aulas bem, mãe, mas estou com dor de cabeça.
MÃE Outra vez? Que estranho, estas dores estão muito freqüentes.
LOCUTOR Depois de ir ao médico, Cíntia começou a usar óculos com um grau bem alto. Havia diminuído muito a visão e isso lhe causava as dores de cabeça.
CRIANÇAS (BURLANDO) Quatro olhos, quatro olhos!… Cíntia a quatro olhos! (RISADAS)
LOCUTORA Cíntia já não queria ir para escola. Sentia-se mal. Além disso, desde que passou a usar óculos, não foi mais aceita na equipe de basquete.
CONTROLE RÁFAGA MUSICAL
LOCUTOR No mundo, 180 milhões de pessoas padecem de deficiência visual. Destas, entre 40 e 45 milhões são completamente não videntes e em sua maioria vivem nos países pobres.
LOCUTORA As Nações Unidas desenvolveu normas para proteger os grupos mais vulneráveis como as crianças e as mulheres. Apesar disso, as pessoas portadoras de deficiência ainda não contam com uma legislação internacional.
JOVEM (TESTEMUNHO) Eu perdi completamente a visão por causa de um acidente de trânsito. Mandaram-me embora do emprego. Já estou desempregado há 5 anos.
LOCUTOR Os deficientes visuais são vítimas da discriminação social. Mas também, de outro tipo de discriminações. Falta uma planificação urbana que leve em conta as necessidades dos deficientes visuais e outro tipo de deficiências.
ANCIÃ (TESTEMUNHO) Eu nasci cega e te digo como funciona isso. Feche os olhos e, sem abri-los, tente ir ao banheiro da tua casa. Verá quantas vezes te choca com as paredes. Agora imagine cruzando uma avenida transitada…
EFEITO BEEPS
LOCUTORA Muitas cidades modernas dão facilidades aos deficientes visuais. Os semáforos têm avisos sonoros, as calçadas não acabam abruptamente e existem sistemas de sinalização auditiva nas ruas. No Chile inauguraram o primeiro cybercafé para deficientes visuais.
LOCUTOR As boas experiências estão se multiplicando, mas ainda há muito que fazer. Mais ainda, se levarmos em consideração que no ano 2020 existirão cerca de 75 milhões de deficientes visuais no mundo.
CONTROL MÚSICA EMOTIVA
LOCUTORA Muitos cegos e cegas estarão escutando este programa. A vocês, no Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência, lhes dedicamos as palavras que a raposa disse ao Pequeno Príncipe:
RAPOSA Eis o meu segredo que não pode ser mais simples. Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível para os olhos.
El Comercio, Quito, 25 de novembro de 2002.