GEA

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Uma personificação de nossa Mãe Terra.

CONTROL MUSICA CAMPANHA

LOCUTOR O projeto cidadania ambiental global apresenta: Gea a voz da Mãe terra.

EFEITO AMBIENTE DE CASA

MULHER Ah meu amor abre-me esta lata, por favor.

HOMEM Aqui está. Fazemos-lhe uma salsinha ao frango?

MULHER Que delicioso! Estou morrendo de fome.

EFEITO RUIDO RADIO

HOMEM Mas o que é isto? Parece que se estragou este radio.

MULHER Esteve com problemas ultimamente. Terá que lavá-lo para o conserto.

GEA (REVER) Nem ainda que o tentem poderão mudar de emissora.

EFEITO LASER

GEA Tratei de falar-lhes de muitas maneiras, me muitos idiomas, mas parece que têm os ouvidos tapados. Assim sendo, agora lhes falo em suas línguas, as línguas da raça humana.(RISADAS)

EFEITO TREMOR

MULHER Ah, meu amor, está tremendo.

HOMEM Isto mais parece terremoto.

GEA Desculpe, desculpe. Não queria asustar-lhes. Como que não conhecem? Esta gente! Já sei que se esqueceram. Deixem que me apresente

EFE?ITO EXPLOSÃO

GEA Vivo aqui a mais ou menos 4.500 milhões de anos, muito, muito antes de vocês nascerem. Vivi o tempo do gelo e o tempo em que meu corpo se banhou completamente. Conheço seus pais e seus avós. Sim, o adivinharam. Eu sou Gea, também me dizem: Gaia, Rangi, Iriria, Pachamama, Tara, Bura-Bura. Sou a terra. Sou a mãe da vida que me habita.

EFEITO ANIMAIS

GEA De insetos e pássaros, de serpentes e peixes, de flores e árvores de tudo o que se arrasta e caminha sobre minha pele e em minhas entranhas. Também de vós.

MULHER De mim?

GEA De vós e de teus irmãos e irmãs. Sou o espaço que permite desenvolver tua forma de ser, tua cultura. Mesmo que haja alguns…alguma gente que não entenda assim.

CONTROLSICA CIRCENSE.

VENDEDOR Para trazer o progresso este país é necessário explorar seus recursos naturais. Criar condições para que as empresas se desenvolvam, porque se há empresas há emprego. E se há emprego há dinheiro para gastar. E se há…

GEA …Já basta. Este tipo acredita que só use-o e tire-o. Um recurso que se pode repor! Onde se haverá visto. Não se dá conta de que eu sou sua casa. Vale que há muitas pessoas que pensam de outra maneira.

CONTROLSICA INDÍGENA

INDIA Nossos antigos nos ensinaram que estar bem era alcançar a harmonia com a natureza. Agora, parece que estar bem é ter muito. A cultura dominante fala de explorar os recursos. Não fica nada

EFEITO EXPLOSÃO

INDIA O homem não criou o tecido da vida simplesmente uma fibra dele. O que façamos a esse tecido o fazemos a nós mesmos.

CONTROL CANTO INDÍGENA

GEA Mas como lhes dizia que sou muito, muito rica. Vivem em mim milhões de espécies vegetais e animais que se desenvolveram durante minha vida. Muitas dessas espécies estão morrendo, entre elas muitos de vocês os humanos. Mas eu não decido, nem resolvo, nem reparto. Nunca declarei uma guerra, nem envenenado um lago, nem incendiado uma selva. São seres humanos os responsáveis das piores calamidades. E é que não só se matam entre vocês mas também matam aos outros seres vivos.

MENINA Só na Costa Rica há 288 espécies em perigo de extinção. A tartaruga carey, o quetzal, a lapa verde, a ceiba, o guacalillo, o zorro colorado, o morcego rabo comprido, a tartaruga baula, o cocobolo.

EFEITO MAR

GEA Agora estou um pouco velha e um pouco jovem tudo depende de como se olha. Tenho muitas doenças (GEMIDOS). Dói-me a pele, como me dói… Por favor olhem meus rios, meu sangue está sujo, contaminado. Tenho febre, estou me esquentando muito.

EFEITO GRIFO ABERTO

MULHER Meu amor, abre essa janela que nós estamos assando.

GEA Todas, todos nós estamos cozinhando.

MULHER Mas o que vamos fazer se isto não depende de nós.

GEA Sim e não . Na realidade sim depende de nós.

HOMEM Mas são as grandes empresas as que geram…

GEA São as grandes empresas e as pessoas também. São os governos e os povos também.

MULHER Mas o que posso fazer ? Passo o dia todo no trabalho, venho lavar, cozinhar, passar. Com custos me dá tempo.

GEA Olha esse tubo. Faz quanto tempo que o tendes aberto, meia hora tal vez?

EFEITO FECHA GRIFO

MULHER Desculpe, desculpe.

GEA Só vocês podem ajudar-me, só vocês. Por isso estou aqui. Por isso decidi sair de minha toca para visitar-lhes, porque quero parir um tempo novo

MENINO Eu sou cidadão do ambiente. Por isso uso esta garrafinha muitas vezes e não a deixo jogada por aí.

MENINA Eu sou cidadã do ambiente. Por isso estou aqui e me organizo com outras pessoas e vou onde tenha que ir para pressionar o meu governo para que cumpra com os acordos de defesa do ambiente.

GEA Eu sou sua casa. E só se vocês me cuidem e me atendam poderemos estar bem. Sim, vocês, cada um e cada uma. Um mais uma. As comunidades, os países, as regiões…

MULHER O que dizem lhe entramos?

TODOS Sim lhe entramos!

GEA Obrigado! Conto com vocês.

LOCUTOR Este programa é parte do projeto Cidadania Ambiental Global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. PNUMA. Uma produção do Centro de Comunicação Vozes Nossas.

COLABORACIÓN
GEA, Mãe terra é uma série de 4 capítulos produzida pelo Centro de Comunicação Vozes Nossas, Costa Rica. A tens completa na Radioteca. Baixa-a e una-te à campanha pelo dia Mundial da terra!

http://www.radioteca.net/verserie.php/1228

GEA

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.