HAITI: TERREMOTO, CÓLERA E FRAUDE

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

250 mil mortos. Pontes, casas, edifícios, escolas… Haiti ficou destruído.

CONTROLESICA HAITIANA TRISTE

LOCUTOR Há um ano exatamente, 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7 estremeceu o Haiti desde seus fundamentos. Porto Príncipe, a capital, ficou arruinada.

EFEITO TERREMOTO, GRITOS

LOCUTOR 250 mil mortos. 300 mil feridos e amputados. Pontes, casas, edifícios, escolas, até o palácio presidencial ficou destruído. Um milhão e meio de pessoas sobrevivem desde então em acampamentos improvisados, sob um pedaço de plástico, sem água, sem luz, sem comida, sem nada.

EFEITO VOZ DE MULHER EM CREOLE

LOCUTOR Centenas de mulheres e meninas foram violadas pelas condições tão inseguras nos campos de refugiados.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

MULHER Mas já estão melhor, não é? Eu ouvi no noticiário que os países ricos doaram milhões para ajudar o Haiti.

HOMEM Não acredite, senhora. É melhor dizer que “prometeram” que iam dar, mas do que prometeram não chegou nem a metade. Posso contar um segredinho?

MULHER Claro, conta…

HOMEM Sabe quem foi posto a frente do “Comitê para a Reconstrução do Haiti”? O ex-presidente gringo Bill Clinton.

MULHER E o que isso tem de ruim?

HOMEM Que o que Bill Clinton fez foi canalizar o dinheiro da ajuda para empreiteiras gringas. Ouça este dado: de cada 100 dólares de ajuda ao Haiti… 98 dólares ficaram nas mãos das empresas gringas… e apenas um dólar e meio chega as mãos do Estado haitiano. Para as empresas gringas, o terremoto foi uma gorda bolada.

CONTROLESICA TRISTE

LOCUTOR E atrás do terremoto, veio a cólera. Uns militares da missão das Nações Unidas contagiaram esta terrível epidemia que apareceu na Meseta Central de Haiti e já se propagou por todo o país com um saldo inicial de 3500 mortos e mais de cem mil pessoas doentes.

MULHER Mas também ouvi dizer que a epidemia já foi controlada… ou não?

HOMEM Bom, se não fosse pelos cubanos, não sabemos quantos milhares mais teriam morrido.

MULHER Os cubanos?

HOMEM Sim, a missão médica cubana trabalha sem descanso há meses para conter a cólera no Haiti. Apesar de suas dificuldades econômicas, Cuba enviou 1200 médicos, médicas, enfermeiras, pessoal de apoio…

CONTROLESICA HAITIANA

LOCUTOR E além do terremoto e da cólera, vieram as eleições. A farsa política de 28 de novembro. Os partidos populares, entre eles o Lavalás, foram proibidos de participar.

EFEITO VOZES EM CREOLE

LOCUTOR Foi uma fraude massiva. Urnas roubadas, soldados marcando as cédulas com o candidato do governo… A oposição exige a anulação das eleições.

MULHER Desculpe-me novamente, mas eu li que os observadores das Nações Unidas disseram que, apesar de tudo, as eleições eram válidas…

HOMEM Tinham que dizê-lo, senhora. E sabe por quê? Porque há muito dinheiro em jogo. O segredinho que lhe disse antes. Bill Clinton preside a Comissão para a Reconstrução do Haiti. Essa Comissão dispõe de 10 bilhões de dólares, que já estão comprometidos com as empreiteiras gringas. Se anularem as eleições, se ganhasse um candidato progressista, estariam em risco esses contratos. Compreende agora?

CONTROLESICA HAITIANA TRISTE

LOCUTOR E enquanto as empreiteiras norte-americanos preparam o grande negócio com a suposta “reconstrução” do Haiti, um milhão e meio de haitianos e haitianas continuam dormindo nas ruas de Porto Príncipe, sob pedaços de plástico… morrendo de fome e de cólera.

BIBLIOGRAFÍA
Kevin Edmonds, Haití: La autodeterminación negada

http://alainet.org/publica/461.phtml

HAITI: TERREMOTO, CÓLERA E FRAUDE

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.