JÁ PRA FAXINA! (1)

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

10 conselhos técnicos para começar bem o ano novo. Aqui vão os 5 primeiros!

Começou 2009. Um novo ano principia cheio de bons propósitos como, por exemplo, perder os quilos que ganhamos com as ceias de natal.

Anote outro propósito nessa lista: fazer uma boa manutenção nos equipamentos da emissora ou do estúdio de produção.

Computadores, microfones, consoles e demais tralhas técnicas são fiéis aliados e merecem que, ao menos, algumas vezes por ano ganhem de nós um carinho.

1. MICROFONES

São a alma de um estúdio de rádio. O microfone não tem muito o que limpar, mas devemos ser asseados com seus acessórios.

As espumas ou esponjas anti-vento recolhem muita saliva e, com o tempo, se não lavá-las, será impossível chegar perto por causa do mau cheiro. Igualmente, com os filtros dos antipop.

Lave-os com água e um sabão suave. Em seguida, deixe-os secar sem expô-los diretamente aos raios do sol.

2. CONSOLES

Acumulam muito pó externo, principalmente debaixo dos botões ou interruptores. Tire estes botões com cuidado e com um pincel pequeno limpe o pó do console. Depois, com um pano macio e úmido limpe as reentrâncias.

Os fades ou potenciômetros, de tanto subir e descer, acabam se gastando e fazem ruídos que se misturam nas gravações. Existe um spray especial para limpá-los. Nas lojas especializadas de eletrônica você pode encontrá-lo com certeza.

3. CABOS E CONECTORES

Parecem não ter uma missão importante, mas são eles os condutores do áudio. Às vezes, estão pelo chão e pisamos ou tropeçamos neles. Por isso, é conveniente revisá-los com freqüência.

Algumas vezes enlouquecemos buscando a origem de um ruído em uma gravação e nem suspeitamos que pode ser um cabo em mal estado ou um conector que foi mal construído.

4. CASSETES

Ainda que em algumas rádios se deixou de usá-los, muitos jornalistas continuam gravando suas reportagens nos tradicionais gravadores analógicos.

É recomendável limpar os cabeçotes destes gravadores pelo menos uma vez ao mês. Bastões de algodão e álcool é suficiente. Tenha cuidado para que o plástico no qual está enrolado o algodão não toque no cabeçote do cassete.

5. LEITOR DE CD OU DVD

Os leitores ópticos são extremadamente delicados. É recomendável levá-los a um serviço técnico do que tentar limpá-los, podemos desajustar a lente ou danificá-lo por completo.

De qualquer forma, com cuidado e ferramentas adequadas você pode se animar a fazê-lo por sua própria conta.

E enquanto se entretém limpando a partir destes 5 primeiros conselhos, nós vamos preparando os próximos. Até o próximo radioclip!

JÁ PRA FAXINA! (1)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.