KIM PHUC

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Faz 30 anos terminou a guerra contra Vietnã. Dois milhões de vietnamitas e 58 mil soldados norte americanos mortos.

KIM Sempre recordo esse dia. Eu tinha 9 anos. Refugiamos com minha família no templo do povo. Imediatamente, vimos chegar os aviões…

HOMEM (3 P) Corram, meninos, corram!

EFEITO AVIÃO, APITO, BOMBAS

LOCUTOR Ocorreu num dia como hoje, 8 de junho de 1972, faz 33 anos. Os aviões norte americanos bombardeavam as aldeias vietnamitas com NEPALM, um combustível tóxico e abrasivo. A ordem era terra arrasada.

KIM Foram quatro bombas, me lembro… Havia fogo por todo lado… Estava me queimando… Minhas roupas queimavam-se… (JADEOS)… Meus irmãos e meu primo corriam, corriam… Eu desmaiei e não soube nada mais.

CONTROL MÚSICA DRAMÁTICA

LOCUTORA Se chama Kim Phuc. Por então, ela tinha 9 anos. Seu rosto de espanto, correndo nua junto a outras crianças, ficou gravado para sempre na câmara de um fotógrafo vietnamita.

LOCUTOR Foi uma foto famosa, terrivelmente famosa, que deu a volta ao mundo, mostrando a extrema crueldade da exército norte americano.

KIM No hospital esteve mais de um ano. Me operaram 17 vezes cortando e colando pele. Era tanta dor e a coceira… Todo meu corpo estava encolhido… Não queria seguir vivendo. Odiava todo mundo.

EFEITO RUIDOS DE GUERRA

LOCUTORA A guerra contra Vietnã. O exército norte americano e seus helicópteros tiraram a vida de dois milhões de seres humanos. A quantidade de feridos graves como Kim Phuc nem se sabe.

LOCUTOR Dois milhões de mortos vietnamitas. E 58 mil soldados norte americanos, tombados numa guerra absurda.

KIM Depois, me levaram a Cuba. Tenho muitas lembranças de Cuba, muita gente que me ajudou e me queria. Lá aprendi espanol. Algum dia levei meus filhos a essa ilha tão linda, para que conheçam.

LOCUTOR Kim vive agora em Canadá. Seu corpo é como um mapa de cicatrizes. Tem uma Fundação para ajudar a meninas e meninos vítimas da guerra.

KIM Minha fé em Deus me ajudou a superar o ódio que sentia. E hoje posso viver com paz em meu coração. Até com esperança.

CONTROL MÚSICA EMOTIVA

LOCUTORA Mas a foto está aqui, viva, latindo, um testemunho do horror da guerra.

LOCUTOR Como radialistas, nunca tivemos inveja da televisão. Hoje sim. Porque nos agradaria que vocês, amigos e amigas que nos escutam, possam ver esta foto que temos diante dos olhos.

LOCUTORA Uma imagem estremecedora. Meninos e meninas apavoradas, correndo por uma estradas do Vietnã em meio fumaçada. Ao centro, uma menina nua, Kim Phuc, queimada por NAPALM. Atrás, os soldados bem tranqüilos, satisfeito pelo bombardeio.

EFEITO TELEFONE

HOMEM Perdoe-me por interromper seu programa…

LOCUTORA Sim, diga-me…

HOMEM Não sei, mas vocês, Radialistas, estão dando criticando severamente aos Estados Unidos. Está bem, o de Vietnã foi um erro dos gringos… Mas o importante é que a guerra já terminou.

LOCUTORA Um erro? A dois milhões de mortos… você chama de um “erro”?

HOMEM Bom, está bem… quero dizer, está mal, mas… mas em todo caso, isso são águas passadas, faz 30 anos. Esqueça tudo isso já.

LOCUTORA Não, amigo, não passou faz 30 anos. Está passando hoje, agora mesmo, enquanto você escuta este programa. No Iraque, cada dia, se repete a história de Kim Phuc, mesmo que não haja uma câmara para fotografar os rostos de espanto.

KIM PHUC

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.