HINO A MEU POVO
A história musical de muitos lugares se perde porque não há quem a grave. Aprenda como fazê-lo.
Arcádio era o poeta do povo. Uma noite, inspirado com uma garrafa de rum e junto com um grupo de amigos músicos, compôs o “Hino a meu povo”.
Todo mundo naquele lugar o conhecia e cantava. Mas Arcádio o levou com ele para o túmulo. Aquela era uma aldeia do interior que não possuía estúdios de gravação nem esses avanços da técnica.
Hoje, sua filha Úrsula resgatou a canção e, para que não se perda, entrou em contato com o pessoal da emissora local, Macondo Estéreo 92,9.
Eles se comprometeram a gravá-la e transmiti-la pelo radio. É uma forma de garantir que a história de seu povo não fique doente do ouvido.
E você? Também quer resgatar as canções populares de sua região?
Pois aqui vão alguns conselhos de como gravar um violão no estúdio da rádio:
- Tipo de microfone
O ideal é contar com um microfone de condensador cardióide.
- Posição e distância
O microfone deve ficar a uns 20 ou 25 centímetros e nunca diretamente sobre a boca do violão porque o som ficará saturado e com excesso de graves.
Dependendo do que queremos fazer, podemos colocar o microfone em uma destas quatro diferentes formas:
União do braço. A posição mais popular é onde o braço se une com a caixa ou corpo. Esta posição compensa a calidez da caixa com o brilho do braço.
Cabeça. Grava-se um som muito agudo.
Do público. Procure colocar o microfone a um metro do violão na altura da boca da caixa. Com isso você consegue captar mais som ambiente. Se há público, gera um interessante efeito de estar “tocando ao vivo”.
- Gravação
Na mesa de som, corte as freqüências graves abaixo dos 80 hz. Se conta com um compressor/limitador, use-o. Se não, sempre pode adicioná-lo na hora de editar o áudio no computador.
Estas indicações lhe servem igualmente para outros instrumentos de corda como viola e cavaquinho.
Se você tem outros instrumentos musicais, aconselhamos que visite esta página onde encontrarás mais truques de gravação.
E agora… violão, maestro!
http://m-pulso.m-audio.com/articles/september2004/microfonos.php